Você possui tesouros esportivos guardados? O Museu Esportivo de Maringá (MEM) convida você a compartilhar sua paixão pelo esporte e a enriquecer nossa coletânea histórica. Em nossos dez anos de história, mais de 420 doadores já contribuíram para a formação de um acervo com mais de 10 mil itens, consolidando o MEM como um dos museus mais importantes do Brasil na área esportiva.
Estamos sempre à procura de camisas, flâmulas, faixas, chuteiras, bolas, canecas, jornais, revistas, fotografias, carteirinhas, credenciais e documentos que registrem a rica história do esporte em Maringá, no Paraná e no país. Cada peça é um fragmento vital da nossa história comum, preservando a memória e inspirando gerações futuras.
Como Doar? Você pode fazer parte dessa história de preservação e inspiração. Para doar, entre em contato conosco pelo telefone (44) 99156-1957 ou visite nossa sede. Estamos abertos aos sábados, das 9h ao meio-dia, na rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415, Jardim Guaporé, em Maringá - o verdadeiro endereço da memória esportiva.
Seu Legado Permanente Ao doar para o Museu Esportivo de Maringá, você não apenas preserva a história, mas também marca seu nome na memória do esporte. Sua contribuição ajuda a manter viva a chama do esporte e inspira a comunidade a valorizar e reconhecer o impacto cultural e social do esporte em nossas vidas.
Participe! Sua história e suas relíquias têm um lugar de honra esperando por elas no coração do Museu Esportivo de Maringá. Venha e deixe sua marca no patrimônio esportivo brasileiro!
Seja o primeiro a comentar.
José Alberto Pigini, o Zezé, bancário aposentado, um dos grandes jogadores de futsal de Maringá, sendo destaque da equipe do Banestado e do selecionado da cidade na década de 1970, doou ao MEM um pôster do selecionado maringaense de futsal que disputou a final dos Jogos Abertos do Paraná realizados em Maringá e perdeu nos pênaltis para Curitiba. Zezé fazia parte daquele time. Ele também doou revistas antigas - Placar,
Campeão estadual pelo Grêmio de Esportes Maringá, em 1977, Wagner Valente, esteve no Museu Esportivo de Maringá no dia 1º de setembro. Morando atualmente na cidade mineira de Uberlândia, esta foi a primeira visita do goleiro que ficou na história do futebol maringaense.
Em 2016, ele esteve na Exposição Itinerante Maringá Futebol Memória, cujo lançamento ocorreu na Casa de Bamba, tradicional casa de sh
No dia 1º de novembro de 2019, recebemos no Museu Esportivo a visita de ex-atletas do time de futsal da Organização Monteschio, clube criado pelo inesquecível Álvaro Monteschio, um maringaense apaixonado pelo esporte, que faleceu em 2012, aos 65 anos.
Vários desses ex-atletas do "time da funerária", como se dizia, são nossos amigos no grupo "Amigos do Museu Esportivo" e o motivo da visita ao MEM, além d
Equipe do Clube Olímpico de Maringá.
Informações de José Luiz Lopes Vieira, o Pancho.
Lembranças do Handebol. Taça Brasil de Handebol em Aracaju, Sergipe - 1983. Fotos cedidas por Marcel
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957