O Museu Esportivo de Maringá tem agora no seu acervo uma camisa oficial da Sociedade Esportiva do Gama, clube fundado em 15 de novembro de 1975, da cidade de Gama, no Distrito Federal. Com autógrafos de jogadores, campeões brasilienses de 2019, a peça foi doada pelo amigo do MEM, Amarildo Fernandes, delegado da Polícia Civil de Brasília e que já residiu em Maringá.
Ele esteve no centro de treinamento do clube no dia 21 de dezembro passado, quando foi recebido pelo presidente Weber Guimarães, o vice-presidente financeiro Arilson Machado e jogadores do elenco, entre eles Emerson, experiente zagueiro, líder do elenco, que já atuou em grandes equipes do futebol brasileiro e fez o pedido para que a camisa da equipe do Distrito Federal estivesse no acervo do Museu Esportivo. Pedido aceito, camisa entregue e, no dia 11 de janeiro, ela foi doada ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, pelo Guilherme, filho do Amarildo.
Guilherme também doou ao Museu Esportivo de Maringá um boné e um chaveiro do Urso Panda, lembranças da China, onde seu pai esteve em agosto do ano passado.
Amarildo, que é velocista, fez parte da delegação brasileira e destaque dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, o World Police and Fire Games (WPFG), realizados na cidade de Chengdu, tendo conquistado quatro medalhas de ouro nos 100m, 200m, 400m e revezamento 4 x 100m e prata no revezamento 4 x 400m.
Agradecemos ao amigo e atleta Amarildo Fernandes pelo apoio ao MEM e o parabenizamos pelo espetacular desempenho nas pistas. Agradecemos à diretoria do Gama pela doação, o que contribui para tornar nosso acervo cada dia mais representativo nacionalmente. Desejamos à Sociedade Esportiva do Gama, campeão brasileiro da série B de 1998, sucesso em 2020.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
- Os primeiros jornais e revistas de Maringá tiveram o privilégio de contar com um megaelenco de colaboradores: Dom Jaime Luiz Coelho, Hélenton Borba Cortes, Mário Urbinatti, Túlio Vargas, Ademaro Barreiros, Emílio Germani, Ricarte de Freitas, Luiz Carlos Borba, Ary de Lima, Duque Estrada, Tertuliano dos Passos. E entre eles um que eu costumava chamar de Dom Altino, talvez porque o achasse com jeito de príncipe – o Doutor Altino Borba.
Estádio Doutor Oswaldo Scatena, de Batatais, no estado de São Paulo, propriedade do Batatais Futebol Clube. Capacidade: 15 mil pessoas.
Nosso amigo do Museu Esportivo de Maringá, o advogado Reginaldo Aracheski, criador do Memorial do Futebol da Lapa, cidade paranaense histórica, fundada em 13 de junho de 1769, conta a Antonio Roberto de Paula detalhes de um amistoso realizado na Itália, em 1963, entre a seleção daquele país e a brasileira:
"O primeiro, à direita, na foto é Angelo Benedetto Sormani, meu amigo que mora em Roma. Nesse amistoso
Maringá, 3 de junho de 2020
Carta ao querido Sérgio Abujanra
Sérgio Abujanra, 80 anos, pioneiro de Maringá, uma vida ligada ao esporte. Você diz Sérgio Abujanra e logo o esporte vem junto. Você pega um jornal antigo, lá dos anos 70, você vê Sérgio Abujanra, secretário de esportes do Município inaugurando o Ginásio de Esportes Chic
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957