Dirceu Oscar de Mattos, presidente da Liga de Futebol de Maringá e árbitro, faleceu em 4 de setembro de 2017, aos 65 anos.
Texto da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maringá - 29 de outubro de 2010
A Câmara de vereadores entregou nesta quinta-feira (28.10.2010), Título de Mérito Comunitário ao presidente da Liga Desportiva de Maringá, Dirceu Oscar de Mattos, que faz parte da equipe de assessores do prefeito Silvio Barros. A homenagem foi proposta pelo vereador Belino Bravin, pela dedicação pelo esporte amador de Maringá. Dirceu Oscar de Mattos recebeu o título e o brasão do município.
Durante a solenidade, Dirceu Oscar de Mattos foi homenageado também por atletas e dirigentes do esporte amador de Maringá. “É um momento importante na minha vida, um reconhecimento ao trabalho pelo desenvolvimento do esporte amador de Maringá e também de municípios da região”, afirmou o homenageado.
O vereador Belino Bravin ressaltou a dedicação de Dirceu Oscar de Mattos pelo esporte amador, que mobiliza milhares de atletas e fãs do futebol todos os finais de semana.
O homenageado atuou como árbitro profissional por mais de 20 anos. Em 1991, foi homenageado pela Federação Paranaense de Futebol com o diploma de Cidadão Benemérito do Futebol Paranaense. Mattos foi gerente de futebol do Grêmio Maringá e atualmente preside a Liga Desportiva de Maringá. Ele também atuou na imprensa esportiva da cidade como colunista e comentarista de rádio e televisão. Hoje exerce a função de Gerente de Gestão na Prefeitura.
Paulistano, Dirceu Oscar de Mattos iniciou a carreira de árbitro de futsal em 1977, e no ano seguinte como árbitro de futebol de campo na Liga Desportiva de Maringá. Em 1979 concluiu o curso de árbitros profissionais da Federação Paranaense de Futebol. No mesmo ano deu início a carreira com árbitro profissional que perdurou por duas décadas no futebol profissional.
Entre 1980 e 1986 foi também presidente da Liga Desportiva de Maringá. Fez parte do quadro nacional de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol – CBF entre 1982 e 1994, tendo a oportunidade de trabalhar em vários clássicos de times de elite, tradicionais do futebol brasileiro.
No ano de 1998 assumiu a gerência de futebol do Grêmio Maringá, sendo Campeão da Copa Paraná, título que assegurou vaga na Copa Sul-Minas de 1999. Em 2007, reassumiu a presidência da Liga Desportiva de Maringá.
Dirceu Oscar de Mattos fez história também na crônica esportiva de Maringá, assinando por uma década a coluna Amador em Destaque, no jornal O Diário. Durante cinco anos, entre 2001 e 2006 foi responsável pela coordenação e comentários de esportes da Rádio CBN de Maringá ( Sistema Globo de Rádio) e na TV Tibagi, filiada ao SBT. Também foi por duas vezes presidente da Sauna Samuara, cargo que ocupa atualmente.
Texto do apresentador Jorge Júnior:
Morreu em Maringá, hoje, dia 04 de Setembro de 2017, o ex-árbitro da CBF, (Quadro nacional) Dirceu Oscar de Mattos. Dirceu atuou como árbitro profissional por mais de 20 anos. Em 1991, foi homenageado pela Federação Paranaense de Futebol com o diploma de Cidadão Benemérito do Futebol Paranaense. Mattos foi gerente de futebol do Grêmio Maringá e atualmente preside a Liga Desportiva de Maringá. Ele também atuou na imprensa esportiva da cidade como colunista e comentarista esportivo de rádio e televisão.
Paulistano, Dirceu Oscar de Mattos iniciou a carreira de árbitro de futsal em 1977, e no ano seguinte como árbitro de futebol de campo na Liga Desportiva de Maringá. Em 1979 concluiu o curso de árbitros profissionais da Federação Paranaense de Futebol. No mesmo ano deu início a carreira com árbitro profissional que perdurou por duas décadas no futebol profissional.
Entre 1980 e 1986 foi também presidente da Liga Desportiva de Maringá. Fez parte do quadro nacional de árbitros da CBF - Confederação Brasileira de Futebol entre 1982 e 1994, tendo a oportunidade de trabalhar em vários clássicos de times de elite, tradicionais do futebol brasileiro.
No ano de 1998 assumiu a gerência de futebol do Grêmio Maringá, sendo Campeão da Copa Paraná, título que assegurou vaga na Copa Sul-Minas de 1999. Em 2007, reassumiu a presidência da Liga Desportiva de Maringá.
Dirceu Oscar de Mattos fez história também na crônica esportiva de Maringá, assinando por uma década a coluna Amador em Destaque, no jornal O Diário. Durante cinco anos, entre 2001 e 2006 foi responsável pela coordenação e comentários de esportes da Rádio CBN de Maringá e na TV Tibagi, filiada ao SBT.
Recebeu em vida o Título de “Mérito Comunitário”, como presidente da Liga Desportiva de Maringá. A homenagem foi proposta pela dedicação ao esporte amador de Maringá. Dirceu Oscar de Mattos recebeu o título e o brasão do município. Durante a solenidade, foi homenageado também por atletas e dirigentes do esporte amador de Maringá. Dirceu Oscar de Mattos foi uma das pessoas mais importantes do esporte amador de Maringá e da região noroeste nos últimos 40 anos. Ele morreu aos 65 anos, em função de leocemia rara, descoberta a poucos mais de um ano e estava fazendo tratamento. A notícia da morte de Dirceu deixou a cidade de Maringá e milhares de dirigentes, atletas e fãs do futebol consternados.
Dirceu deixou uma marca de honestidade, alegria, companheirismo, amizade e amor as pessoas e ao esporte. Foi e será sempre um grande amigo da cidade e do futebol. Trabalhei com ele na Liga, no rádio, na TV e no futebol. Ele insistiu que eu fizesse o curso de árbitros em 1989 e queria que eu seguisse na carreira, sempre me incentivando e com muita alegria trabalhei como auxiliar dele em vários jogos no Country. Meu coração está apertado, estou triste, pois perdemos o melhor amigo, o melhor parceiro, o melhor dos melhores! Vá em paz, grande Dirceu… jamais serás esquecido por todos nós!!!
Seja o primeiro a comentar.
Desde que criamos o Museu Esportivo de Maringá tinha em mente trazer o grande ídolo da torcida maringaense dos anos 1960, o campeão paranaense e brasileiro pelo Grêmio Esportivo Maringá, o artilheiro Edgard Belisário, para visitar o endereço da memória esportiva.
Volta e meia ele vem a Maringá visitar familiares, mas nunca dava certo.
No final do ano passado, pensei em falar com o amigo Serraria, o Edvaldo Alves da Si
Edemir Cláudio Marques, nome histórico do Coritiba nos anos 1970, atuou no Grêmio de Esportes Maringá em 1981. Quarto zagueiro e lateral esquerdo, conhecido pela apurada técnica e pelo chute forte e certeiro de perna canhota, Cláudio Marques doou ao Museu Esportivo de Maringá um quadro com o pôster do time do Galo do Norte de 1981, vice-campeão paranaense, em que ele está presente, com a seguinte dedicatória: “Ao
EMPRESAS PARCEIRAS DO MUSEU ESPORTIVO QUE ESTÃO CONOSCO NO CLUBE DO MEM.
OBRIGADO PELA CONFIANÇA.
TORNE-SE ASSOCIADO DO MUSEU ESPORTIVO E USUFRUA DESTES BENEFÍCIOS:
Academia Victoria Muay Thai
Avenida Carlos Borges, 642.
Tel.: 3262-2122
Cel.: 99104-5998
Desconto de 30% nas mensalidades
Ótica Luiza
Rua Santos Dumont, 3225
Tel.: 3020-2050
Cel.: 99166-5829
Desconto de
Didi, Grêmioi Maringá, campeão paranaense de 1977. Reginaldo Benedito Dias fala de Valdir Manuel dos Santos, nascido em 18 de abril de 1949, faleceu em 23 de outubro de 2003.: "Dono de uma técnica refinada e de excepcional visão de jogo, Didi era um grande maestro. Tinha talento para jogar na seleção brasileira. Bola de sobra e juízo de menos. Quem acompanhou a gloriosa arrancada do Grêmio ao título de 1977 jamais se esq
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957