Texto de Flávio Frim, do www.bloglondrinense.blogspot.com.
Lembro-me de começar a gostar do Londrina Esporte Clube na brilhante Campanha de 1977-1978. Na época, com 10 anos, via a torcida que festejava pelas ruas da Vila Recreio, tremulando suas bandeiras e fazendo buzinaço. Aquilo me chamou a atenção. Já nas peladas com a gurizada, quando estava no gol era o 'Paulo Rogério', quando estava na linha era o 'Carlos Alberto Garcia'. Pouco tempo depois, no início de 79, comecei a ouvir os jogos pelo rádio e anotava os resultados do Londrina num papel de pão. Também gostava de desenhar o time. Ouvia o Jota Mateus pela Rádio Alvorada e também o pessoal da Rádio Paiquerê falando sobre o Londrina. Eu anotava tudo que achava interessante, embora deixasse de mencionar quem marcava o gol contra o time (pôxa,era muito chato ter que marcar isso, eh eh). Acabei perdendo a maioria daqueles primeiros registros, mas ainda consegui guardar alguns. Eram cadernos, primeiramente escritos a mão, depois com informações datilografadas. Ainda em 1979 fui levado pela primeira vez ao Estádio. Não me lembro muita coisa daquela época, mas algo chamava a atenção: o zagueirão Machado, com sua cabeleira ruiva e que 'quebrava' todo mundo que passava na sua frente! Depois veio 1980 com a conquista da Taça de Prata e 1981 com o esperado título de Campeão Paranaense. Até hoje, os meus dois anos preferidos na história do LEC (Impossível rever imagens da época e não se emocionar!). Não perdia um jogo no Estádio do Café e estava sempre nos treinos coletivos no VGD.
Recordo que numa daquelas tardes no Café, invadi as cativas e fui olhando pras cabines das Rádios pra tentar achar quem era o Jota Mateus (e que já estava na Paiquerê). Quando o vi, pensei: 'Poxa, então esse é cara que fala do Tubarão, legal!'. Tempos depois trabalhei como operador de som na Rádio Paiquerê e alguém da Equipe Total (não me lembro bem ao certo se foi o Mateus ou o Jairo Gomes) viu que eu anotava os jogos do Lec e me deu um livro comemorativo dos 1000 primeiros jogos do Londrina, uma publicação de 1976. Isso foi um baita d´um presente pra quem queria saber mais do Londrina! Acabei fazendo um arquivo de informações e fotos do Londrina até o começo de 1991. Desse tempo na Paiquerê veio meu apelido de Frim, dado pelo saudoso Antonio Miguel - Formigão. Em 96 o Jota Mateus lançou o Livro 'Londrina Esporte Clube - 40 anos' que até hoje leio e releio, relembrando tantos tempos bons (e ruins também, é claro) do nosso 'Tuba' que me ajudou a completar muitas informações que eu não tinha. Apenas recentemente consegui adquirir o livro 'Londrina Esporte Clube - Contado em fatos e fotos' lançado pelo Professor Jefferson de Lima Sobrinho em 2005 que também é muito rico em informações sobre o nosso Tubarão. Curiosamente o autor relata todos os jogos do LEC até o início de 2005 e dá destaque justamente a quem marcou os gols do Londrina, da mesma forma que eu anotava nos meus antigos cadernos. Com esse material em mãos, resolvi então, criar em setembro de 2011 o Blog Londrinense, dedicado ao Londrina, e destacar fatos históricos do Tubarão, curiosidades e informações. A intenção é listar todos os jogos do Tuba e toda semana postaremos algo novo aqui. E você, que é torcedor do nosso querido Londrina, sinta-se à vontade para enviar suas sugestões ou caso tenha material (antigo ou novo) e queira colaborar, será muito importante sua participação! Entre em contato pelo e-mail: bloglondrinense@gmail.com
Um Forte abraço!
Flávio Frim
Seja o primeiro a comentar.
Este é o time do time do H. Silva, uniforme preto e azul. Nas demais fotos: uniforme azul com listras vermelhas verticais, Esperança Futebol Clube de Sarandi; Uniforme verde e preto, Indaiá Futebol Clube; uniforme azul com detalhes em rosa, P. F. C. Sarandi; time Amigos do Porto Futebol Clube, duas fotos em uma, com uniforme branca com listras verdes horizontais e uniforme amarelo e preto; uniforme azul e preto, Juventude de Sarandi. Time com uniforme verde com as cr
Torneio organizado pelo Museu Esportivo de Maringá na inauguração do Meu Campinho Romoaldo Barbosa, dia 12 de março de 2020, no Conjunto Guaiapó.
O MEM promoveu um torneio com atletas veteranos com acidade acima de 50 anos.
O time campeão foi o Barnabé e José Mauro Ferreira foi o autor do primeiro gol daquela praça esportiva.
Inauguração teve a presença do prefeito Ulisses Maia, do vice Ed
Com o uniforme da Galeria dos Esportes, os veteranos do Museu Esportivo de Maringá jogaram amistosamente em São Francisco do Sul, Santa Catarina, contra o Clube XXV de Dezembro, a melhor equipe veterana daquela cidade, no dia 23 de novembro de 2024. A partida terminou empatada em 2 a 2. Guerlles e Luizinho marcaram para o XXV e Ednelson e Beto Gêmeo anotaram os tentos do MEM.
Os times - Clube XXV: Nãm, Paulinho, Antônio, Ped
Equipes amadoras.
Caso você tenha informações (nome da equipe, ano e escalação), nos informe pelo e-mail museuesportivo@gmail.com. Grato.
Museu Esportivo de Mairngá, o endereço da memória esportiva.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957