De Paula, Miguel Fernando e Tilinho vão produzir websérie com dez episódios tendo 100 entrevistados, imagens inéditas de grandes jogos realizados no Willie Davids, áudios originais de transmissões esportivas, fotografias, revistas e jornais antigos.
Em série documental, a história do futebol profissional vai ser contada em vídeo pelo jornalista Antonio Roberto de Paula, o pesquisador Miguel Fernando e o pesquisador de futebol Ortílio Carlos Vieira. O trio se reuniu na última quinta-feira (28) para firmar a parceria entre o Museu Esportivo de Maringá, que tem De Paula como diretor, e o Maringá Histórica, de Miguel Fernando, projeto multimídia de resgate da história da cidade em todas as áreas, por ele criado em 2004. Ortílio Carlos Vieira, o Tilinho, que já foi dirigente esportivo, é considerado o maior estudioso do futebol maringaense, tendo publicado em 2005, em parceria com Reginaldo Lima, o livro “A história do futebol profissional de Maringá”. O grupo está coletando materiais históricos de seus acervos para transformar “Paixão Cinquentenária” em um marco na história do esporte da cidade e do Paraná.
A produção terá dez episódios, que serão disponibilizados na web, abordando o início do profissionalismo do futebol em Maringá desde a primeira tentativa de montagem para este objetivo, no final dos anos 1950, a fundação do Grêmio Esportivo Maringá em 1961, as agremiações criadas ao longo das décadas e atualmente. Os trabalhos começam neste mês de junho e, diante do volume de pesquisas, do farto material e do grande número de entrevistados, a previsão é de que avancem até o primeiro trimestre de 2021. Quanto às exibições, os episódios serão lançados conforme vão sendo finalizados.
Felipe Cosmos, criativo produtor de vídeo e publicitário, da Cosmos Filmes, que realiza trabalhos para o Maringá Histórica, será o responsável pelas filmagens e edição. “Paixão Cinquentenária” terá cerca de 100 entrevistados (ex-jogadores, jogadores, dirigentes, profissionais da imprensa e torcedores), vídeos inéditos de grandes jogos no estádio Willie Davids e de dirigentes e autoridades do Município em eventos esportivos, áudios originais de históricas transmissões esportivas, fotografias, revistas e jornais antigos. “Trata-se de um projeto gratificante, arrojado, que só está sendo possível porque firmarmos a parceria com pessoas apaixonadas pelo esporte e pela história e altamente profissionais”, avalia De Paula. “Vamos compartilhar nossas pesquisas e as raridades obtidas pelo Maringá Histórica para este projeto de forte apelo histórico e popular; é um trabalho desafiador e isso nos motiva”, define Miguel Fernando. “O povo da nossa cidade e da região foi muito feliz com as conquistas dos nossos times. Resgatando essa história, vamos levar emoção a essas pessoas e mostrar às novas gerações que é possível voltar a ser feliz ”, completa Tilinho.
Seja o primeiro a comentar.
O Museu Esportivo de Maringá tem agora no seu acervo uma camisa oficial da Sociedade Esportiva do Gama, clube fundado em 15 de novembro de 1975, da cidade de Gama, no Distrito Federal. Com autógrafos de jogadores, campeões brasilienses de 2019, a peça foi doada pelo amigo do MEM, Amarildo Fernandes, delegado da Polícia Civil de Brasília e que já residiu em Maringá.
Ele esteve no centro de treinamento do clube no dia 21 de dezem
O dia em que a lenda Edgard Belisário esteve no Museu Esportivo de Maringá
Desde que criamos o Museu Esportivo de Maringá tinha em mente trazer o grande ídolo da torcida maringaense dos anos 1960, o campeão paranaense e brasileiro pelo Grêmio Esportivo Maringá, o artilheiro Edgard Belisário, para visitar o endereço da memória esportiva.
Volta e meia ele vem a Maringá visitar familiares, mas nunca d
Crônica de Antonio Roberto de Paula.
Jogo emocionante pela Copa do Brasil na noite de ontem no estádio Willie Davids. O Maringá Futebol Clube precisava da vitória para passar de fase. Ao até então invicto América mineiro o empate lhe bastava. Time de série A em 2023 e B em 2024, com um elenco reforçado, o América jogou aberto na primeira etapa, buscou o gol. Mostrou personalidade, esquem
O jogo histórico completa 53 anos
No dia 13 de fevereiro de 1966, o Grêmio Esportivo Maringá escrevia uma das mais belas páginas da história do futebol paranaense. No amistoso disputado no estádio Willie Davids, venceu a União Soviética por 3 a 2. Um resultado improvável. O time do interior do Paraná, com dois gols de Edgar Belizário e um de Luiz Roberto, derrotava o temido selecionado soviético do lend&
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957