Dirceu Oscar de Mattos, presidente da Liga de Futebol de Maringá e árbitro, faleceu em 4 de setembro de 2017, aos 65 anos.
Texto da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maringá - 29 de outubro de 2010
A Câmara de vereadores entregou nesta quinta-feira (28.10.2010), Título de Mérito Comunitário ao presidente da Liga Desportiva de Maringá, Dirceu Oscar de Mattos, que faz parte da equipe de assessores do prefeito Silvio Barros. A homenagem foi proposta pelo vereador Belino Bravin, pela dedicação pelo esporte amador de Maringá. Dirceu Oscar de Mattos recebeu o título e o brasão do município.
Durante a solenidade, Dirceu Oscar de Mattos foi homenageado também por atletas e dirigentes do esporte amador de Maringá. “É um momento importante na minha vida, um reconhecimento ao trabalho pelo desenvolvimento do esporte amador de Maringá e também de municípios da região”, afirmou o homenageado.
O vereador Belino Bravin ressaltou a dedicação de Dirceu Oscar de Mattos pelo esporte amador, que mobiliza milhares de atletas e fãs do futebol todos os finais de semana.
O homenageado atuou como árbitro profissional por mais de 20 anos. Em 1991, foi homenageado pela Federação Paranaense de Futebol com o diploma de Cidadão Benemérito do Futebol Paranaense. Mattos foi gerente de futebol do Grêmio Maringá e atualmente preside a Liga Desportiva de Maringá. Ele também atuou na imprensa esportiva da cidade como colunista e comentarista de rádio e televisão. Hoje exerce a função de Gerente de Gestão na Prefeitura.
Paulistano, Dirceu Oscar de Mattos iniciou a carreira de árbitro de futsal em 1977, e no ano seguinte como árbitro de futebol de campo na Liga Desportiva de Maringá. Em 1979 concluiu o curso de árbitros profissionais da Federação Paranaense de Futebol. No mesmo ano deu início a carreira com árbitro profissional que perdurou por duas décadas no futebol profissional.
Entre 1980 e 1986 foi também presidente da Liga Desportiva de Maringá. Fez parte do quadro nacional de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol – CBF entre 1982 e 1994, tendo a oportunidade de trabalhar em vários clássicos de times de elite, tradicionais do futebol brasileiro.
No ano de 1998 assumiu a gerência de futebol do Grêmio Maringá, sendo Campeão da Copa Paraná, título que assegurou vaga na Copa Sul-Minas de 1999. Em 2007, reassumiu a presidência da Liga Desportiva de Maringá.
Dirceu Oscar de Mattos fez história também na crônica esportiva de Maringá, assinando por uma década a coluna Amador em Destaque, no jornal O Diário. Durante cinco anos, entre 2001 e 2006 foi responsável pela coordenação e comentários de esportes da Rádio CBN de Maringá ( Sistema Globo de Rádio) e na TV Tibagi, filiada ao SBT. Também foi por duas vezes presidente da Sauna Samuara, cargo que ocupa atualmente.
Texto do apresentador Jorge Júnior:
Morreu em Maringá, hoje, dia 04 de Setembro de 2017, o ex-árbitro da CBF, (Quadro nacional) Dirceu Oscar de Mattos. Dirceu atuou como árbitro profissional por mais de 20 anos. Em 1991, foi homenageado pela Federação Paranaense de Futebol com o diploma de Cidadão Benemérito do Futebol Paranaense. Mattos foi gerente de futebol do Grêmio Maringá e atualmente preside a Liga Desportiva de Maringá. Ele também atuou na imprensa esportiva da cidade como colunista e comentarista esportivo de rádio e televisão.
Paulistano, Dirceu Oscar de Mattos iniciou a carreira de árbitro de futsal em 1977, e no ano seguinte como árbitro de futebol de campo na Liga Desportiva de Maringá. Em 1979 concluiu o curso de árbitros profissionais da Federação Paranaense de Futebol. No mesmo ano deu início a carreira com árbitro profissional que perdurou por duas décadas no futebol profissional.
Entre 1980 e 1986 foi também presidente da Liga Desportiva de Maringá. Fez parte do quadro nacional de árbitros da CBF - Confederação Brasileira de Futebol entre 1982 e 1994, tendo a oportunidade de trabalhar em vários clássicos de times de elite, tradicionais do futebol brasileiro.
No ano de 1998 assumiu a gerência de futebol do Grêmio Maringá, sendo Campeão da Copa Paraná, título que assegurou vaga na Copa Sul-Minas de 1999. Em 2007, reassumiu a presidência da Liga Desportiva de Maringá.
Dirceu Oscar de Mattos fez história também na crônica esportiva de Maringá, assinando por uma década a coluna Amador em Destaque, no jornal O Diário. Durante cinco anos, entre 2001 e 2006 foi responsável pela coordenação e comentários de esportes da Rádio CBN de Maringá e na TV Tibagi, filiada ao SBT.
Recebeu em vida o Título de “Mérito Comunitário”, como presidente da Liga Desportiva de Maringá. A homenagem foi proposta pela dedicação ao esporte amador de Maringá. Dirceu Oscar de Mattos recebeu o título e o brasão do município. Durante a solenidade, foi homenageado também por atletas e dirigentes do esporte amador de Maringá. Dirceu Oscar de Mattos foi uma das pessoas mais importantes do esporte amador de Maringá e da região noroeste nos últimos 40 anos. Ele morreu aos 65 anos, em função de leocemia rara, descoberta a poucos mais de um ano e estava fazendo tratamento. A notícia da morte de Dirceu deixou a cidade de Maringá e milhares de dirigentes, atletas e fãs do futebol consternados.
Dirceu deixou uma marca de honestidade, alegria, companheirismo, amizade e amor as pessoas e ao esporte. Foi e será sempre um grande amigo da cidade e do futebol. Trabalhei com ele na Liga, no rádio, na TV e no futebol. Ele insistiu que eu fizesse o curso de árbitros em 1989 e queria que eu seguisse na carreira, sempre me incentivando e com muita alegria trabalhei como auxiliar dele em vários jogos no Country. Meu coração está apertado, estou triste, pois perdemos o melhor amigo, o melhor parceiro, o melhor dos melhores! Vá em paz, grande Dirceu… jamais serás esquecido por todos nós!!!
Seja o primeiro a comentar.
O goleiro multicampeão pelo Grêmio Esportivo Maringá
Maurício Gonçalves nasceu em Jacarezinho-PR, no dia 26 de fevereiro de 1943, e faleceu em Maringá, no dia 8 de abril de 2021, aos 78 anos.
Maurício Gonçalves veio para o Grêmio Esportivo Maringá em 1963 depois de se destacar na Esportiva de Jacarezinho. O amigo Roderley, que também atuou naquela equipe é quem sugeriu a contrataç&atil
Ginásio Chico Neto - Torcida do Jamelonça, time criado no Jardim Alvorada, em Maringá.
O publicitário Vanderlei Poppi, o Popinho, um dos grandes colaboradores do Museu Esportivo de Maringá, tendo doado camisas e materiais diversos relacionados a esporte, fez a doação de itens da 41ª Prova Rústica Tiradentes, realizada em abril de 2015, e de canecas antigas de chope.
Popinho, que atuou no futebol amador de Maringá no futsal e no campo e está sempre presente nas ações realizadas pelo Museu Esportivo, doou
Se você tem informações sobre as fotos entre em contato conosco pelo e-mail museuesportivo@gmail.com
Mauro Volponi.
Waldir Pinheiro (in memoriam).
Oswaldo Lima (in memoriam).
Marcelo Henrique.
José Luiz Lopes Vieira - Pancho.
Manuel Firmino (in memoriam).
Claudemir Baio.
Claudemir Baio.
Custódio André Neto (in memoriam).
José Carlos Va
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957