Últimas Publicações / Wilsinho Capeta e Alex Santos, pai e filho, amigos do Museu Esportivo de Maringá

Wilsinho Capeta, lateral-direito do Grêmio de Esportes Maringá nos anos 70, fez parte do elenco campeão paranaense de 1977, pai do Alessandro Santos, o Alex Santos. Pai e filho já estiveram no Museu Esportivo de Maringá em várias oportunidades. Alex doou uma camisa autografada da seleção japonesa e um quadro com foto e autógrafo. Wilsinho esteve no MEM junto com o filho e acompanhando professores e alunos do Instituto Alex Santos, entidade criada e administrada por Alex. Agora Alex tem mais um desafio na sua vida profissional ligada ao esporte.

É o clube Aruko Sports Brasil – clube empresa – que tem em Alex Santos um de seus idealizadores. De acordo com o site do clube fundado em 18 de dezembro de 2020, o Aruko chega em Maringá com o desafio de formar jovens atletas por meio do futebol, com foco no desenvolvimento integral do indivíduo e na sua capacidade plena de evolução contínua. “Atuaremos nessa temporada, nas categorias de base SUB-15, SUB-17, SUB-19 e entre os PROFISSIONAIS, disputaremos a terceira divisão do futebol paranaense. Juntos com os amantes do futebol da região, queremos ser um orgulho para Maringá, assim com a trajetória do maringaense que disputou duas Copas do Mundo pelo Japão e lá mostrou valores imprescindíveis para o sucesso em qualquer carreira, humildade, simplicidade e liderança.”  

 

Conheça a história de Alex. Informações do wikipédia

Início no Japão

Nasceu em Maringá, atuou nas categorias de base do Grêmio de Esportes Maringá, e se mudou para o Japão em 1994 com dezesseis anos. Matriculou-se na Meitoku Gijuku High School, em Kochi e jogou futebol no time da escola. Depois de se graduar, se juntou ao Shimizu S-Pulse da J-League em 1997. Em 1999 recebeu o troféu do melhor jogador da J-League.

Urawa

Em janeiro de 2004 ,deixou o Shimizu S-Pulse para jogar no Urawa Red Diamonds.

Salzburg

Em janeiro de 2007 Alex foi emprestado ao Red Bull Salzburg.[1]

Volta ao Urawa

Voltou para o Urawa em janeiro de 2008. Teve um grave ferimento num jogo de teste e tinha apenas uma aparição nesta temporada.

Nagoya Grampus

Em julho de 2009 ele concordou em ir jogar no Nagoya Grampus.[2]

Maringá

Voltou para o Brasil, em 2015, para atuar pelo time de sua cidade natal, o Maringá. Ao final da disputa do Campeonato Paranaense - Série A, disputou o Campeonato Paranaense - Série C pelo Grêmio Maringá.

PSTC

Foi contratado pelo PSTC no início de 2016 para defender o clube no Campeonato Paranaense.

Seleção

Em 2001, obteve a cidadania japonesa. Sua primeira aparição com a seleção japonesa foi em 21 de março de 2002 contra a Ucrânia, e fez parte da seleção de Philippe Troussier para a Copa do Mundo 2002.

Também fez parte da seleção japonesa de Zico para a Copa do Mundo de 2006, sua última competição pela seleção japonesa.

Títulos

Prêmios

Futebolista do Ano no Japão: 1999

J. League Melhor Onze: 1999

Títulos

Shimizu S-Pulse

Recopa da AFC: 1999

Copa do Imperador: 2002

Supercopa do Japão: 2002

Urawa Red Diamonds

J. League: 2006

Copa do Imperador: 2005 e 2006

Supercopa do Japão: 2006

Red Bull Salzburg

Bundesliga Austríaca: 2006-07

Seleção Japonesa

Copa da Ásia2004

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

MEM no Almanaque Viapar

Museu Esportivo de Maringá em reportagem no Almanaque Viapar, edição de julho, agosto e setembro. Agradecimentos à Viapar pela divulgação e pelo apoio cultural ao MEM desde o início do nosso projeto de resgate da memória esportiva de Maringá, do Paraná e do país.

Jorginho Inocente doa ao MEM camisa da Unimed autografada por Romário

Nosso amigo e colaborador do Museu Esportivo de Maringá, Jorge Inocente Soriano, diretor de esportes do Country Clube de Maringá e que se destacou na seleção de futsal da cidade e em equipes de empresas e associações, fez mais uma importante doação ao MEM.

Jorginho, que já doou quadros de fotografias, revistas e livro, fez a entrega, no dia 16 de fevereiro de 2019, de uma camisa autografada por Romário, o Baixinho

Navarro Mansur, o dirigente presente nas maiores glórias do futebol maringaense

Navarro Mansur (Domingos José Mansur) faleceu em junho de 2015, aos 87 anos.

Navarro Mansur começou no futebol na década de 1950, sendo presidente do Botafogo, equipe amadora de Curitiba, bairro Mercês. A sua vinda a Maringá aconteceu nos anos 1960, quando foi trazido por seu irmão Enéias para trabalhar numa cerealista. Navarro foi um dos fundadores do Grêmio esportivo Maringá, em 1961, foi vice-presidente e depoi

Equipes amadoras - Fotos doadas por Miltinho Albano ao Museu Esportivo de Maringá (2)

Equipes amadoras - Fotos doadas por Miltinho Albano ao Museu Esportivo de Maringá. Caso você tenha informações sobre estas fotos (nome dos times, jogadores, ano), entre em contato conosco pelo museuesportivo@gmail.com. 

Milton Albano Gomes, o Miltinho, conta a sua história no futebol                          &nb

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital