O médico e historiador Julio Bovi Diogo, morador em Santos-SP, nosso amigo colaborador do Museu Esportivo de Maringá, nos brinda com mais um presente de grande valor histórico: o almanaque 'De Savóia a Água Verde - A trajetória de um clube vencedor - 1914-1971' . A pesquisa, publicada este ano, tem como autores Julio Bovi Diogo, Luiz Fernando Evaristo e Levi Mulford Chrestenzen. São informações importantes para quem busca compreender com maior profundidade a história dos clubes de Curitiba. O Savóia e o Água Verde são os embriões do Esporte Clube Pinheiros, que em 1989 se fundiu ao Colorado Esporte Clube dando origem ao Paraná Clube. Neste ano, Julio já havia nos enviado outros dois almanaques: o do Goiânia Esporte Clube, produzido e publicado pelo Julio, e o Almanaque do Leão da Caneleira, o Jabaquara Atlético Clube, trabalho do Julio e de Rodolfo Pedro Stella Jr., também nosso amigo no MEM.
Na foto, o Julio com seu filho Guilherme no estádio Ulrico Mursa, em Santos, em jogo da Portuguesa Santista.
Seja o primeiro a comentar.
Depois de perder a Copa do Mundo de 1950, falava-se que o futebol brasileiro tinha morrido. Apesar da decepção no jogo final contra os uruguaios, nossa seleção encantou o mundo nos jogos anteriores. Por isso, no ano seguintes, muitos clubes brasileiros realizaram excursões pelo Velho Mundo. Foi um bom intercâmbio com o futebol europeu mostrando que estávamos bem vivos e que a derrota de 1950 foi uma fatalidade.
Um combinado São
José Marcílio Mazocoli Júnior é chamado de Júnior, de Juninho e, para os que o conheceram nas categorias de base do Grêmio de Esportes Maringá no final da década de 1980 e no início dos anos 1990, ele é o Cuquinha.
Cuquinha não prosseguiu no futebol. Foi só um sonho de criança e adolescente.
Ele montou uma empresa "martelinho de ouro em Maringá e segue a vida gostand
Confira no nosso site, no campo "Acervo do MEM" e nas respectivas categorias, informações sobre as doações ao MEM. Em julho, recebemos bonés da França, livreto da Catedral de Notre Dame, troféu histórico de futevôlei de 2008, livro de crônicas, camisas do time do Papa Leão XIV e do Paulista de Jundiaí, caneca dos Jogos Olímpicos de 2008, lenços de evento da Igreja Católica e squezz
Fausto Herradon, secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais da Prefeitura de Maringá, esteve no dia 26 de janeiro de 2021 no Museu Esportivo de Maringá acompanhado dos assessores Daniel Matos e José Alfredo Ribeiro, nossos amigos do MEM. Conversamos sobre a possibilidade de Herradon e sua equipe gestionar junto aos prefeitos e secretários de esportes dos municípios da Amusep a doação de camisas de clubes dessas cidades p
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957