Parabéns, maringaense! Na cidade brasileira de melhor qualidade de vida, a gente conta histórias e preserva a memória esportiva. Museu Esportivo de Maringá.
Imagem da cidade: 1971, esquina das avenidas Getúlio Vargas e XV de Novembro.
Imagem dos jogadores: 29 de março de 1964, Vila Capanema, Curitiba, lance da final Clube Atlético Ferroviário 2 x 2 Grêmio Esportivo Maringá, referente ao Campeonato Paranaense de 1963, quando o Grêmio conquistou o primeiro título profissional para Maringá; o goleiro Evir e o zagueiro Pinduca, do Grêmio, e Sicupira, do Ferroviário.
Designer gráfico: Anderson Masson.
Seja o primeiro a comentar.
Nosso amigo do Museu Esportivo de Maringá, Moisés Bispo dos Santos, radialista, morador em Arenápolis-MT, escreve sobre Klinger Ramos, o Zuring, craque do Grêmio Esportivo Maringá na década de 1960.
Fotos: Zuring em 1966, logo após a vitória sobre a União Soviética, e no Museu Esportivo de Maringá, se vendo na histórica foto do time bicampeão paranaense de 1964.
O verdadeiro camisa 10 do
O amigo cirurgião dentista Pedro Pelissari, colaborador do Museu Esportivo de Maringá, doou, desta vez, dois itens do seu time de coração, o Santos Futebol Clube: uma agenda e dois jogos de baralho. Pedrinho esteve na inauguração da sede do Museu Esportivo em 30 de outubro de 2017 e fez a doação de duas importantes relíquias. Ele doou um álbum de recortes de jornais antigos do Grêmio Esportivo Maringá, dos anos
Nosso amigo do Museu Esportivo de Maringá, Aldi César Mertz, dirigente esportivo e do Sindicato dos Bancários de Maringá, que foi atleta do futsal e do futebol de campo, fez a doação de três camisas de clubes profissionais do Paraná: do Londrina Esporte Clube, de 2015, do Paraná Clube, também de 2015, e do Rio Branco Sport Club, de Paranaguá, de 2017. As camisas foram presentes dos clubes a Mertz quando as equipe
Na noite do último dia 20 de junho, o amigo Alberto Paco, meu confrade na Academia de Letras de Maringá, esteve no Museu Esportivo de Maringá participando do primeiro sarau que promovemos neste espaço de memóriado esporte e da história da cidade.
No ano passado, o Paco
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957