(texto de Antonio Roberto de Paula, diretor do Museu Esportivo de Maringá)
Na festa do dia 10 de julho, promovida pelo Museu Esportivo e Liga de Futsal de Maringá, eu e a Simone conhecemos o Osvaldo Luiz Patrão, o moço de Nova Esperança, que trabalhou no Bamerindus de Maringá, depois foi para Curitiba, onde reside até hoje. Conhecemos também a esposa dele, a Terezinha.
Através do amigo comum, Aldi César Mertz, Patrão ficou sabendo do Museu Esportivo em 2017. No início do ano passado, ele mandou várias peças ao MEM: camisas, álbum de fotografias, bótons, ingressos antigos entre outros itens. Desde então, a gente vem se falando aqui no grupo.
Presidente da Associação dos Ex-funcionários do Bamerindus, Patrão foi craque do futebol amador e do futsal, chegou a jogar na seleção maringaense da bola pesada nos anos 1970 e de Nova Esperança também, é um apaixonado por futebol e outros esportes, torcedor do Santos, mas, pelo que vi, naquele coração cabem outras paixões clubísticas.
Pois bem, naquela festa, fui me apresentar e ele me surpreendeu com uma bolsa com várias relíquias: camisas autografadas, ingressos antigos, poster, livro, encarte e uma bola autografada por João Havelange, que foi presidente da Fifa.
Na correria não deu para avaliar o material que estava recebendo para o Museu. São peças históricas que contribuem para tornar nosso espaço ainda mais representativo. Agora, vamos catalogar item por item e expor as peças.
A lamentar somente o fato de eu não ter apresentado a minha mãe ao Patrão durante a festa. Dona Rita ficou sabendo do Patrão quando ele se submeteu a uma cirurgia do quadril e, como sempre faço quando algum amigo está enfermo, pedi pra ela fazer orações para a recuperação dele. Quando disse que o Patrão estava lá, levei uma reprimenda. Não faltará oportunidade. Da próxima vez vai dar certo.
Grato, amigo Patrão, grato pelo apoio, pelas doações e amizade e confiança no nosso trabalho. Abração, Terezinha!
As fotos: Aldi, De Paula, Simone e Patrão e as peças doadas.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo #soumem
Seja o primeiro a comentar.
O amigo maringaense Athos Lima, que pertence ao grupo "Amigoso do Museu Esportivo" do facebook, filho do Reginaldo Lima, ex-jogador do Grêmio Maringá, agora é jogador da base do Cruzeiro de Belo Horizonte. Boa sorte, garoto canhoteiro, bom de bola. Deus te abençoe nesse novo desafio. (Antonio Roberto de Paula)
Salve, salve Jacaré! Eternamente em nossos corações!
Os amigos do Museu Esportivo estiveram na Câmara Municipal, no dia 8 de agosto de 2019, acompanhando a votação e aprovação do projeto de lei denominando Custódio André Neto, Jacaré, o "Meu Campinho" localizado na avenida Joaquim Duarte Moleirinho. O projeto de homenagem ao saudoso amigo Custódio é de autoria dos vereadores M&aacu
Equipes amadoras (4)
Colabore conosco. Ajude-nos com informações sobre as fotos: nome do time, escalação e ano.
Na manhã do dia 5 de dezembro de 2018, uma quarta-feira, o Tilinho me ligou. Ele queria levar o Ademir da Guia ao Museu Esportivo de Maringá na sexta-feira (7). Lógico, claro! Topei na hora. Na sexta, a Maria Rita, afilhada minha e da Simone, tinha uma apresentação na escola dela em Jandaia do Sul, às 19 horas. Caramba, se for muito tarde não vai dar tempo de ver a Maria Rita. Expliquei para o Tilinho a situação, ele entendeu. Ent
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957