O Museu Esportivo recebeu um grande número de amigos na manhã do dia 23 de março de 2019 para a homenagem que fizemos ao ídolo do futebol de Maringá e do Paraná, Roderley Geraldo de Oliveira.
Neste dia, Roderley, jogador campeão pelo Grêmio Esportivo Maringá e Coritiba, doou ao MEM um troféu e um prato comemorativo da Confraria Amigos da Bola, de Curitiba. Roderley havia sido homenageado no dia 11 de março em Curitiba, no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade. No dia seguinte após a homenagem, ele entrou em contato com o diretor do Museu Esportivo, Antonio Roberto de Paula, informando que faria a doação.
Antes, Roderley já havia doado fotografias, revistas e documentos pessoais ao Museu Esportivo, inclusive sua carteira profissional em que consta seu primeiro registro como atleta, em 1956, no Nacional de São Paulo, e o título de cidadão benemérito outorgado a ele pela Câmara Municipal de Maringá, em 2011, projeto de lei de autoria do então vereador Manoel Álvares Sobrinho.
Na homenagem do dia 23, Roderley se emocionou com os discursos dos amigos Oscar Batista de Oliveira e Valdecir Guidini de Morais, que o viram atuar na década de 1960 com a camisa alvinegras, e com os cumprimentos de dezenas de amigos.
'Agradecemos ao nosso amigo e colaborador Roderley pelas doações. Desde que iniciamos com o Museu, ele tem sido um grande incentivador e divulgador. As peças são um reconhecimento da crônica esportiva da Capital, por intermédio da Confraria Amigos da Bola, uma entidade de respeito e credibilidade, a este grande jogador, que é um patrimônio maringaense, e são também uma lembrança para as novas gerações, para que elas saibam que foi Roderley Geraldo de Oliveira', afirmou De Paula.
#museuesportivoemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
No dia 17 de fevereiro de 2024, Marcos Assis Gonçalves, da Associação Coiotes Maringá Running, acompanhado de familiares, esteve no Museu Esportivo fazendo a entrega para o nosso acervo de dois quadros com relíquias da entidade. Assim como o MEM, a entidade, que já chegou a contar com 400 membros, está completando dez anos. Agradecemos as doações e fazemos votos para que a associação continue se fortalecendo, ficando
O livro "Projeto Memória nos bairros - Maringá Velho", lançado no último dia 11 pela Prefeitura do Município de Maringá, através da Secretaria da Cultura e da Gerência do Patrimônio Histórico, já está na biblioteca do Museu Esportivo de Maringá. São dois exemplares: o primeiro entregue pelo nosso amigo do MEM, o diretor da Casa de Bamba, Helington Lopes, que prestigiou o lançamento
Nosso amigo do Museu Esportivo, Amilcar Machado Profeta, primeiro secretário municipal de Esportes da história de Maringá (1977-80) doou fotografias de equipes maringaenses nos Jogos Abertos do Paraná de 1980, realizados em Apucarana, quando a Cidade Canção foi campeã geral. Um documento importante de resgate e homenagem aos que marcaram seu nome no esporte local. Profeta foi atleta de basquete e handebol, defendendo Maringá durante d&ea
Márcio Venturoso Júnior, torcedor do Maringá Futebol Clube, apaixonado por futebol, doou ao Museu Esportivo de Maringá 62 camisas do Maringá Futebol Clube, peças que ele colecionava desde o ano em que o clube foi fundado, em 2010. Uma das camisas doadas é anterior a 2010, ainda do tempo em que o MFC, que já foi Metropolitano, era um clube amador do bairro maringaense Jardim Alvorada, o Sociedade Esportiva Alvorada Club, dirigido por Apar
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957