Desde o último dia 9 a Exposição Maringá Futebol Memória, promovida pelo Museu Esportivo, que tem o apoio cultural da Viapar, está no Shopping Cidade Maringá, avenida Tuiuti, nº 710. Na abertura, o curador da exposição, o jornalista Antonio Roberto de Paula, e a direção do shopping recepcionaram os convidados, em sua maioria, ex-jogadores do futebol profissional de Maringá e amador.
Na oportunidade, os ex-atletas gravaram depoimento em vídeo quando falaram de suas carreiras no futebol e sobre a mostra, que tem como objetivo resgatar a história do esporte na cidade e homenagear seus personagens. Neste dia, o poeta maringaense Jaime Vieira gravou poemas de autoria de De Paula tendo o futebol como tema, que serão disponibilizados no site www.museuesportivo.com.br.
A exposição, que é itinerante, ficará no Shopping Cidade até o mês de abril. Camisas de clubes da cidade, faixas de campeões, flâmulas, fotografias e jornais antigos e painéis com poesias e informações sobre o futebol de Maringá compõem a mostra. A tela 'O futebol invade a cidade' do artista plástico Tadeu dos Santos e a escultura 'O guerreiro da bola' do artista plástico Nivaldo Tonon também fazem parte da exposição.
'Agradeço à direção do Shopping Cidade pela oportunidade de expor a história do futebol da nossa cidade e o empenho dos funcionários que nos apoiaram na montagem. Convido os maringaenses e as pessoas da região que visitem nossa exposição para conhecer uma bela história de 70 anos', enfatiza De Paula, que acrescenta: 'Quem tiver interesse em doar alguma peça para a nossa exposição, pode entrar em contato pelo telefone (44) 3227-9674).​
Seja o primeiro a comentar.
O técnico Vicente Feola convocou 33 jogadores para a Seleção Brasileira que se prepararia para a Copa do Mundo de 1958, inicialmente nas cidades mineiras de Poços de Caldas e Araxá, onde foram realizados os treinamentos em que a comisão técnica começou a observar o grupo em que, ao final, 11 jogadores seriam cortados.
Nos coletivos, uma curiosidade: a equipe treinava com uniforme de jogo, entre eles o de camisa azu
Luiz de Canini era o dono da camisa 11 da Lusinha Mandaguariense; filho André fez a doação da raridade.
O Museu Esportivo de Maringá recebeu a doação de uma camisa da Portuguesa de Mandaguari, equipe que disputava os campeonatos amadores naquela cidade e amistosos na região durante a primeira metade dos anos 1960.
Embora usasse o mesmo nome e as mesmas cores do clube paulista, o time pé-vermelho não estampav
Nosso amigo colaborador do Museu Esportivo, Mauricio Azanha, envia foto do Maringá Histórica (maringahistorica.blogspot.com), blog do amigo Miguel Fernando. É Mauricio quem conta: "No final dos anos 90 as Casas Felipe, muito forte nos anos 70, já agonizava. Acabou sendo vendida para Magazine Luiza. Eram mais de 20 lojas na região de Maringá, mas sua sede era em Paranavaí. As Casas Bahia fez uma oferta, mas o grupo optou pela
Tenho vinte e cinco anos de sonho e de sangue e de América do Sul. Por força deste destino, um tango argentino me vai bem melhor que um blues. (Belchior, A Palo Seco)
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957