De Paula, Miguel Fernando e Tilinho vão produzir websérie com dez episódios tendo 100 entrevistados, imagens inéditas de grandes jogos realizados no Willie Davids, áudios originais de transmissões esportivas, fotografias, revistas e jornais antigos.
Em série documental, a história do futebol profissional vai ser contada em vídeo pelo jornalista Antonio Roberto de Paula, o pesquisador Miguel Fernando e o pesquisador de futebol Ortílio Carlos Vieira. O trio se reuniu na última quinta-feira (28) para firmar a parceria entre o Museu Esportivo de Maringá, que tem De Paula como diretor, e o Maringá Histórica, de Miguel Fernando, projeto multimídia de resgate da história da cidade em todas as áreas, por ele criado em 2004. Ortílio Carlos Vieira, o Tilinho, que já foi dirigente esportivo, é considerado o maior estudioso do futebol maringaense, tendo publicado em 2005, em parceria com Reginaldo Lima, o livro “A história do futebol profissional de Maringá”. O grupo está coletando materiais históricos de seus acervos para transformar “Paixão Cinquentenária” em um marco na história do esporte da cidade e do Paraná.
A produção terá dez episódios, que serão disponibilizados na web, abordando o início do profissionalismo do futebol em Maringá desde a primeira tentativa de montagem para este objetivo, no final dos anos 1950, a fundação do Grêmio Esportivo Maringá em 1961, as agremiações criadas ao longo das décadas e atualmente. Os trabalhos começam neste mês de junho e, diante do volume de pesquisas, do farto material e do grande número de entrevistados, a previsão é de que avancem até o primeiro trimestre de 2021. Quanto às exibições, os episódios serão lançados conforme vão sendo finalizados.
Felipe Cosmos, criativo produtor de vídeo e publicitário, da Cosmos Filmes, que realiza trabalhos para o Maringá Histórica, será o responsável pelas filmagens e edição. “Paixão Cinquentenária” terá cerca de 100 entrevistados (ex-jogadores, jogadores, dirigentes, profissionais da imprensa e torcedores), vídeos inéditos de grandes jogos no estádio Willie Davids e de dirigentes e autoridades do Município em eventos esportivos, áudios originais de históricas transmissões esportivas, fotografias, revistas e jornais antigos. “Trata-se de um projeto gratificante, arrojado, que só está sendo possível porque firmarmos a parceria com pessoas apaixonadas pelo esporte e pela história e altamente profissionais”, avalia De Paula. “Vamos compartilhar nossas pesquisas e as raridades obtidas pelo Maringá Histórica para este projeto de forte apelo histórico e popular; é um trabalho desafiador e isso nos motiva”, define Miguel Fernando. “O povo da nossa cidade e da região foi muito feliz com as conquistas dos nossos times. Resgatando essa história, vamos levar emoção a essas pessoas e mostrar às novas gerações que é possível voltar a ser feliz ”, completa Tilinho.
Seja o primeiro a comentar.
www.apoia.se/museuesportivo - Torne-se um colaborador do Museu Esportivo de Maringá a partir de 9 reais. Entre nessa história você também! Já avançamos muito nesses anos e novos horizontes vão surgindo à medida que mais pessoas da cultura e da história se incorporam ao nosso projeto de resgate da memória esportiva. Com as novas perspectivas a partir dessa união, vamos conhecendo mais profundamente a saga dos pio
O pioneiro maringaense Ivan Bortolotto doou ao Museu Esportivo de Maringá seus chaveiros, que colecionava desde o início da década de 1970. São 295 chaveiros de empresas de Maringá e de cidades paranaenses, clubes, associações, instituições bancárias e comemorativos. A coleção de Bortolotto reunida aos chaveiros que o diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, adquiriu nos últimos anos, possibilita o res
Parabéns, maringaense! Na cidade brasileira de melhor qualidade de vida, a gente conta histórias e preserva a memória esportiva. Museu Esportivo de Maringá.
Imagem da cidade: 1971, esquina das avenidas Getúlio Vargas e XV de Novembro.
Imagem dos jogadores: 29 de março de 1964, Vila Capanema, Curitiba, lance da final Clube Atlético Ferroviário 2 x 2 Grêmio Esportivo Maringá, referente ao C
- Os primeiros jornais e revistas de Maringá tiveram o privilégio de contar com um megaelenco de colaboradores: Dom Jaime Luiz Coelho, Hélenton Borba Cortes, Mário Urbinatti, Túlio Vargas, Ademaro Barreiros, Emílio Germani, Ricarte de Freitas, Luiz Carlos Borba, Ary de Lima, Duque Estrada, Tertuliano dos Passos. E entre eles um que eu costumava chamar de Dom Altino, talvez porque o achasse com jeito de príncipe – o Doutor Altino Borba.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957