O pioneiro maringaense, Laércio José Alves, um dos primeiros redatores esportivos de Maringá, tendo trabalhado no O Jornal, na década de 1950, e seu filho Cássio Marcelo de Oliveira Alves doaram ao Museu Esportivo de Maringá uma camisa de 1985 da Associação Prudentina de Esportes Atléticos, tradicional clube paulista, fundado em 26 de outubro de 1936, da cidade de Presidente Prudente.
Laércio, que tem o apelido de Tigrão, foi funcionário da Valmar Tratores e Máquinas Agrícolas, empresa que teve sua falência decretada em 1995 e que nos anos 1970 ficou bastante conhecida em Maringá e no Paraná pelas suas fortes equipes de futsal e por onde passaram grandes jogadores, a maior parte pertencente à seleção da cidade. Laércio doou um boné da Valmar, quatro da Valmet, a fabricante dos tratores comercializados pela empresa maringaense, dois da New Holland, fabricante de tratores e colheitadeiras, quem em 1992 se associou à Ford; um da Caninha Tatuzinho e um do Aspen Park Shopping Center Maringá, inaugurado em 24 de abril de 1996, hoje Shopping Maringá Park. Outro importante item doado ao MEM foi o Selo Postal Comemorativo do Brasil Correio dos 8º Jogos Infantis de 1958.
Os filhos de Laércio, Cássio e Érica, já fizeram diversas doações ao Museu Esportivo de Maringá, sendo entusiastas do nosso projeto de resgate e preservação da história esportiva. Cássio, professor em Itaperuçu-PR, já doou material impresso, adesivos, troféu e camisa. Sua irmã Érika, morando em Paris, doou ao MEM suas medalhas conquistadas no judô e na natação defendendo as cores de Maringá em competições regionais e estaduais; doou também um cachecol e um chapéu da torcida da seleção da Holanda, que ela guardava desde os tempos em que residiu em Amsterdã. “Agradecemos imensamente à querida família Alves pelo apoio ao MEM. O Seu Laércio sabe a importância de preservar peças antigas, sabe que as novas gerações precisam ter conhecimento e valorizar a história da sua cidade, do seu país, e transmitiu isso aos filhos”, afirma Antonio Roberto de Paula, diretor do Museu Esportivo de Maringá.
Localizado no Jardim Guaporé, rua Pioneiro Domingos Salgueiro, nº 1415, o Museu Esportivo de Maringá já possui em seu acervo mais de 5 mil itens, entre camisas, faixas, flâmulas, troféu, medalhas, canecas, chaveiros, bolas, carteirinhas, livros, revistas, jornais, documentos e fotografias. Se você quer ser um doador de peças ao MEM, entre em contato conosco: (44) 99156-1957 e (44) 3029-9674 ou pelo e-mail museuesportivo@gmail.com.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Depoimento do nosso amigo do Museu Esportivo de Maringá, historiador Luiz Fernando Evaristo:
"Vou contar uma história sobre este ex-jogador do União da Lapa, Ferroviário e Água Verde, o Barbosinha. Hoje ele está com 96 anos, vai fazer 97 em dezembro. Um dia fui visitá-lo junto com o Reginaldo Aracheski no museu do Paraná Clube já no fim da tarde, ele devia ter 90 anos na época. Então ele fechou o museu
Maringaense apaixonado por futebol, Edeval Zinho convive com o esporte desde criança, desde os tempos em que seu pai o levava ao estádio Willie Davids no início dos anos 1980. Uma paixão que foi ficando cada vez mais forte a ponto de fazê-lo tornar-se dirigente do Galo Maringá nos anos 2000.
Transcorridos mais de dez anos da extinção do Galo Maringá e depois Galo Adap, Zinho segue fanático pelo clube alvinegro da Cida
Camisas que contam muitas histórias
Peças que são verdadeiras relíquias que ajudam a contar a história do futebol de Maringá e do Paraná foram doadas pelo jogador formado nas categorias de base do Grêmio de Esportes Maringá, Claudemir Baio. Ele esteve novamente no Museu Esportivo de Maringá, dia 21 de março, desta vez para doar 15 camisas e duas faixas do seu acervo de mais de 40 anos. A peça mais ant
Hoje, 20 de agosto de 2019, a reunião foi com nossos amigos do Museu Esportivo, Wellington Oliveira, Alcemir Piconi, Giovanni Meireles e Orwille Moribe no projeto "Era uma vez no esporte". Assistimos a um documentário sobre o craque Dêner, que faleceu em 1994, aos 23 anos. Um bate-papo agradável depois da exibição num encontro de gerações tendo a bola como tema principal.
#museuesportivodemaringa #amigosdomu
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957