Últimas Publicações / Websérie Paixão Cinquentenária - MEM e Maringá Histórica vão lançar série documental sobre o futebol de Maringá

De Paula, Miguel Fernando e Tilinho vão produzir websérie com dez episódios tendo 100 entrevistados, imagens inéditas de grandes jogos realizados no Willie Davids, áudios originais de transmissões esportivas, fotografias, revistas e jornais antigos.

Em série documental, a história do futebol profissional vai ser contada em vídeo pelo jornalista Antonio Roberto de Paula, o pesquisador Miguel Fernando e o pesquisador de futebol Ortílio Carlos Vieira. O trio se reuniu na última quinta-feira (28) para firmar a parceria entre o Museu Esportivo de Maringá, que tem De Paula como diretor, e o Maringá Histórica, de Miguel Fernando, projeto multimídia de resgate da história da cidade em todas as áreas, por ele criado em 2004. Ortílio Carlos Vieira, o Tilinho, que já foi dirigente esportivo, é considerado o maior estudioso do futebol maringaense, tendo publicado em 2005, em parceria com Reginaldo Lima, o livro “A história do futebol profissional de Maringá”. O grupo está coletando materiais históricos de seus acervos para transformar “Paixão Cinquentenária” em um marco na história do esporte da cidade e do Paraná.

A produção terá dez episódios, que serão disponibilizados na web, abordando o início do profissionalismo do futebol em Maringá desde a primeira tentativa de montagem para este objetivo, no final dos anos 1950, a fundação do Grêmio Esportivo Maringá em 1961, as agremiações criadas ao longo das décadas e atualmente. Os trabalhos começam neste mês de junho e, diante do volume de pesquisas, do farto material e do grande número de entrevistados, a previsão é de que avancem até o primeiro trimestre de 2021. Quanto às exibições, os episódios serão lançados conforme vão sendo finalizados.

Felipe Cosmos, criativo produtor de vídeo e publicitário, da Cosmos Filmes, que realiza trabalhos para o Maringá Histórica, será o responsável pelas filmagens e edição. “Paixão Cinquentenária” terá cerca de 100 entrevistados (ex-jogadores, jogadores, dirigentes, profissionais da imprensa e torcedores), vídeos inéditos de grandes jogos no estádio Willie Davids e de dirigentes e autoridades do Município em eventos esportivos, áudios originais de históricas transmissões esportivas, fotografias, revistas e jornais antigos. “Trata-se de um projeto gratificante, arrojado, que só está sendo possível porque firmarmos a parceria com pessoas apaixonadas pelo esporte e pela história e altamente profissionais”, avalia De Paula. “Vamos compartilhar nossas pesquisas e as raridades obtidas pelo Maringá Histórica para este projeto de forte apelo histórico e popular; é um trabalho desafiador e isso nos motiva”, define Miguel Fernando. “O povo da nossa cidade e da região foi muito feliz com as conquistas dos nossos times. Resgatando essa história, vamos levar emoção a essas pessoas e mostrar às novas gerações que é possível voltar a ser feliz ”, completa Tilinho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Museu Esportivo de Maringá inaugura exposição "Kaltoé no Esporte" nesta terça-feira (14)

O cartunista maringaense Luiz Carlos Altoé, o Kaltoé, terá dez de seus trabalhos expostos no Museu Esportivo de Maringá, a maior parte deles relacionados ao esporte. O lançamento da exposição, permanente, será nesta terça-feira (14), às 17h30. São obras das décadas de 1970; de 1980, estas publicadas nos extintos jornais “Gazeta Maringaense” e “Correio da Cidade” e na revista “Pois

Bola autografada pela medalhista olímpica Sandra Pires é doada ao MEM pela ACIM

Paulo Lima, o vice-presidente de Esportes da ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá, entregou ao Museu Esportivo de Maringá uma bola de vôlei da marca Wilson com o autógrafo de Sandra Pires, jogadora de vôlei, que foi a primeira brasileira campeã olímpica.
Sandra esteve em Maringá no dia 2 de dezembro de 2018 prestigiando o Prêmio ACIM Esportes e proferindo a palestra "Foco e superaç&atil

Wilsinho Capeta e Alex Santos, pai e filho, amigos do Museu Esportivo de Maringá

Wilsinho Capeta, lateral-direito do Grêmio de Esportes Maringá nos anos 70, fez parte do elenco campeão paranaense de 1977, pai do Alessandro Santos, o Alex Santos. Pai e filho já estiveram no Museu Esportivo de Maringá em várias oportunidades. Alex doou uma camisa autografada da seleção japonesa e um quadro com foto e autógrafo. Wilsinho esteve no MEM junto com o filho e acompanhando professores e alunos do Instituto Alex Santos,

Projeto Parceiros do MEM

Lançamento do projeto “Parceiros do MEM” reuniu atletas de diferentes épocas e de diversas modalidades

Mais de noventa pessoas estiveram no Museu Esportivo na manhã do dia 11 de junho de 2019 para prestigiar o lançamento do “Parceiros do MEM”, projeto que tem o objetivo de buscar parcerias junto às empresas para o fortalecimento do Museu.

Atletas do futebol, futsal, basquete, vôlei, atletismo

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital