Últimas Publicações / Gabriel Kara Neto doa três telas do artista plástico Violin ao Museu Esportivo homenageando os saudosos Abujanra, Custódio e Maurício Gonçalves

No dia 16 de julho de 2021, as famílias de Sérgio Abujanra, Custódio André Neto e Maurício Gonçalves estiveram no Museu Esportivo de Maringá para participarem de homenagens póstumas carregadas de emoção. Neste dia, os familiares destes três nomes históricos do esporte maringaense conheceram o trabalho do artista plástico Violin: três telas que foram doadas ao MEM por Gabriel Kara José Neto, grande colaborador e membro atuante do nosso projeto de preservação da memória do esporte.

As telas com as imagens de Abujanra, Custódio e Maurício, fixadas na sala de entrada do MEM, estavam cobertas com tecidos de cetim, que foram retirados pelos familiares durante cada uma das homenagens. Obedecendo os protocolos de segurança, com máscaras e uso de álcool em gel, e a norma sanitária de distanciamento, a primeira homenagem foi para Custódio, o Jacaré, craque do futsal e do futebol amador, grande parceiro do Museu Esportivo, sendo um dos primeiros doadores de peças ao MEM, que nasceu em Maringá em 1º de agosto de 1948 e faleceu em Maringá no dia 12 de maio de 2019.  Estavam presentes, Deyse, esposa de Custódio, e os filhos Adriana e Alisson.

Maurício Gonçalves, goleiro histórico do Grêmio Esportivo Maringá, o maior detentor de títulos do futebol profissional da Cidade Canção, grande parceiro do Museu Esportivo, nascido em Jacarezinho-PR em 28 de fevereiro de 1943 e que faleceu em Maringá no dia 8 de abril de 2021, foi o segundo homenageado. Sua esposa Lourdes e o filho Mauricio Gonçalves Júnior compareceram, acompanhados de Roderley Geraldo de Oliveira, grande amigo de Maurício, que com ele jogou no Grêmio Esportivo Maringá.

O terceiro homenageado foi Sérgio Paulo Abujanra, da Galeria dos Esportes, nome consagrado do basquete, figura marcante do esporte maringaense, que foi secretário municipal nas administrações Adriano Valente (1969-1972) e Silvio Barros (1973-1977), grande parceiro do Museu Esportivo, nascido em Ourinhos-SP em 1º de junho de 1940 e que faleceu em Maringá no dia 13 de janeiro de 2021. Representando a família, estiveram no MEM dois dos filhos: Serginho e Fabiane, que foi com seu marido Cuca Amaral. Amilcar Machado Profeta, amigo de Sérgio Abujanra, também compareceu.

Os convidados foram recepcionados pelos diretores do MEM, Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini e pela equipe de colaboradores. O registro em vídeos e fotos deste dia marcante na história do Museu Esportivo foi feito pelo amigo colaborador Sebastião Sobrinho. O casal Violin e Mazza também estava presente. Gabriel Kara Neto, que reside em Cuiabá-MT, não pôde comparecer devido a atraso do voo para Maringá. 

Antonio Roberto de Paula, que discursou nas três homenagens antes do pronunciamento dos familiares e amigos, fez o resumo do encontro: “Ficamos muito felizes com a homenagem a estes três grandes amigos que muito fizeram pelo esporte e para o MEM. Com o apoio do professor Gabriel Kara José Neto foi possível trazer estas telas para o acervo do Museu Esportivo, verdadeiras obras de arte do artista Violin, muito elogiadas pelos familiares. Todos que ali estiveram se emocionaram, se lembraram com carinho e saudades das figuras queridas que já não estão conosco. Para nós, em particular, eu e a Simone, foi gratificante termos sido a ponte, a ligação, para a realização deste evento que entra na história do Museu Esportivo e da cidade de Maringá.”   

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Chicão e Kempes

Copa do Mundo de 1978, Argentina 0 x 0 Brasil. Chicão apresentando suas credenciais ao atacante Mario Kempes. Chicão, nome na história do São Paulo Futebol Clube, faleceu em 2008, aos 59 anos. Mario Kempes, foi o artilheiro daquela Copa em que a Argentina foi campeã com seis gols.

#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo

Arlene Lima doa ao MEM brasão do Município confeccionado por Reynaldo Costa

Arlene Lima, membro da Academia de Letras de Maringá, doou ao Museu Esportivo de Maringá o brasão do Município com o qual ela foi homenageada em 1996 pela administração municipal, que tinha Said Ferreira como prefeito. 
A peça tem alto valor histórico por ter sido doada por uma pioneira da cidade, filha do autor da letra do Hino a Maringá, Ary de Lima, a fundadora do Lar Betânia, entidade que abrigava menores em

Usuários do CAPS II-Canção visitam o Museu Esportivo de Maringá

Na tarde desta terça-feira (19), usuários do CAPS II-Canção, da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, visitaram o Museu Esportivo de Maringá acompanhados da psicóloga Rosana.
Aureliano, Paulo, Evanilde, Rodonaldo e Maria foram recebidos pelos diretores do MEM, De Paula e Simone, que explicaram aos visitantes como foi criado este espaço dedicado à memória do esporte. Rodonaldo, fã de Pelé, Eva

Museu Esportivo de Maringá recebe a camisa oficial do Santos com autógrafo e dedicatória do Rei Pelé; peça foi entregue por Negreiros

Mais uma relíquia no Museu Esportivo de Maringá. E que relíquia! Nosso acervo ficou ainda mais representativo: a camisa do Santos Futebol Clube autografada pelo Rei Pelé com dedicatória ao MEM. Na entrega dessa importante peça, no dia 17 de outubro de 2020, que teve o amigo João Alavarse como responsável em contactar com seus amigos de Santos para obter a assinatura do Rei, recebemos a honrosa visita de Negreiros, craque nas quatro

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital