Últimas Publicações / Dirceu Oscar de Mattos

Dirceu Oscar de Mattos, presidente da Liga de Futebol de Maringá e árbitro, faleceu em 4 de setembro de 2017, aos 65 anos. 

Texto da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maringá - 29 de outubro de 2010

A Câmara de vereadores entregou nesta quinta-feira (28.10.2010), Título de Mérito Comunitário ao presidente da Liga Desportiva de Maringá, Dirceu Oscar de Mattos, que faz parte da equipe de assessores do prefeito Silvio Barros. A homenagem foi proposta pelo vereador Belino Bravin, pela dedicação pelo esporte amador de Maringá. Dirceu Oscar de Mattos recebeu o título e o brasão do município.
     Durante a solenidade, Dirceu Oscar de Mattos foi homenageado também por atletas e dirigentes do esporte amador de Maringá. “É um momento importante na minha vida, um reconhecimento ao trabalho pelo desenvolvimento do esporte amador de Maringá e também de municípios da região”, afirmou o homenageado.
     O vereador Belino Bravin ressaltou a dedicação de Dirceu Oscar de Mattos pelo esporte amador, que mobiliza milhares de atletas e fãs do futebol todos os finais de semana.
     O homenageado atuou como árbitro profissional por mais de 20 anos. Em 1991, foi homenageado pela Federação Paranaense de Futebol com o diploma de Cidadão Benemérito do Futebol Paranaense. Mattos foi gerente de futebol do Grêmio Maringá e atualmente preside a Liga Desportiva de Maringá. Ele também atuou na imprensa esportiva da cidade como colunista e comentarista de rádio e televisão. Hoje exerce a função de Gerente de Gestão na Prefeitura.
     Paulistano, Dirceu Oscar de Mattos iniciou a carreira de árbitro de futsal em 1977, e no ano seguinte como árbitro de futebol de campo na Liga Desportiva de Maringá. Em 1979 concluiu o curso de árbitros profissionais da Federação Paranaense de Futebol. No mesmo ano deu início a carreira com árbitro profissional que perdurou por duas décadas no futebol profissional.
     Entre 1980 e 1986 foi também presidente da Liga Desportiva de Maringá. Fez parte do quadro nacional de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol – CBF entre 1982 e 1994, tendo a oportunidade de trabalhar em vários clássicos de times de elite, tradicionais do futebol brasileiro.
     No ano de 1998 assumiu a gerência de futebol do Grêmio Maringá, sendo Campeão da Copa Paraná, título que assegurou vaga na Copa Sul-Minas de 1999. Em 2007, reassumiu a presidência da Liga Desportiva de Maringá.
     Dirceu Oscar de Mattos fez história também na crônica esportiva de Maringá, assinando por uma década a coluna Amador em Destaque, no jornal O Diário. Durante cinco anos, entre 2001 e 2006 foi responsável pela coordenação e comentários de esportes da Rádio CBN de Maringá ( Sistema Globo de Rádio) e na TV Tibagi, filiada ao SBT. Também foi por duas vezes presidente da Sauna Samuara, cargo que ocupa atualmente.

 

Texto do apresentador Jorge Júnior: 

Morreu em Maringá, hoje, dia 04 de Setembro de 2017, o ex-árbitro da CBF, (Quadro nacional) Dirceu Oscar de Mattos. Dirceu atuou como árbitro profissional por mais de 20 anos. Em 1991, foi homenageado pela Federação Paranaense de Futebol com o diploma de Cidadão Benemérito do Futebol Paranaense. Mattos foi gerente de futebol do Grêmio Maringá e atualmente preside a Liga Desportiva de Maringá. Ele também atuou na imprensa esportiva da cidade como colunista e comentarista esportivo de rádio e televisão.

Paulistano, Dirceu Oscar de Mattos iniciou a carreira de árbitro de futsal em 1977, e no ano seguinte como árbitro de futebol de campo na Liga Desportiva de Maringá. Em 1979 concluiu o curso de árbitros profissionais da Federação Paranaense de Futebol. No mesmo ano deu início a carreira com árbitro profissional que perdurou por duas décadas no futebol profissional.

