Álbum com recortes de jornais e revistas do Grêmio Esportivo Maringá e Grêmio de Esportes Maringá doado ao MEM
O maringaense Varlei Lopes da Silva, 51 anos de idade, é um torcedor apaixonado pelo Grêmio Maringá. Menino ainda, morava na Vila Operária, próximo do Brinco da Vila, o local de treinamentos do Grêmio. Na década de 1980, o clube vivia uma grande fase. Tinha sido campeão paranaense em 1977 e, desde então, disputava o Estadual em iguais condições com os clubes da capital e com o Londrina, seu arquirrival. Participante do Campeonato Brasileiro, o Grêmio lotava o estádio Willie Davids quando enfrentava os clubes da elite nacional.
O garoto Varlei gostava de ir ao Brinco da Vila, assim como os meninos daquela época. Ficar frente a frente com jogadores que no domingo vestiam a camisa alvinegra para defender o time da cidade era uma honra, um orgulho. Varlei se lembra daqueles dias e chega a se arrepiar ao comentar episódios que ele gravou eternamente em sua memória. 'Não perdia um jogo no Willie Davids. O Grêmio foi e sempre será minha paixão', afirma.
Uma paixão que o levou, ainda menino, a recortar jornais e revistas sobre o Grêmio Esportivo Maringá e Grêmio de Esportes Maringá: reportagens, entrevistas, fotos de jogadores e pôsteres. Tudo organizado cronologicamente em um álbum de capa marrom. A história desses clubes é contada desde o primeiro título do futebol profissional de Maringá, em 1963. Ele conta que seu pai era motorista do IBC, o extinto Instituto Brasileiro do Café na década de 1980, e ele aproveitava folhas de relatórios antigos, já descartadas, para colar os recortes.
O álbum, com informações até 2005, é acrescido com imagens de estádios de futebol no país e de distintivos de clubes brasileiros e do exterior.
Na tarde de sexta-feira (12/01/19), Varlei visitou o Museu Esportivo de Maringá em companhia da esposa Luciana. Ele se impressionou ao ver quadros de fotos, camisas e flâmulas do seu clube de coração e, com saudades, se lembrou de histórias da sua época de garoto, dos grandes times do Galo do Norte e dos jogadores.
Entre os muitos jogadores, ele se recorda do goleiro Rubens, que atuou no Galo na década de 1980, o 'Goleiro do Fantástico' em várias ocasiões, por conta de suas grandes defesas nos jogos de domingo. 'O Rubens sempre foi muito bacana com a molecada, até jogava bola com a gente. Pegava muito'.
Varlei, que tem na memória nomes de muitos jogadores do Grêmio, inclusive daqueles de curta passagem e dos que não se destacaram, e também dos radialistas, decidiu doar o seu álbum de infância, portanto de grande valor afetivo, ao Museu Esportivo de Maringá. 'Estou fazendo a doação porque sei que o álbum vai ficar em boas mãos e muitas pessoas vão conhecer o passado do Grêmio, é a minha maneira de ajudar no resgate dessa história', disse Varlei.
O diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, agradeceu a doação e parabenizou Varlei que, por meio da paixão pelo Grêmio, produziu um trabalho histórico. 'O Varlei fez a doação de um importante material de resgate da história do futebol profissional de Maringá, o que muito valoriza nosso acervo, possibilitando um conhecimento maior daqueles tempos de glória dos dois clubes homônimos.'
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
O Museu Esportivo de Maringá, que tem o apoio cultural da Viapar, vai receber neste sábado (5), às 10h30, a visita do campeão olímpico devôlei, Nalbert Bitencourt. Antes, o capitão da seleção brasileira, medalhade ouro de Atenas (2004) e tricampeão da Liga Mundial (2001, 2003, 2004), fará uma palestra na Acim (Associação Comercial e Empresarial deMaringá), que ter&aac
O Museu Esportivo de Maringá recebe nesta sexta-feira (22), às 9 horas da manhã, o deputado federal Rubens Bueno, o radialista e empresário da comunicação Nelso Rodrigues e o jogador Léo Maringá. O amigo do MEM, Alvir Silva, de Campo Mourão, residindo em Maringá amigo de longa data de Rubens Bueno, fez o convite ao deputado que incluiu a visita na agenda. O amigo Nelso Rodrigues, que militou na imprensa esportiva de Ma
Por Johnny Katayama - www.oportalmaringa.com.br
Fotografias históricas, recortes de jornal, capas de revista, chaveiros, canecas, troféus, medalhas, flâmulas, uniformes… Uma história diferente é contada em cada milímetro do Museu Esportivo de Maringá.
Uma bola autografada pelo campeão olímpico do
Nosso amigo João Alavarse esteve no Museu Esportivo no sábado, dia 18 de janeiro de 2020, acompanhado da filha Rafaela e do Eduardo, namorado dela. O convite para a visita ao João havia sido feito o ano passado quando ele doou ao Museu Esportivo várias peças esportivas nacionais e internacionais.
Torcedor do Santos Futebol Clube, tendo sido conselheiro do clube, João Alavarse doou uma flâmula com o autógrafo do Rei Pelé e
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957