Últimas Publicações / Uma antiga carta que fala de amizade, trabalho, futebol e vida

Nosso amigo do Museu Esportivo, Mário Verri, esportista maringaense, que apoia o MEM desde que iniciamos o projeto de resgate e preservação da memória não só do futebol, mas de todas as modalidades esportivas, envia cópia de uma carta escrita por Hellmuth Schumann, falecido recentemente.

Helmuth, chamado de Elmo, considerado um membro da família do Mário, enviou, de Marialva, onde residia, a carta para seu compadre Abílio, de Cianorte, em 18 de maio de 1962, véspera da Copa do Mundo do Chile, quando o Brasil se tornou bicampeão com show de Garrincha e Companhia.

Uma carta que retrata a vida de Helmuth, seu trabalho na zona rural e seu amor ao futebol. Ele não estava muito confiante na seleção brasileira, não queria Garrincha entre os titulares. Na verdade, Julinho estava jogando muito, mas se contundiu. Se pudesse atuar, Garrincha poderia ter ficado no banco. Uma heresia, analisando hoje esta possibilidade. Sem Pelé, Mané fez de tudo naquela Copa. Helmuth mostra uma ponta de esperança no título.

Li e reli várias vezes a missiva e compartilho com os amigos do Museu Esportivo esta relíquia. Uma carta comovente que o Mário encontrou entre os pertences do seu Elmo por quem tinha grande carinho.

O amigo que viveu na década de 1960, que foi pioneiro paranaense, ou mesmo de outro estado, que viveu no campo ou mesmo na cidade, vai se identificar com o saudoso Helmuth Schumann. Descanse em paz, Elmo, agora, mais pessoas vão saber da sua história.

#museuesportivodemaringa

#amigosdomuseuesportivo #soumem

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital