Últimas Publicações / Maringá - Centro de Iniciação ao Esporte Veldocir Roque Amboni

Texto da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Maringá, dia 18 de setembro de 2017. Foto: Cary Bertazzoni / PMM.

A administração municipal realizou neste domingo, 17, a entrega oficial das obras do Centro de Iniciação ao Esporte do Jardim Paulista III à comunidade maringaense.

Além do prefeito Ulisses Maia, secretários municipais e coordenadores de áreas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sesp), a cerimônia reuniu o deputado federal Enio Verri; os vereadores Mário Verri, Do Carmo, Carlos Mariucci e William Gentil; lideranças do bairro, amigos e familiares do homenageado - professor Veldocir Roque Amboni - que dá nome ao complexo esportivo.

Ao destacar o potencial de Maringá na revelação de atletas nas mais diferentes modalidades esportivas, o prefeito Ulisses Maia enfatizou o empenho da administração para a oferta de espaços esportivos com essa finalidade. “O esporte tem extrema importância em nossa gestão. Vamos aumentar o orçamento de 2018 para o setor e lembro que estamos implantando estrutura de lazer com campinhos de futebol em 30 espaços públicos da cidade. Quero ainda destacar a relação de transparência que cultivamos com a Câmara de Vereadores que, em nossa gestão, será sempre tratada com o máximo de respeito. Tanto que a partir de agora, ao lado das placas de inauguração assinadas pelo Executivo, terá outra com nomes dos vereadores. Isto significa o reconhecimento que damos à importância do Legislativo na gestão da cidade e na solução dos seus problemas”, assinalou.

Em seu pronunciamento, o deputado federal Enio Verri lembrou da simplicidade do ′Roquinho′ - o professor que dá nome ao centro esportivo - e da forma como ele tratava o esporte, dedicando-se a dar visibilidade a todas as modalidades esportivas pela importância na formação cidadã dos jovens. 

Verri destacou ainda que o sistema de parceria entre o município e o Ministério do Esporte prevalecerá para a implantação de outros espaços esportivos em Maringá. “Esta obra no valor de R$ 3,9 milhões é apenas um dos empreendimentos que tiveram projetos aprovados no Ministério do Esporte. Também já apresentamos emendas parlamentares para obter recursos que darão origem à construção do centro de desenvolvimento do Vôlei de Praia no município”, observou.

 

Formação de talentos

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Valmir Fassina, explicou que o ginásio do Centro de Iniciação ao Esporte do Jardim Paulista III - com moderna quadra poliesportiva, de 40 metros por 20m de dimensão e iluminação com 33 refletores de 1.000 watts - será utilizado também como o 16º centro esportivo disponibilizado para a comunidade maringaense. “A administração entende que o município carece de estruturas de boa qualidade para desenvolver o trabalho de iniciação de novos atletas e, agora, com a revitalização do Complexo Esportivo e Cultural Brinco da Vila, na Vila Operária, e do Centro Social Urbano na Vila Morangueira, Maringá passa a ter o 16º centro de formação de talentos e de atendimento à comunidade”, disse.

Na condição de representante da Câmara Municipal de Vereadores, no evento, o vereador Mário Verri sublinhou a importância da prática esportiva como elemento de integração social e de estímulo a uma vida mais saudável, especialmente entre jovens. “Tenho certeza que este centro esportivo vai cumprir essa função”, previu.

O ato também representou a inauguração do campo de futebol, dotado de alambrado e vestiários, que foi implantado com recursos próprios do município no mesmo terreno do complexo.

 

Amigos do homenageado

O Centro de Iniciação ao Esporte recebe o nome do professor Veldocir Roque Amboni, que durante vários anos ensinou a prática de esportes e educação física aos alunos da rede municipal de educação.

Ao representar os familiares presentes ao evento - o pai, Nelson Amboni; a mãe Antonia Amboni; os irmãos Rogério e Vanderlei; as filhas Jordana e Giovana e a neta Mariana - a esposa do homenageado, Geni Amboni, lembrou que “o professor Roque sempre foi um apaixonado pelo esporte e grande incentivador da formação de novos talentos para que o município sempre fosse bem representado nas competições esportivas e em todas as modalidades”.

Durante todo o dia, a inauguração do Centro de Iniciação foi comemorada com a realização de vários jogos válidos pela Copa Unimed de Handebol.

Ao mesmo tempo foi desenvolvida uma série de atrações para a comunidade, com vários brinquedos infláveis, jogos de recreação, pintura facial, escultura em balão e distribuição de pipoca e algodão-doce para as crianças.

O Centro de Iniciação ao Esporte do Jardim Paulista III está localizado à Rua Francisco Dias de Aro, esquina com a Rua Júlia Oliboni, s/nº. (CP)

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Seja um apoiador do Museu Esportivo, ajude-nos a preservar e resgatar a memória esportiva

Acesse https://apoia.se/museuesportivo.

A partir de 9 reais mensais, você estará apoiando nosso projeto.  

Faça esta história junto com a gente

Entra nessa história você também! Já avançamos muito nesses anos e novos horizontes vão surgindo à medida que mais pessoas da cultura e da história se incorporam ao nosso projeto de resgate da memória esportiva. Com as

Estrelas do esporte nacional visitam o Museu Esportivo de Maringá - Reportagem Programa da JU
Bernadelli doa caneca da primeira festa do chope da Liga de Futebol Regional de Maringá 

José Maria Bernadelli, um dos primeiros árbitros do futsal e do futebol amador, dirigente esportivo e vereador, esteve no Museu Esportivo, dia 30 de março de 2019, em companhia de familiares.
Na oportunidade, ele doou ao MEM uma caneca em formato de bola, guardada há quase 50 anos: da 1ª Festa Esportiva do Chopp realizada pela LFRM – Liga de Futebol Regional de Maringá em 29 de agosto de 1970, que teve o patrocínio da Skol Inter

Fiori Gigliotti e Ademir da Guia e Maringá

O Divino e Fiori Gigliotti em Maringá - Em 1999, Ademir da Guia, o Divino, considerado do maior jogador da história da Sociedade Esportiva Palmeiras, e Fiori Gigliorri, um dos maiores narradores esportivos do rádio brasileiro, falecido em 2006, aos 77 anos, estiveram na Farmácia Brasília, localizada na praça Sete de Setembro, a praça do Peladão, estabelecimento fundado pelo saudoso Francisco Manzano. Na foto, os grandes ídolos do

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital