O pesquisador José Carlos Cecílio, maringaense atualmente residindo em São Paulo, esteve no Museu Esportivo de Maringá fazendo a doação de um importante material impresso que vai ampliar nossa biblioteca, tornando-a ainda mais representativa. Além de livros e revistas, Cecílio doou um ingresso do jogo Sérvia e Brasil, realizado no dia 27 de junho deste ano, na Rússia, pela Copa do Mundo; uma medalha comemorativa da Copa 2018; dois cards antigos de times ingleses; a reprodução colorida de um suplemento da revista Manchete Esportiva alusivo à Copa do Mundo de 1966; e um folder do Museu do Futebol, de São Paulo; um encarte do Sesc de São Paulo (junho-julho 2018) sobre futebol e um catálogo sobre o Maracanã distribuído aos visitantes durante o governo de Rosinha Garotinho (2003-2006) no Rio de Janeiro.
Os livros doados foram os seguintes: 'Atletas do Brasil', de 1999, de Claudia Jaguaribe, da Sextante; 'Enciclopédia do Futebol Brasileiro', volume 1, de 2001, do jornal Lance; e 'Herói por nós - Adhemar Ferreira da Silva, o ouro negro brasileiro', de 2000, de Tânia Mara Siviero, publicado pela BM&F.
Quanto às revistas, Cecílio doou sete exemplares da Placar, especial da Copa do Mundo de 2014; um exemplar da Isto É, de 2014; e a Veja, edição de 8 de março de 1972 com Garrincha na capa.
José Carlos Cecílio tem sido um dos nossos grandes colaboradores e incentivadores. Foram dezenas de peças (ingressos antigos, fotografias, livros, jornais, revistas e material impresso em geral) doadas ao MEM desde a inauguração, dia 30 de outubro de 2017.
Nosso Museu vem conseguindo projeção e representatividade graças às doações e à divulgação do nosso trabalho e à parceria que temos com a Viapar desde que iniciamos com as exposições itinerantes. O apoio da população, assim como de esportistas de diversas regiões do país, é fundamental para a solidificação do nosso projeto de resgate, preservação e homenagem.
Seja o primeiro a comentar.
Exemplar da obra doada ao MEM.
O jornalista e escritor Dirceu Herrero Gomes é o autor do livro “Adelaide Colombari – Semeadora de escolas”, publicado esta semana. Grande parceiro e incentivador do Museu Esportivo de Maringá, Herrero doou ao MEM um exemplar da obra que conta a história da professora Adelaide Colombari. A biblioteca do MEM conta com vários títulos de autoria de Dirceu Herrero Gomes. São obras biogr&aacut
- Acesse www.apoia.se/museuesportivo - Torne-se um colaborador do Museu Esportivo de Maringá a partir de 9 reais. Entre nessa história você também! Já avançamos muito nesses anos e novos horizontes vão surgindo à medida que mais pessoas da cultura e da história se incorporam ao nosso projeto de resgate da memória esportiva. Com as novas perspectivas a partir dessa união, vamos conhecendo mais profundamente
"Os irmãos gaúchos enfrentam um momento de extrema adversidade, e a solidariedade de cada um é essencial. Uma tragédia devastadora atingiu o Rio Grande do Sul, chocando não só o Brasil, mas também o mundo inteiro. Frente a este cenário de profundo pesar, é natural que surja em nós o desejo de contribuir para aliviar o sofrimento daqueles afetados.
Em resposta a essa necessidade, decidimos iniciar uma campanha
Durante a sessão ordinária do Legislastivo maringaense, dia 2 de junho de 2022, o time de futebol mais antigo em atividade em Maringá recebeu homenagem. O diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, e amigos do Museu Esportivo estiveram na Câmara.,
Texto da Assessoria de Imprensa da CMM e fotos de Marquinhos Oliveira, da CMM.
A Câmara de Maringá homenageou o time de futebol amador, Baveloni Futebol Clube, com a entrega de B
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957