Toda vez em que formos falar sobre o Museu Esportivo de Maringá temos que fazer uma associação com “gratidão”. Ao longo desses quase 12 anos de história, os familiares, amigos, doadores, patrocinadores, profissionais da imprensa e parceiros nos ajudam a levar adiante este projeto que, por reunir tantas pessoas queridas, já é vitorioso.
Esta constatação é ainda mais latente e visível quando organizamos um evento. A mobilização dos amigos, o carinho e o apoio emocionam. No dia 21 de dezembro de 2025 abrimos o MEM pela primeira vez num domingo. Não tínhamos ideia do público que estaria presente, até porque em final de ano muitos estão de férias, viajando. Mas precisávamos organizar o nosso bazar de artigos exclusivos do Museu Esportivo de Maringá, como um pontapé inicial para a realização de ações do tipo.
E podemos afirmar convictamente que foi um sucesso. Conseguimos mostrar para muitas pessoas, além daquelas que lá não estiveram, que o MEM possui uma loja de produtos personalizados e de muito bom gosto. Fizemos uma ótima divulgação que, certamente, renderá frutos em 2026.
O Museu Esportivo de Maringá, uma associação constituída, que no próximo ano deverá atuar em outras frentes, vem se mantendo pela parceria de valorosos patrocinadores e com as promoções que realizamos. Por isso, a venda de camisetas, porta-cartões, canecas, bonés, entre outros itens, é muito importante para a sequência do nosso trabalho.
Conseguimos os apoios porque nossos colaboradores têm a consciência da importância deles para que possamos prosseguir. Citar nomes seria incorrer no perigoso viés dos inevitáveis esquecimentos porque cada um dá a sua cota de colaboração de maneira específica e é esta soma que possibilita que as ideias saiam do papel e tenham êxito.
Contudo, vamos recorrer a um nome que está conosco desde que iniciamos o MEM e que neste texto vai representar a lista de parceiros desses anos: o querido professor Gabriel Kara Neto, que residiu na cidade, conquistou muitos amigos, principalmente no esporte, marcou seu nome e se mudou para Cuiabá. O Museu Esportivo foi o canal de reaproximação dele com os seus amigos e a partir daí ele foi fazendo novas amizades. E todas as vezes que pedimos seu apoio, ele, invariavelmente, utiliza o termo “tamo junto”.
E, graças a Deus, são muitos deste clube do “tamo junto” que nos incentivam, nos dão a confiança necessária para pôr em prática algo que para muita gente pode parecer simples. Teríamos que nominar, mas eles sabem, ou devem saber, quem são. Eles estão guardados nos nossos corações. Ótimo que são muitos nomes neste time grande, que vai ficando cada vez maior. Uma palavra, um sorriso, um abraço, um ombro amigo, uma mensagem, uma visita, uma colaboração, tudo é energia para tocar em frente, ampliar horizontes.
Nossa eterna gratidão. Muito obrigado pela confiança. Deus nos abençoe. Saúde física, mental e espiritual para todos nós. Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.
(Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini)
Seja o primeiro a comentar.
Nosso amigo do Museu Esportivo, Valdecir Guidini de Morais, pioneiro maringaense, promotor público aposentado, esteve no MEM no dia 23 de março de 2019 quando homenageamos o ídolo histórico do Grêmio Esportivo Maringá, Roderley Geraldo de Oliveira.
Nessa visita, a primeira de muitas, assim desejamos e ele também, quando fez o discurso de homenagem a Roderley, juntamente com o amigo Oscar Batista de Oliveira, o Dr. Guidini doou ao MEM uma
Ingresso do jogo Botafogo F. C. 4 x 0 Santos, Campeonato Paulista, dia 20 de março de 2019, que livrou o time de Ribeirão Preto do rebaixamento. Doado ao MEM pelo amigo palmeirense Emilson Rodrigues Marques, que morou em Ribeirão Preto e comemorou muito a goleada e a permanência do Botinha na elite paulista. Além deste ingresso, Emilson doou um distintivo do clube. Uma história rápida (?) e emocionante (pelo menos para mim). Uns dias atrás, o eterno artilheiro do Grêmio de Esportes Maringá, Itamar Bellasalma, meu amigo, autor do gol do título do clube maringaense em 1977, me ligou: Amantes do esporte e da história, temos algo especial para vocês! O Museu Esportivo de Maringá abriga uma coleção com mais de 15 mil itens que narram as glórias e desafios do mundo esportivo. Cada objeto em nosso acervo é uma janela para momentos que definiram o esporte em Maringá, no Paraná, no Brasil e até mesmo em outros paí
- "Sabe o professor Celso?
- Sei, sim
- Ele vem pra Maringá e quer se encontrar comigo e com você. A camisa do Grêmio que eu dei pra ele, ele quer dar pro Museu Esportivo."
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957