O jornalista maringaense Tatá Cabral, com trabalhos em jornais e emissoras de rádio e televisão desde a década de 1960, amigo pessoal do diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, tendo sido seu primeiro chefe de redação, no Jornal do Povo, há quase trinta anos, é um entusiasta do MEM. Tatá teve o privilégio de fazer coberturas jornalísticas dos clubes mais vitoriosos do futebol profissional da cidade: o Grêmio Esportivo Maringá, na década de 1960, e o Grêmio de Esportes Maringá, nos anos 1970. No título do Galo do Norte em 1977, Tatá era repórter da rádio Cultura de Maringá, a chamada Emissora do Leão. Numa época em que atuavam na imprensa maringaense nomes como Antonio Paulo Pucca, Ferrari Junior, Ary Bueno de Godoy, Renato Taylor Negrinho, Waldir Pinheiro, entre outros, numa acirrada disputa pela audiência radiofônica, Tatá Cabral também foi destaque.
Tatá é um dos grandes incentivadores do projeto de resgate e preservação da história esportiva e de homenagem a atletas, dirigentes e esportistas em geral. Em 2018, o veterano jornalista gravou um depoimento para o Museu Esportivo como propaganda institucional, destacando a importância desse espaço da memória do esporte.
Nas reuniões com os amigos do Museu Esportivo, quando compareceu juntamente com seus amigos de longa data Maurício Gonçalves, o histórico goleiro do Grêmio Esportivo Maringá, e o radialista Carlinhos Martins, Tatá Cabral fez a doação de três livros sobre esporte para a biblioteca do MEM: “Zinedine Zidane”, de Jean Philippe e Patrick Fort, lançado em 2006, Sá Editora; “Você também pode ser feliz – Um plano de vida que deu certo”, de 2004, sobre Bebeto, José Roberto Gama de Oliveira, Editora Landscape; e “Lobos do mar – Os brasileiros na regata de volta ao mundo”, obra de 2006, Torben Grael em depoimento a Murillo Novaes, Editora Objetiva.
“Sou sempre grato ao Tatá. É sempre uma honra recebê-lo no Museu Esportivo, um profissional sério e competente, que fez uma bela história na imprensa maringaense. Agradeço o apoio que ele tem dado ao MEM desde o início. As doações, além de enriquecer nossa biblioteca com as obras, é uma manifestação de carinho do meu primeiro chefe de redação”, afirma De Paula.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
O diretor do Museu Esportivo de Maringá fala sobre a Copa do Mundo - Cidade Entrevista (16/6/2018)
Clique aqui para assirtir a entrevista - bloco 1
Clique aqui para assirtir a entrevista - bloco 2
Alunos do curso de jornalismo da Faculdade Maringá, Tamires Andreotti Moreno, Maurilio Mardigan Mendes e Rafaela Moriale Natale estiveram na manhã de hoje (24.10.19) no Museu Esportivo produzindo reportagem sobre o futebol profissional de Maringá. A pauta foi da amiga do MEM, Valdete da Graça, professora da Faculdade Maringá e jornalista. Rafaela, a da camiseta preta, esteve acompanhada do pai, Eduardo Natale, um entusiasta do esporte, praticante de ciclismo
Nosso amigo do Museu Esportivo, o grande esportista Julio Fregadolli, pediu para que o seu genro Sílvio Cesar Silvio Cesar Crispim entregasse um quadro da histórica equipe da Comel de Ma
O músico, radialista e promotor de eventos Britinho esteve no Museu Esportivo de Maringá em companhia de outros maringaenses e gravou vídeo institucional. Pioneiro de Maringá, tendo chegado à cidade na década de 1950, Britinho foi entrevistado para o livro “Maringá 70 anos”, lançado em 2017.
Serviço: O Museu Esportivo de Maringá está localizado no Jardim Guaporé, rua Domingos Salgueiro, n
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957