Chico Neto, primeiro sentado à direita, 1894-1959, jogador do Fluminense e seleção brasileira.
Francisco Bueno Netto ou simplesmente Chico Netto (Mogi Mirim, 9 de abril de 1894 — Maringá, 18 de junho de 1959), foi um futebolista e técnico de futebol brasileiro. Como jogador, atuou como zagueiro.
Carreira -Iniciou a sua carreira de futebolista em 1908 no Amparo FC. Em 1912, defendeu o América-RJ. Em 1913, foi defender o Americano. Entre os anos de 1914 e 1915, defendeu as cores do São Bento. Em 1915, foi contrato pelo Fluminense e lá viveu o seu momento de glória. Conquistou os campeonatos estaduais de 1917, 1918, 1919 e 1924.
Como jogador da Seleção Brasileira, fez sete jogos, três jogos (oficiais) e quatro amistosos e não marcou gols.
Chico Netto, fez parte da comissão técnica da Seleção Brasileira em 1917. O treinador era um grupo de jogadores, ou de dirigentes, que se uniam para fazer o treinamento e ver como o time ia jogar.
Em 1923, ano no qual a equipe passou a ser treinada exclusivamente por um único treinador, Chico Netto foi convidado para comandar a seleção brasileira. Nesta campanha, foram sete jogos com três vitórias e quatro derrotas.
Morte - Morreu em 18 de junho de 1959, devido a complicações pulmonares ocasionada pelo uso do cigarro.
Títulos - Fluminense: Campeonato Cariioca de 1917, 1918, 1919 e 1924.
(Fonte: wikipédia)
Chico Neto é o nome do ginásio de esportes em Maringá.
Seja o primeiro a comentar.
Ninguém o conhece por Valdecir José Silva. O mundo do futebol amador de Maringá e da região o conhece por Magal, seus amigos só o conhecem pelo apelido. Magal se destacou nos clubes amadores em que atuou, notadamente na Perfimar, forte equipe maringaense dos anos 1980 e 1990, do diretor e dono da empresa Osmar Baguin, um apaixonado pelo futebol.
Magal também marcou seu nome no time do Operário, da Vila Operária, clube dirigi
Equipes amadoras.
Caso você tenha informações (nome da equipe, ano e escalação), nos informe pelo e-mail museuesportivo@gmail.com. Grato.
Museu Esportivo de Mairngá, o endereço da memória esportiva.
Ternos da delegação do time alvinegro foram confeccionados pelo pioneiro maringaense Aníbal Verri, que faleceu em 2012. O goleiro Wagner José Valente, nosso amigo do Museu Esportivo, que mora em Uberlândia-MG, esteve em Maringá no dia 2 de março de 2018 e aproveitou para trazer e doar ao MEM o paletó do terno que ele usava nas viagens aéreas do Grêmio de Esportes Maringá em 1977, ano em que o Galo do Norte do Paran&aac
O grande ídolo do futebol profissional de Maringá, Edgar Belisário, tendo obtido grandes conquistas com o Grêmio Esportivo Maringá nos anos 1960, esteve no Museu Esportivo no dia 13 de novembro de 2021 em companhia da sua esposa Vasni e do seu concunhado Valdemar. Recebido por um grupo de amigos do MEM, Edgar falou da sua carreira, agradeceu o carinho e a amizade dos presentes, concedeu entrevistas e aurografou a sua fotografia da década de 1960 em um
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957