Últimas Publicações / Ingazinho, criado por Maurício de Sousa para a Prefeitura do Município de Maringá, completa 30 anos.

Peça do acervo do Museu Esportivo de Maringá. Entrada: 16 de abril de 2021. Doação: Ademir Lautenschlager. 

Maurício de Sousa cria o Ingazinho para Maringá

Dentro da estratégia de divulgar Maringá em nível nacional, destacando suas potencialidades, em primeiro lugar a qualidade de vida, a prefeitura contratou o cartunista Mauricio de Sousa para que fosse criado um personagem para a propaganda da cidade. A primeira aparição da figura com o nome de Ingazinho foi para promover a proteção ao patrimônio público. Nessa campanha, divulgada em uma revista em quadrinhos, Ingazinho percorria os pontos turísticos da cidade ao lado dos personagens da Turma da Mônica.

O Ingazinho passou a fazer parte de todas as peças publicitárias do município e presença constante nos eventos realizados pela prefeitura. Durante a gestão de Ricardo Barros, ações de marketing foram realizadas para chamar a atenção e buscar o reconhecimento de diferentes entidades nacionais e internacionais. Para isso, a prefeitura utilizou-se de figuras de grande apelo popular em âmbito nacional. Em 1992, Maringá foi reconhecida pelo Unicef, com o prefeito recebendo a Medalha World Summit for Children United Nations – Prêmio Criança e Paz. Além desses impressos distribuídos gratuitamente para alunos da rede pública e privada da cidade, o Ingazinho também ganhou um desenho animado.

Esse investimento fez com que houvesse certa preocupação na continuidade do uso da imagem do mascote. Assim, o personagem foi oficializado como símbolo gráfico do município por meio da Lei Municipal nº 2.921/91. Durante a gestão de Ricardo Barros, o Ingazinho passou a ser referência em praticamente todas campanhas institucionais e educativas promovidas pelo Executivo. Com o fim do seu mandato, a gestão Said Ferreira tratou de engavetar o mascotinho da cidade que teve dois anos de vida útil.

Ingazinho é o protagonista na sua primeira e única aparição. Feito por uma campanha promocional, ele estreou em 'Maringá – A Cidade do Futuro', de Setembro de 1991.

(Fonte:Livro “Maringá 70 anos – a cidade contada pelos que viveram sua história”, editado pela Unicesumar, tendo como autores Antonio Roberto de Paula, Dirceu Herrero Gomes, Miguel Fernando Perez Silva e Rogério Recco, 2017, 2018) 

.....................................................................

Características e traços

Ingazinho é inteligente e esperto, apesar da alegria dele de morar em Maringá, Ingazinho sempre fica chateado e triste ao observar vandalismos na cidade em que vive, por isso, ele tem como objetivo alertar as crianças sobre a importância em vigiar o patrimônio público. Apresenta um cabelo castanho e pele clara, seu tamanho é igual ao de todos da Turma, junto com a sua idade, 7 anos.

Ele usa uma camiseta branca, onde, no centro, há a letra 'M' de Maringá da cor vermelha (curiosamente, a letra muda constantemente para 'I' de Ingazinho/Ingá). Ele também usa um boné amarelo com a letra 'M' (na edição, em baixo da letra 'M' está escrito Maringá), ele usa também um shorts preto (que muda aleatoriamente para azul) e um tênis da cor vermelha com detalhes brancos. Com seu carisma e companheirismo com a cidade de Maringá, Ingazinho se tornou a motivação principal das campanhas institucionais do município.

Ingazinho é tranquilo, simpático e divertido, ele também demostra compaixão com todos os moradores da cidade. Sua experiência como líder também é visto na edição, para o bem da cidade e de todos os indivíduos, Ingazinho fala que a Turma deve zelar pelo o que é nosso, e fala várias maneiras de como cuidar bem do patrimônio.

História

Maringá: A Cidade do Futuro

Em sua primeira aparição, Ingazinho é visto chamando Mônica pela manhã, depois de acordada, Mônica pergunta o porque de Ingazinho ter a chamado, ele fala para ela juntar toda a turma para cuidar de Maringá, apesar de Mônica falar que a cidade está em bom estado. Depois de chamar CascãoCebolinha e Magali, todos vão de bicicleta para a cidade, durante a caminhada, Ingazinho fala sobre os cuidados de Maringá com os seus habitantes, apesar de em algumas ocasiões, é visto vandalismo e desprezo com a cidade.

Após chegarem ao parque, Ingazinho mostra os animais a turma e também os belos lugares em volta. Logo depois ele fala que o que mais gosta da cidade é que todos os seus habitantes, até mesmo as famílias carentes, tem suas casas para morar em Maringá, e logo apresenta as creches da cidade.

Ele também mostra o melhor nas escolas e na universidade, mas fala que alguns habitantes da cidade não mostra zelo com o que tem, e por isso ele chamou toda a turma, ele quer uma campanha de defesa para Maringá, dando conselhos de como zelar com o que é seu.

Depois de vários patrimônios municipais (entre o lazer e a assistencialidade) consertados, a cidade de Maringá fica agradável novamente! Em gratidão eterna pelos serviços prestados em resposta ao carinho pela cidade, Ingazinho leva a turma para conhecer a bela praça da catedral, terminando a história.

Outras aparições

Além da HQ 'Ingazinho e a Turma da Mônica - Maringá: A Cidade do Futuro', que foi a principal aparição do personagem, Ingazinho já apareceu em um cartão postal de natal em 2005.[1] Atualmente, Silvio Barros II começou a usar a imagem do Ingazinho em eventos e, inclusive, nos caminhões de lixo da cidade, etc.

