Últimas Publicações / Jorginho, craque do futsal, doa ao MEM quadros de fotografias antigas e revistas do Country Club de Maringá

Jorginho, craque do futsal, doa ao MEM quadros de fotografias antigas e revistas do Country Club de Maringá

Jorge inocente Soriano, o Jorginho, foi um dos melhores jogadores do futsal maringaense nos anos 1970 e 1980. Goleador de grande técnica, foi presença constante nos selecionados da cidade e nas principais equipes formadas ao longo daqueles anos.  Seu excelente desempenho nas quadras fez com que ficasse conhecido em todo o estado, o que o levou a ser convocado para a seleção do Paraná nos anos 1980. 
No videodocumentário “Histórias que a bola pesada contou” (à disposição no youtube), produzido e dirigido pelo diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, lançado em 2012 nas comemorações dos 50 anos do futsal de Maringá, Jorginho foi um dos entrevistados. Neste filme, ele conta fatos marcantes da sua vida no futsal. 
Sua carreira teve início no futebol de campo, em equipes infantis da cidade, inclusive na comandada pelo saudoso José Lourenço dos Santos, o histórico Zé Preto. Contemporâneo de Serraria, Astério, Guerlles e Nelito,  Jorginho fez do futebol a sua paixão e o seu trabalho. Funcionário da secretaria municipal de Esportes, tendo ocupado cargos na gerência e diretoria, Jorginho também é gerente de Esportes do Country Club de Maringá. 
No dia 26 de janeiro, Jorginho esteve no Museu Esportivo de Maringá fazendo a doação de quadros de fotografias antigas de equipes em que ele atuou, revistas do Country dos anos de 2008, 2009, 2010, 2012, 2015, 2016 e 2018, e um título patrimonial categoria conselheiro do Grêmio de Esportes Maringá, adquirido em 1977 por Ayrton do Nascimento, seu sogro, pai da sua esposa Regina.  São relíquias que tornam o MEM ainda mais representativo e possibilita que as novas gerações tenham mais informações de um período importante do salonismo da Cidade Canção. 
No total, Jorginho doou 12 quadros de equipes em que ele atuou nos anos 1970 e 1980. São fotografias que ajudam a contar a história do salonismo maringaense e a importância desse esporte para a cidade numa época em que as equipes de clubes e empresas eram verdadeiras seleções, com grande competitividade, atraindo grandes públicos nos jogos. Também foram doadas fotografias de equipes em que ele atuou em competições estaduais e um Campeonato Sul-Brasileiro de Futsal. 
A fotografia mais antiga é a do time infantil de 1976, de futebol de campo, que tinha Zé Preto como treinador. Em ordem cronológica, as demais doadas por Jorginho: 1979, Expresso Maringá, campeão paranaense juvenil de futsal; 1979, Supermercado Agostinho, vice-campeão sul-brasileiro de futsal; 1980, seleção de Maringá de futsal; 1980, seleção paranaense de futsal; 1981, time futsal da MR Malharia; 1981, seleção de Maringá de futsal nos Jogos Abertos do Paraná, em Apucarana; 1982, Galeria dos Esportes, vice-campeão da VII Copa Tibagi de Futsal, finais em Marialva; 1983, time de futsal da Galeria dos Esportes; time de futsal da Cafeeira Santa Lúcia, 1985; e dois quadros de equipes de futebol suíço, de 1986, do Country Club de Maringá.
“Agradecemos a significativa doação do Jorginho. Temos a grata satisfação de dizer que os grandes atletas do futebol de salão de Maringá são nossos colaboradores. Desde que iniciamos com o MEM, primeiramente com as exposições itinerantes, recebemos peças que contam a história do esporte, dos ex-atletas, atletas, familiares de pioneiros que já não estão entre nós e esportistas em geral. Estamos contando a história do esporte maringaense através dos amigos como o Jorginho”, afirma o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Radialistas de Campo Mourão

O amigo do Museu Esportivo, Ilivaldo Duarte, de Campo Mourão-PR, envia a foto e dá o depoimento: "Olha aí Antonio Roberto de Paula, meu amigo, a alegria de ter feito parte da melhor equipe esportiva de todos os tempos do rádio mourãoense. Viva o rádio!"

GT Foods renova patrocínio com o Museu Esportivo de Maringá

 Boas notícias para a cultura esportiva de Maringá! A GT Foods, uma das principais empresas do país, orgulho de Maringá e do Brasil, renovou seu contrato de patrocínio com o Museu Esportivo de Maringá (MEM). Esta parceria, que começou em novembro de 2021, tem sido fundamental para a preservação e valorização da nossa rica história esportiva.

 Sob a liderança de Ciliomar Tortola, o Ci

Equipe de veteranos do Museu Esportivo de Maringá fez amistoso em Bonsucesso, Várzea Grande, Mato Grosso, dia 1º de novembro de 2020

Jogando amistosamente, em Várzea Grande-MT, a equipe veterana do Museu Esportivo de Maringá empatou com o time do Bonsucesso, do distrito do mesmo nome daquela cidade. A partida, realizada no estádio estádio Cândido Jordão de Magalhães, foi organizada pelo amigo-colaborador do MEM, professor Gabriel Kara Neto, que possui um chácara em Bonsucesso.
Os donos da casa inauguraram o marcador e ampliaram ainda na primeira etapa. Com

O primeiro Campeonato Paranaense disputado pelo Grêmio de Esportes Maringá foi em 1975.

Foto enviada pelo nosso amigo do Museu Esportivo de Maringá, Bugrão, que era do time júnior nessa época. Grêmio de Esportes Maringá, 1975, a primeira equipe que disputou o Campeonato Paranaense. Os jogos do time, criado por Elnio Silveira Pohlmann, eram mandados no estádio Brasil, de Marialva, porque o estádio Willie Davids estava em reformas. A escalação: Elnio Pohlman, Mococa, Antenor,  Levi, João Bat

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital