“Miramos tanto no estilo de vida americano que deveríamos copiar o carinho e o respeito que eles têm por seus ídolos”
O basquete brasileiro comemorou, no último sábado, dez anos de uma de suas maiores conquistas: a medalha de ouro no Pan-Americano de Indianápolis. O feito se tornou ainda mais grandioso porque o adversário da final eram os Estados Unidos, que nunca haviam perdido em casa em toda a história de 105 anos do esporte. O Brasil já conseguiu importantes títulos mundiais no basquete, mas este de Indianápolis se reveste de maior brilho, ainda que alguns queiram colocá-lo no mesmo patamar dos outros.
Como o grande armador Helio Rubens. Ele quis diminuir a conquista denunciando uma grande dose de inveja por não ter participado daquele grupo vencedor. O feito de Oscar, Marcel, Israel, Guerrinha, Gerson, Cadum, entre outros, se iguala aos inesquecíveis da nossa história esportiva, como os três títulos conquistados pelo futebol e a medalha de ouro do vôlei em Barcelona. A televisão colaborou para a perenidade do Pan-Americano. As incríveis cestas de três pontos do Mão Santa, a magistral atuação de Marcel, os rebotes de Gerson e Israel e a surpreendente reação na segunda etapa, feita de técnica, consciência tática saída da prancheta do mestre Ary Vidal, e garra, muita garra, desnortearam os auto-suficientes adversários.
Existe um péssimo costume no Brasil de esquecer ou pouco lembrar dos fatos heróicos e seus personagens. Perdõe-me, paciente leitor, pela frase surradíssima. Mas, quando rememoramos somos taxados de saudosistas, como se aqueles que assim o fazem não se preocupassem com as glórias atuais. Miramos tanto no estilo de vida americano que deveríamos copiar o carinho e o respeito que eles têm por seus ídolos. Lá o tempo não apaga nem diminui o mérito. Pelo contrário, reforça e aumenta. Felizmente ainda cultuamos Pelé, Senna, Oscar. Mas é muito pouco.
Somos carentes de ídolos porque não damos o devido valor a tantos outros, cujas conquistas ficaram esquecidas no tempo. Tornamos estas figuras descartáveis. Por isso todo aniversário do Pan de Indianápolis deve ser comemorado, do tri da Suécia, Chile e México, de Barcelona. Feliz do povo que pode ser saudosista.
(Do livro de Antonio Roberto de Paula, “Da Minha Janela”, de 2003. Textos publicados no Jornal do Povo a partir de 1997)
“Quando contava as façanhas do meu ídolo, absorto naquela figura que deu tantas emoções à nação corintiana, recebi a notícia da morte do meu amigo Igor Massi”
Já estava na metade do artigo sobre Ronaldo, o grande goleiro corintiano, campeão paulista em 88, 95 e 97, brasileiro em 90 e da Copa do Brasil em 95. Titular por dez anos na mais difícil posição e no cl
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Lançamento de "Dispersos Versos Errantes" na internet: 8 de novembro de 2010
SOBRE AS ILUSTRAÇÕES DO LIVRO-BLOG DISPERSOS VERSOS ERRANTES PRODUZIDAS POR ESTUDANTES EM 2003
Em 2003, pedi ao Marco Aurélio Fabretti, então e
Em cartaz no Cine Maringá O Cavaleiro das 100 caras. Estrelando Lex Baker, que tinha deixado de ser Tarzã e tentava continuar com o sucesso fazendo outros filmes de aventura. Baker contracenava com Liana Orfei.
Em 1962, o leitor da Folha do Norte do Paraná podia obter informações sobre cinema na coluna de Otacílio Cabral, um jovem de 18 anos, que com o tempo passou a ser conhecido como Tatá.
Vindo de Santos sete an
Nascida na cidade paulista de Guará, em 1939, a enfermeira Diva de Souza Fernandes chegou em Maringá no ano de 1946, com a mãe, a viúva Angélica Evangelina de Souza e seus quatro irmãos: Azezu, José, Getúlio e Daniel. O marido de Angélica falecera dois anos antes e diante das dificuldades em Guará, ela resolveu tentar a sorte na nova cidade. O primeiro endereço foi um rancho de palmito no Maringá
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
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