Criação e concepção

Ingazinho foi criado sobre um contrato firmado entre a administração municipal de Maringá e os Estúdios Mauricio de Sousa, a criação de Ingazinho teve como objetivo torna-lo a principal motivação das campanhas institucionais do Município de Maringá e a preservação do patrimônio público.[2] Ingazinho atualmente é o símbolo gráfico oficial da cidade.[3] [4]

De acordo com a Lei 2921/91, de 11 de setembro de 1991, institui Ingazinho como personagem gráfico oficial do município de Maringá, sendo que cópias de terceiros são proibidas e a caracterização dos desenhos exemplificativos fazem parte somente a Maringá, sendo que sua utilização deve-se de um contrato com o município.

A caracterização de Ingazinho foi desenvolvida por Mauricio de Sousa durante a administração de Ricardo Barros, há mais de 20 anos, o documento firmado entre a MSP e Ricardo continha o uso do personagem com alguns cuidados. Atualmente, Silvio Barros II começou a usar a imagem do Ingazinho em eventos e desfiles e, inclusive, nos caminhões de lixo da cidade, estilização em praças públicas, etc.

Descrição

'Com vistas a reforçar a imagem de Maringá como um oásis de prosperidade no Estado do Paraná. (…) Apresenta uma nítida intenção didática que busca educar a população a partir das faixas etárias vinculadas ao ensino fundamental e reforçar a ideia de Maringá como 'Cidade Verde', lugar de excelente qualidade de vida.'

— Dedicatória, por Ricardo Barros.

Ingazinho é descrito como um personagem que incentiva as crianças de como cuidar bem de seu patrimônio público, ou seja, o lugar de onde mora. Foi, verdadeiramente, a mascote da cidade durante a administração do prefeito Ricardo Barros (1989-1992), que hoje é deputado federal.

Depois de tempos esquecido da existência de Ingazinho, a imagem do personagem voltou a ser usada em eventos maringaenses nos últimos anos. Curiosamente, o prefeito de Maringá, hoje, é Silvio Barros II, irmão de Ricardo.

 

(Fonte:https://monica.fandom.com/pt-br/wiki/Ingazinho)

 

.......................................................................................

 

LEI Nº 2921/91


INSTITUI O 'INGAZINHO' COMO PERSONAGEM GRÁFICO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ.


Autor: Poder Executivo.

A CÂMARA MUNICIPAL DE MARINGÁ, ESTADO DO PARANÁ, aprovou e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte LEI:

Art. 1º Fica instituído o 'INGAZINHO' como personagem gráfico oficial do Município de Maringá, caracterizado nos desenhos exemplificativos, que passam a fazer parte integrante desta Lei, na forma de anexos.

Art. 2º A utillização do personagem 'INGAZINHO' poderá ser franqueada a terceiros, mediante contrato firmado com o Município de Maringá.

Parágrafo Único - Os recursos advindos dos contratos firmados na forma deste artigo serão destinados à Fundação de Desenvolvimento Social de Maringá.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.

Paço Municipal 'SILVIO MAGALHÃES BARROS', 11 de setembro de 1991.

Ricardo José Magalhães Barros
Prefeito Municipal

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Carlos Alberto de Castro doa camisa do Roma de Apucarana de 2005

O médico Carlos Alberto de Castro, nosso amigo do Museu Esportivo, diretor de campo do Gema – Grêmio Esportivo Maria Auxiliadora, fez a doação de uma camisa de 2005 do Roma Esporte Apucarana. A peça, segundo relatou Castro, foi um presente recebido do técnico do clube na época, Itamar Bellasalma, o centroavante do Grêmio de Esportes Maringá na vitoriosa campanha da equipe no Campeonato Paranaense de 1977. 
Itamar f

Laércio Estevam dos Reis

Laércio Estevam dos Reis faleceu no dia 14 de maio de 2020.

Ele foi o fundador da Torcida Galo Terror, do Grêmio de Esportes Maringá, dia 10 de abril de 1989.

Descanse em paz, Laércio Estevam dos Reis, grande guerreiro, fundador da Torcida Galo Terror, do Grêmio de Esportes Maringá, em 1989.

Velório neste sábado, 15 de maio, 9h da manhã, Capela do Prever.

Sepultamento às 14 horas no Cem

Pedrinho Araújo

Pedrinho Araújo, presidente da Liga de Futsal de Maringá, faleceu em 14 de maio de 2017, aos 72 anos.

Um dos grandes incentivadores para a criação do Museu Esportivo de Maringá. 

Informações do site www.futsalparana.com.br:

O Paraná é um celeiro de grandes nomes do esporte nacional, seja em quadra, em campo ou nos bastidores. Um destes nomes nasceu não exatamente aqui, mas fez do Estado, e

Dirceu Herrero Gomes lança o livro "Adelaide Colombari - Semeadora de escolas"

Exemplar da obra doada ao MEM.

O jornalista e escritor Dirceu Herrero Gomes é o autor do livro “Adelaide Colombari – Semeadora de escolas”, publicado esta semana. Grande parceiro e incentivador do Museu Esportivo de Maringá, Herrero doou ao MEM um exemplar da obra que conta a história da professora Adelaide Colombari. A biblioteca do MEM conta com vários títulos de autoria de Dirceu Herrero Gomes. São obras biogr&aacut

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital