Chico Neto, primeiro sentado à direita, 1894-1959, jogador do Fluminense e seleção brasileira.
Francisco Bueno Netto ou simplesmente Chico Netto (Mogi Mirim, 9 de abril de 1894 — Maringá, 18 de junho de 1959), foi um futebolista e técnico de futebol brasileiro. Como jogador, atuou como zagueiro.
Carreira -Iniciou a sua carreira de futebolista em 1908 no Amparo FC. Em 1912, defendeu o América-RJ. Em 1913, foi defender o Americano. Entre os anos de 1914 e 1915, defendeu as cores do São Bento. Em 1915, foi contrato pelo Fluminense e lá viveu o seu momento de glória. Conquistou os campeonatos estaduais de 1917, 1918, 1919 e 1924.
Como jogador da Seleção Brasileira, fez sete jogos, três jogos (oficiais) e quatro amistosos e não marcou gols.
Chico Netto, fez parte da comissão técnica da Seleção Brasileira em 1917. O treinador era um grupo de jogadores, ou de dirigentes, que se uniam para fazer o treinamento e ver como o time ia jogar.
Em 1923, ano no qual a equipe passou a ser treinada exclusivamente por um único treinador, Chico Netto foi convidado para comandar a seleção brasileira. Nesta campanha, foram sete jogos com três vitórias e quatro derrotas.
Morte - Morreu em 18 de junho de 1959, devido a complicações pulmonares ocasionada pelo uso do cigarro.
Títulos - Fluminense: Campeonato Cariioca de 1917, 1918, 1919 e 1924.
(Fonte: wikipédia)
Chico Neto é o nome do ginásio de esportes em Maringá.
Seja o primeiro a comentar.
Água Verde, equipe de Curitiba, campeã paranaense de 1967. O Grêmio Esportivo Maringá foi o vice-campeão. #museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
No dia 17 de abril de 2021, ao completar 50 anos de vida acadêmica, Wlamir Marques fez uma comovente declaração de amor aos seus queridos ex-alunos e ex-alunas.
"Há cinquenta anos (1971) eu era um atleta pensando em deixar as quadras para entrar nos picadeiros da vida. A troca foi pré-determinada. O salto foi enorme, com certeza o de maior qualidade em toda a minha vida. Saía das glórias esportivas para pisar nos dif&iac
O fundador da Torcida Guerreira de Maringá, nos anos 1970, Sebastião Braz Palma, conhecido como Tião Rivelino, gravou depoimento na sede do Museu Esportivo de Maringá, convidando a população de Maringá e esportistas em geral para uma visita a este espaço da memória esportista. Tião Rivelino é um dos grandes doadores de relíquias históricas ao MEM: agasalho do Maringá Futebol Clube, camisa e faixa
Atletas veteranos do Museu Esportivo de Maringá se apresentam hoje no Conjunto Guaiapó.
Museu Esportivo no Jornal do Povo, edição desta quinta-feira (12). Inauguração do Meu Campinho que homenageia o amigo do MEM, Romoaldo Barbosa.
Parabéns ao vereador Mário Hossokawa pelo projeto de lei, que foi aprovado pelos demais vereadores e sancionado pelo poder Executivo.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957