Ao lado de seu irmão gêmeo Beto, Ika marcou seu nome no futsal de Maringá no final dos anos 1970, 80 e 90, atuando no selecionado da cidade e em times de empresas e associações que fizeram história. Depois que encerrou a carreira de muitos títulos, Ika, batizado Manoel Bartholomeu Neto, se tornou árbitro de fama e de respeito. Há 20 anos apitando futsal, ele é destaque paranaense trabalhando na NFP, a Liga Novo Futsal Paraná.
A experiência nas quadras e a maneira afável de tratar atletas, membros da comissão técnica e dirigentes, tendo a tranquilidade como uma forte característica da sua personalidade, fizeram de Ika presença constante em jogos decisivos do salonismo paranaense em todas as categorias. O reconhecimento vem através das premiações que recebe com troféus de Melhor Árbitro.
Amigo de longa data do diretor do Museu Esportivo de Maringá, Ika esteve no MEM, no dia 11 de março de 2019, na companhia de seu neto Lorenzo, de 3 anos, fazendo a doação de dois troféus e uma camisa usada por ele nas arbitragens.
Ika doou o Troféu Melhor árbitro temporada 2015 que ele recebeu da NFP – A Liga
Novo Futsal Paraná e o Troféu Festa dos melhores de 2018, recebido por ter sido destaque na arbitragem. A camisa, com o patrocínio da Tintas Ciacollo, tem a inscrição “Ika Equipe de Arbitragem”.
De Paula agradeceu as doações: “Obrigado, amigo Ika. Estas são as primeiras relíquias referentes à arbitragem no acervo do Museu Esportivo. Desejamos ao Ika que ele continue nesta escalada de sucesso. O filho do saudoso seu Manoel Manoel brilhou marcando muitos gols no futsal. Agora, no apito, também segue brilhando. Parabéns!”
Ika e seu irmão Beto foram entrevistados por De Paula, diretor do videocdocumentário “Histórias que a bola pesada contou” sobre os 50 anos do futsal de Maringá, à disposição no Youtube.
Seja o primeiro a comentar.
Jornal O Fato Mandacaru entrevista Antonio Roberto de Paula
Informativo do Sindicato dos Bancários de Maringá destaca parceira da entidade com o Museu Esportivo e LFSM. #museuesportivodemaringa#amigosdomuseuesportivo #soumem
Arlene Lima, membro da Academia de Letras de Maringá, doou ao Museu Esportivo de Maringá o brasão do Município com o qual ela foi homenageada em 1996 pela administração municipal, que tinha Said Ferreira como prefeito.
A peça tem alto valor histórico por ter sido doada por uma pioneira da cidade, filha do autor da letra do Hino a Maringá, Ary de Lima, a fundadora do Lar Betânia, entidade que abrigava menores em
Amigo do Museu Esportivo de Maringá, Nielsen Elias, fala do Maracanã, onde ele atuou tantas vezes:
"Velho Maracanã, hoje completa 70 anos. Maracanã, peço desculpa! Pois acabaram com a sua história. Você tinha a alma, o cheiro e o choro do goleiro Barbosa, que em 1950, com a seleção brasileira, ficou marcado para sempre na história. Tive a sorte de pisar no seu gramado, que sempre foi mal tratado e marcado pela ca
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957