Últimas Publicações / O início do futebol amador em Itambé-PR

Informações e fotos do blog de Denizia Moresqui (www.deniziamoresqui.blogspot.com).

 De acordo com Vera Eloísa de Melo Assis, o primeiro campo de futebol do Distrito de Itambé foi feito num terreno doado por João Cortez Cappel na esquina das Ruas Dr. Lafayette Grenier com a Rua Luiz Lopes. Vera diz que as crianças brincavam muito neste campo. Mais tarde, Cortez decidiu lotear este terreno e doou outro, ao lado do cemitério, para a instalação de outro campo, que foi feito pelo Prefeito de Marialva, Armando Moura, por volta de 1954, com o nome de Comercial.

 Anos mais tarde, o campo recebeu o nome de Goiabão, uma homenagem ao Prefeito Gibson Linhares Monteiro que foi um grande incentivador do esporte e tinha o apelido de Papa Goiaba. Ainda na década de 50, Rafael Lopes fez um campo chamado Pó de Serra, por ser propriedade da serraria. 

Segundo o relato do Dr. Mauro Nakamura, o esporte mais difundido nos primeiros anos de Itambé foi o futebol de campo, seguido pelo jogo de bocha para idosos, malha e o jogo de baralho, na modalidade truco. Na zona urbana e rural, chegaram a se formar cerca de 23 equipes de futebol, na cidade havia duas: o Comercial e o Pó de Serra. Os times disputavam entre si no campeonato intermunicipal e arrastavam multidões para os jogos. Mais tarde, surgiu uma equipe juvenil, o Alvorada, nome dado porque os atletas treinavam de manhã. Este time disputou o Campeonato Amador pela Liga Regional de Maringá, nos anos 70.

Um time que se destacou no cenário regional foi o Itambé Atlético Clube. A equipe disputou o campeonato amador regional em 1971, ficando com o vice-campeonato. Os jogos foram promovidos pela Liga de Futebol de Maringá, mais ou menos trinta equipes participaram do evento. 

Se você tem mais informações sobre este assunto, envie para nós pelo e-mail museuesportivo@gmail.com.

Legendas das fotos 

O campo era chamado de Pó de Serra, a moça com a taça e o menino com a bola - crédito da foto: Eurípedes Mariano da Silva.

A equipe do Comercial, uniforme escuro - crédito da foto: família Claro.

A equipe do Alvorada - mulheres e crianças à frente - crédito da foto: Prefeitura de Itambé.

O time do Itambé Esporte Clube, 1971, uniforme claro - crédito da foto: Jovânio Pereira dos Santos. 

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Futebol de botão - Crônica de A. A. de Assis (imagem: Geraldo Cardoso Décourt -1911-1998)

Minha geração (a dos que hoje têm mais de 80) viveu o auge de uma fascinante modalidade esportiva: o futebol de botão, inventado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt. No Brasil inteiro e em vários outros países, esse joguinho foi praticado mais intensamente nas décadas de l930 a 1980, nele se destacando até celebridades como Pelé, Delfim Neto, Chico Buarque, Osmar Prado, Chico Anysio, Oscar Schmidt.

&nbs

Familiares do saudoso goleiro Danilo, da Chapecoense, visitam o Museu Esportivo

O nosso amigo Hector Consani, designer e artista plástico, criador da logomarca do MEM, levou ao Museu Esportivo, no dia 24 de agosto de 2019, sua esposa Daniela, sua mãe Nice e os tios Nilson e Laíde, estes últimos moradores em Cianorte. Este ano, Hector havia levado seu sogro Davi Toledo, que jogou futsal na juventude pelo Centro Português de Maringá e que doou fotos de 1968.

Nilson e Laíde são pais do goleiro Danilo, da

Amigos do Museu Esportivo de Maringá no Pontal do Paraná.

Excursão do grupo de amigos do Museu Esportivo de Maringá ao Balneário Shangri-lá, Pontal do Paraná, de 25 de maio a 28 de maio de 2023. No sábado, dia 27, as equipes veteranas do MEM jogaram amistosamente contra os times do Barrancos Esporte Clube, na Praia Balneário de Barrancos.

Zequinha da Vila Operária

Foto enviada pelo amigo do Museu Esportivo, Sergio Bertoni. É o craque Zequinha, Maringá, anos 60, com uma bola de capotão número 5. O campo era no pátio da Igreja São José Operário, na Vila Operária. O time era formado por coroinhas da Igreja e comandado pelo Padre alemão Helmuth. As traves, de madeira, er

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital