Depoimento do nosso amigo do Museu Esportivo de Maringá, historiador Luiz Fernando Evaristo:
'Vou contar uma história sobre este ex-jogador do União da Lapa, Ferroviário e Água Verde, o Barbosinha. Hoje ele está com 96 anos, vai fazer 97 em dezembro. Um dia fui visitá-lo junto com o Reginaldo Aracheski no museu do Paraná Clube já no fim da tarde, ele devia ter 90 anos na época. Então ele fechou o museu e dirigiu-se até o ponto de ônibus conosco. Pouco antes de chegar no ponto ele viu o ônibus chegando e, acreditem, ele deu um pique até a praça pra não perder a condução. O homem tem uma saúde de ferro e uma memória inacreditável, além da visão perfeita, nem usa óculos. Uma outra noite fui na casa dele com o James Skroch e o cidadão identificou todos os jogadores das décadas de 40 e 50 em fotos que precisamos olhar de perto pra ver se dá pra reconhecer alguém.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Caso você tenha informações sobre estas fotos, nos informe pelo e-mail museuesportivo@gmail.com. Grato.
Museu Esportivo de Mairngá, o endereço da memória esportiva.
O ex-árbitro maringaense Valdomiro José Barbosa esteve no Museu Esportivo de Maringá, no dia 25 de janeiro, revendo dezenas de amigos do tempo em que apitava e bandeirava jogos do futebol amador. Na ocasião ele doou ao MEM uma camisa polo do Grêmio Maringá, de 1999, que era utilizada por membro da comissão técnica do clube. Em 1999, o time maringaense foi campeão da Copa Paraná e a diretoria do GEM passou a usar no uniforme
O secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Valmir Fassina, doou ao Museu Esportivo de Maringá um camisa da seleção brasileira masculina de handebol, a número 37, que lhe foi presenteada pelo jogador Haniel Langaro, paranaense de Umuarama, que morou em Iporã e joga no Dunkerque Handball Grand Littoral, da França.
O artilheiro Haniel atuou na seleção brasileira no 9º Campeonato Sul Centro Americano de Handebo
Navarro Mansur (Domingos José Mansur) faleceu em junho de 2015, aos 87 anos.
Navarro Mansur começou no futebol na década de 1950, sendo presidente do Botafogo, equipe amadora de Curitiba, bairro Mercês. A sua vinda a Maringá aconteceu nos anos 1960, quando foi trazido por seu irmão Enéias para trabalhar numa cerealista. Navarro foi um dos fundadores do Grêmio esportivo Maringá, em 1961, foi vice-presidente e depoi
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957