O pesquisador José Carlos Cecílio, maringaense atualmente residindo em São Paulo, esteve no Museu Esportivo de Maringá fazendo a doação de um importante material impresso que vai ampliar nossa biblioteca, tornando-a ainda mais representativa. Além de livros e revistas, Cecílio doou um ingresso do jogo Sérvia e Brasil, realizado no dia 27 de junho deste ano, na Rússia, pela Copa do Mundo; uma medalha comemorativa da Copa 2018; dois cards antigos de times ingleses; a reprodução colorida de um suplemento da revista Manchete Esportiva alusivo à Copa do Mundo de 1966; e um folder do Museu do Futebol, de São Paulo; um encarte do Sesc de São Paulo (junho-julho 2018) sobre futebol e um catálogo sobre o Maracanã distribuído aos visitantes durante o governo de Rosinha Garotinho (2003-2006) no Rio de Janeiro.
Os livros doados foram os seguintes: 'Atletas do Brasil', de 1999, de Claudia Jaguaribe, da Sextante; 'Enciclopédia do Futebol Brasileiro', volume 1, de 2001, do jornal Lance; e 'Herói por nós - Adhemar Ferreira da Silva, o ouro negro brasileiro', de 2000, de Tânia Mara Siviero, publicado pela BM&F.
Quanto às revistas, Cecílio doou sete exemplares da Placar, especial da Copa do Mundo de 2014; um exemplar da Isto É, de 2014; e a Veja, edição de 8 de março de 1972 com Garrincha na capa.
José Carlos Cecílio tem sido um dos nossos grandes colaboradores e incentivadores. Foram dezenas de peças (ingressos antigos, fotografias, livros, jornais, revistas e material impresso em geral) doadas ao MEM desde a inauguração, dia 30 de outubro de 2017.
Nosso Museu vem conseguindo projeção e representatividade graças às doações e à divulgação do nosso trabalho e à parceria que temos com a Viapar desde que iniciamos com as exposições itinerantes. O apoio da população, assim como de esportistas de diversas regiões do país, é fundamental para a solidificação do nosso projeto de resgate, preservação e homenagem.
Seja o primeiro a comentar.
O roupeiro Ely Lima, figura histórica do futebol profissional de Maringá, há mais de quarenta anos tabalhando no esporte, doou ao Museu Esportivo de Maringá uma camisa do Esporte Clube Águia Negra, da cidade de Rio Brilhante-MS, bicampeão estadual. Ely trabalha neste clube, fundado em 1971 e que conquistou quatro títulos sul-matorgossenses. Na entrega da camisa, no dia 11 de janeiro de 2020, Ely esteve no Museu Esportivo acompanh
No próximo dia 30, o Museu Esportivo de Maringá comemora 1 ano da inauguração do seu espaço fixo. Foi no dia 30 de outubro de 2017 que abrimos, pela primeira vez, as portas do endereço da história esportiva da cidade, do estado e do país: rua Pioneiro Domingos Salgueiro,. nº 1415, esquina com avenida Carlos Borges, Jardim Guaporé. Dela lá pra cá, colecionamos muitas alegrias, emoções, muitas visita
O pioneiro maringaense, Laércio José Alves, um dos primeiros redatores esportivos de Maringá, tendo trabalhado no O Jornal, na década de 1950, e seu filho Cássio Marcelo de Oliveira Alves doaram ao Museu Esportivo de Maringá uma camisa de 1985 da Associação Prudentina de Esportes Atléticos, tradicional clube paulista, fundado em 26 de outubro de 1936, da cidade de Presidente Prudente.
Laércio, que tem o apelido de
Equipes amadoras (9)
Colabore conosco. Ajude-nos com informações sobre as fotos: nome do time, escalação e ano.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957