A descoberta foi do amigo e colaborador do Museu Esportivo de Maringá, José Carlos Cecílio, pesquisador, que atualmente reside e São Paulo. Cecílio, que frequenta livrarias e bibliotecas em busca de informações sobre Maringá e personalidades ligadas ao pioneirismo da cidade, sempre que encontra algo relacionado ao esporte nos envia, além de ser um dos grandes doadores de peças ao MEM.
Nas suas buscas ele encontrou uma nota, sem muitas explicações, na capa do jornal Jornal Correio do Povo, de Tubarão, Santa Catarina, edição de 4 de novembro de 1967, sobre um jogo de futebol realizado em Maringá que reuniu padres e pastores na mesma equipe. A nota, entre outras na capa do matutino, é de Arnoldo Alexandre, de São Francisco do Sul-SC. Na verdade, o colunista do jornal catarinense reproduziu o o texto da Revista NP, de Curitiba, de 9 de maio de 1967.
Hoje, a reunião de padres e pastores para atuar em um time não desperta curiosidade. Em tempos de ecumenismo, graças a Deus, não há nada de inusitado num encontro de líderes de diferentes religiões, seja para eventos religiosos, sociais ou esportivos. Mas na década de 1960 foi uma novidade muito bem-vinda, que pressupõe um vanguardismo para a época, conforme informa o texto: 'Padres e pastores formaram-se num time, recentemente em Maringá, vestindo camisas das mesmas cores. Muita gente pode ter prestado atenção apenas nos lances de cada qual no propósito de fazer gol. Todavia, o significado ia muito além, porque testemunhava algo novo, maravilhosamente novo e realmente importante, sob todos os aspectos.'
O Jornal Correio do Povo, de Jaraguá do Sul, também conhecido como OCP, é o mais antigo de Santa Catarina e um dos trinta mais antigos do Brasil em atividade, tendo sido fundado em 10 de maio de 1919.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Grêmio de Esportes Maringá, campeão estadual, 1977.
Umuarama, década de 1980.
União Bandeirante, 1990.
Paraná Clube, campeão brasileiro da série B, 1992.
Esporte Clube Pinheiros, campeão estadual, 1984.
Seleção paranaense, 1956.
União Bandeirante, início dos anos 1960.
Umuarama, 1990.
 
Em nome do Museu Esportivo de Maringá, nós, Antonio Roberto de Paula e Simone Labegalini, desejamos expressar nossa mais sincera gratidão a todos os que compartilharam conosco suas preciosas relíquias e contribuem para a preservação da rica história esportiva e cultural de nossa cidade.
Cada item doado, seja uma carteirinha de atleta, uma credencial de eventos, copos e canecas de competições, chaveiros comemorativos, fl&
Nosso amigo Wall Barrionuevo e sua filha Loraynne Barrionuevo estiveram na quarta-feira (3) no Museu Esportivo de Maringá entregando a Simone Labegalini e Antonio Roberto de Paula exemplares da Revista trimestral paranaense Frizz Magazine, que completa 13 anos e que nesta edição está com 260 páginas. Wall fez a cobertura para a Frizz da visita dos atletas Emanuel, Vanderlei Cordeiro de Lima e Alex Alessandro Santos ao MEM no dia 4 de dezembro de 2017. Agrade
O Museu Esportivo de Maringá participou da Fan Fest do Maringá Futebol Clube realizada no dia 20 de janeiro de 2019, no pátio do estádio Willie Davids. Nesse dia, o MFC estreou no Campeonato Paranaense empatando com o Rio Branco, de Paranaguá, em 1 a 1. O MFC colocou à disposição do diretor do MEM, uma tenda exclusiva para a exposição de camisas antigas de clubes profissionais e amadores de Maringá e fotos hist&oacut
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957