O Museu Esportivo de Maringá recebeu no dia 11 de novembro de 2021 a honrosa visita do secretário chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva. E não foi uma visita apenas para cumprir uma formalidade. Guto, filho do zagueiro do Grêmio Maringá de 1978 a 1980, Rafael Silva, demorou em cada uma das dependências do MEM, buscando informações sobre fotografias e peças, naquele real interesse de quem tem familiaridade com o mundo do futebol e, como a gente, é um apaixonado pelo esporte.
Antes da visita, Guto participou do nosso rachão no Meu Campinho Custódio André Neto, que para muitos de nós do sub-80 (inclusive para mim), isto não aconteceria devido à sua apertada agenda. Mas jogou, interagiu tranquilamente com os 'craques' e vários amigos não sabiam quem ele era. 'Por que tem um cara novo jogando com a gente?', perguntaram.
Quero agradecer ao amigo do MEM, Walter Guerlles, que é da Casa Civil do Governo do Paraná, por ter viabilizado a visita do secretário ao Museu Esportivo. Ontem, Guerlles explicou que Guto teve reuniões de trabalho com prefeitos, participou da sessão da Câmara de Maringá, esteve em encontros políticos e administrativos na cidade e também em Sarandi e eu avaliava que esta agenda se estenderia além das 19 horas, o que tornaria impossível sua participação no jogo do sub-80. No final das contas, o secretário acabou chegando antes do que alguns 'craques'.
A visita de Guto Silva, além da repercussão em todo o Paraná nas redes sociais, tornando nosso espaço mais conhecido, vai incluir o Museu Esportivo de Maringá no roteiro turístico do Estado sob a chancela do Governo do Paraná e a consequente divulgação na Secretaria de Comunicação, garantiu o secretário a mim e à minha esposa Simone.
Ontem, naqueles dois minutos de discurso na Arena Jacaré, lembrei que aquele espaço tinha o nome de um grande amigo do Museu Esportivo (Custódio André Neto) e que os encontros ali, nas quintas são uma celebração da vida e da nossa amizade, agradeci a ação do Guerlles pela honrosa visita do secretário e a participação do Guto no nosso rachão.
Já no Museu, reiterei os agradecimentos ao secretário que me disse que mais tarde falaria com seu pai sobre a visita e que vai trazê-lo para uma visita ao MEM.
O deputado estadual Soldado Adriano José também esteve no rachão e na visita ao MEM. Agradecemos a visita e é mais um amigo do Museu Esportivo, um divulgador do nosso espaço.
Finalmente, agradeço todos os amigos que estiveram no Meu Campinho prestigiando o que podemos chamar de 'evento marcante'. Como eu disse ontem: o MEM não é feito apenas de salas repletas de histórias nem de redes sociais, mas, e principalmente, de pessoas que estão conosco nos apoiando, incentivando, dando sugestões, doando relíquias, patrocinando, contribuindo.
Um dia marcante na vida do Museu Esportivo de Maringá. Seguimos construindo pontes. (Antonio Roberto de Paula). Crédito das fotos: Guilherme Flores, da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná.
Seja o primeiro a comentar.
Centenas de itens, cada um deles mais do que simples objetos. Mas sim, provas da história do esporte local. E eles estão todos reunidos no Museu Esportivo de Maringá (MEM), inaugurado em 2017. Antonio Roberto de Paula, diretor do MEM, explica que o acervo conta com mais de duas mil peças, como faixas, flâmulas, camisas, medalhas, troféus, bolas, jornais e livros.
Em meio a tantas raridades, a reportagem pediu para De Paula o que é quas
O pioneiro maringaense Ivan Bortolotto doou ao Museu Esportivo de Maringá seus chaveiros, que colecionava desde o início da década de 1970. São 295 chaveiros de empresas de Maringá e de cidades paranaenses, clubes, associações, instituições bancárias e comemorativos. A coleção de Bortolotto reunida aos chaveiros que o diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, adquiriu nos últimos anos, possibilita o res
Professores e alunos do Instituto Alex Santos, que tem parceria com o Centro de Formação em Futebol da Cocamar, conheceram o Museu Esportivo no dia 22 de outubro de 2019, sendo recepcionados por Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini. Também compareceram a instrutora pedagógica da Cocamar, Tamae Oliveira, que agendou a visita, e mães dos alunos do Instituto Alex Santos. No dia 23, uma nova turma esteve no MEM, desta vez acompanhada de Wilson Santos, o
Os Nardino foram ao Museu Esportivo de Maringá. Odalvir Nardino foi com o filho Everton e o neto Lucas. Everton doou uma camisa e um calção do tempo em que jogava na Amafusa. Odalvir, que foi dirigente da Amafusa, doou ao MEM troféus conquistados por aquele time de futsal que fez história no início
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957