(texto de Antonio Roberto de Paula, diretor do Museu Esportivo de Maringá)
Na festa do dia 10 de julho, promovida pelo Museu Esportivo e Liga de Futsal de Maringá, eu e a Simone conhecemos o Osvaldo Luiz Patrão, o moço de Nova Esperança, que trabalhou no Bamerindus de Maringá, depois foi para Curitiba, onde reside até hoje. Conhecemos também a esposa dele, a Terezinha.
Através do amigo comum, Aldi César Mertz, Patrão ficou sabendo do Museu Esportivo em 2017. No início do ano passado, ele mandou várias peças ao MEM: camisas, álbum de fotografias, bótons, ingressos antigos entre outros itens. Desde então, a gente vem se falando aqui no grupo.
Presidente da Associação dos Ex-funcionários do Bamerindus, Patrão foi craque do futebol amador e do futsal, chegou a jogar na seleção maringaense da bola pesada nos anos 1970 e de Nova Esperança também, é um apaixonado por futebol e outros esportes, torcedor do Santos, mas, pelo que vi, naquele coração cabem outras paixões clubísticas.
Pois bem, naquela festa, fui me apresentar e ele me surpreendeu com uma bolsa com várias relíquias: camisas autografadas, ingressos antigos, poster, livro, encarte e uma bola autografada por João Havelange, que foi presidente da Fifa.
Na correria não deu para avaliar o material que estava recebendo para o Museu. São peças históricas que contribuem para tornar nosso espaço ainda mais representativo. Agora, vamos catalogar item por item e expor as peças.
A lamentar somente o fato de eu não ter apresentado a minha mãe ao Patrão durante a festa. Dona Rita ficou sabendo do Patrão quando ele se submeteu a uma cirurgia do quadril e, como sempre faço quando algum amigo está enfermo, pedi pra ela fazer orações para a recuperação dele. Quando disse que o Patrão estava lá, levei uma reprimenda. Não faltará oportunidade. Da próxima vez vai dar certo.
Grato, amigo Patrão, grato pelo apoio, pelas doações e amizade e confiança no nosso trabalho. Abração, Terezinha!
As fotos: Aldi, De Paula, Simone e Patrão e as peças doadas.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo #soumem
Seja o primeiro a comentar.
Foto e informações de José Luiz Lopes Vieira, o Pancho. Handebol de Maringá nos Campeonatos Juvenis do Paraná. Equipe de 1977. Acredito que seja a primeira equipe juvenil do Clube Olímpico de Maringá. Em pé a partir da esquerda: Betão, Hassen, Durval, José Luiz Lopes Vieira
(Zé Luiz), Osmar e João Marin Mechia
Agachados: Leonardo, Ademir, Casagrande e Teófilo. Betão queb
Álbum com recortes de jornais e revistas do Grêmio Esportivo Maringá e Grêmio de Esportes Maringá doado ao MEM
O maringaense Varlei Lopes da Silva, 51 anos de idade, é um torcedor apaixonado pelo Grêmio Maringá. Menino ainda, morava na Vila Operária, próximo do Brinco da Vila, o local de treinamentos do Grêmio. Na década de 1980, o clube vivia uma grande fase. Tinha sido campeão paranaense em 1977
A camisa 8 do Grêmio de Esportes Maringá, usada por Ferreirinha em 1977, ano em que o Grêmio Maringá foi campeão Paranaense, agora é peça do acervo do Museu Esportivo. A relíquia foi doada pelo barbeiro da Vila Operária, Gaudêncio Uehara.
Ele esteve no Museu Esportivo no dia 1º de junho de 2019 quando Itamar Bellasalma também esteve. Cercado de torcedores curiosos com a relíquia, o barbeiro
Hoje, 20 de agosto de 2019, a reunião foi com nossos amigos do Museu Esportivo, Wellington Oliveira, Alcemir Piconi, Giovanni Meireles e Orwille Moribe no projeto "Era uma vez no esporte". Assistimos a um documentário sobre o craque Dêner, que faleceu em 1994, aos 23 anos. Um bate-papo agradável depois da exibição num encontro de gerações tendo a bola como tema principal.
#museuesportivodemaringa #amigosdomu
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957