Entre 1980 e 1986 foi também presidente da Liga Desportiva de Maringá. Fez parte do quadro nacional de árbitros da CBF - Confederação Brasileira de Futebol entre 1982 e 1994, tendo a oportunidade de trabalhar em vários clássicos de times de elite, tradicionais do futebol brasileiro.
No ano de 1998 assumiu a gerência de futebol do Grêmio Maringá, sendo Campeão da Copa Paraná, título que assegurou vaga na Copa Sul-Minas de 1999. Em 2007, reassumiu a presidência da Liga Desportiva de Maringá.

Dirceu Oscar de Mattos fez história também na crônica esportiva de Maringá, assinando por uma década a coluna Amador em Destaque, no jornal O Diário. Durante cinco anos, entre 2001 e 2006 foi responsável pela coordenação e comentários de esportes da Rádio CBN de Maringá e na TV Tibagi, filiada ao SBT.

Recebeu em vida o Título de “Mérito Comunitário”, como presidente da Liga Desportiva de Maringá. A homenagem foi proposta pela dedicação ao esporte amador de Maringá. Dirceu Oscar de Mattos recebeu o título e o brasão do município. Durante a solenidade, foi homenageado também por atletas e dirigentes do esporte amador de Maringá. Dirceu Oscar de Mattos foi uma das pessoas mais importantes do esporte amador de Maringá e da região noroeste nos últimos 40 anos. Ele morreu aos 65 anos, em função de leocemia rara, descoberta a poucos mais de um ano e estava fazendo tratamento. A notícia da morte de Dirceu deixou a cidade de Maringá e milhares de dirigentes, atletas e fãs do futebol consternados.

Dirceu deixou uma marca de honestidade, alegria, companheirismo, amizade e amor as pessoas e ao esporte. Foi e será sempre um grande amigo da cidade e do futebol. Trabalhei com ele na Liga, no rádio, na TV e no futebol. Ele insistiu que eu fizesse o curso de árbitros em 1989 e queria que eu seguisse na carreira, sempre me incentivando e com muita alegria trabalhei como auxiliar dele em vários jogos no Country. Meu coração está apertado, estou triste, pois perdemos o melhor amigo, o melhor parceiro, o melhor dos melhores! Vá em paz, grande Dirceu… jamais serás esquecido por todos nós!!!

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Jornal Gazeta Esportiva, 1985 - Reportagem com Lauri César Bittencourt sobre a 11ª Prova Rústica Tiradentes

 O amigo do Museu Esportivo de Maringá, major da Polícia Militar do Paraná, advogado e professor Lauri César Bittencourt, envia recorte do jornal e explica: "Essa é uma foto de minha visita ao jornal Gazeta Esportiva de São Paulo — fui lá por 4 anos seguidos - para levar regulamento e cartaz da Prova Rústica Tiradentes - sendo este um episódio no qual eu estava garantindo a projeção da corrida em 

A história da Folha do Norte do Paraná - autor: Antonio Roberto de Paula

O primeiro livro online de Maringá - escrito em 2001 e atualizado em 2009 - Antonio Roberto de Paula 

As fotos estão depois do final do texto. 

O JORNAL DO BISPO – A HISTÓRIA DA FOLHA DO NORTE DO PARANÁ, um importante fragmento da vida de Maringá contado por gente que escreveu a História nas páginas da Folha do Norte do Paraná. Capítulo a capítulo. Textos e im

Maringá Clube, anos 1960.

Maringá Clube, anos 1960. Crédito da foto: IBGE. 

A história do Maringá Clube

Tudo começou em 1956, quando a Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná detectou em sua população uma necessidade eminente de serviços sócio esportivo dentro da cidade de Maringá.

Desta forma, a Companhia doou um terreno ao equivalente de um quarteirão, onde a atual sede está situada. Pr

Zuring, o verdadeiro camisa 10 do Galo do Norte

Nosso amigo do Museu Esportivo de Maringá, Moisés Bispo dos Santos, radialista, morador em Arenápolis-MT, escreve sobre Klinger Ramos, o Zuring, craque do Grêmio Esportivo Maringá na década de 1960.
Fotos: Zuring em 1966, logo após a vitória sobre a União Soviética, e no Museu Esportivo de Maringá, se vendo na histórica foto do time bicampeão paranaense de 1964.

O verdadeiro camisa 10 do

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital