O ídolo da época de ouro do futebol de Maringá no MEM. O Museu Esportivo de Maringá recebe neste sábado (22) o maior artilheiro da história do futebol profissional da cidade, nome histórico do grande Grêmio Esportivo Maringá, emérito artilheiro, dono de uma capacidade impressionante de fazer gols em qualquer espaço na grande área, tanto de pé direito, esquerdo ou de cabeça: Edgard Belisário, que atuou no Galo do Norte de 1964 a 1970 com destacada atuação naquela época de ouro em que o time maringaense era conhecido e respeitado em todo o Brasil e até no exterior.
Tendo chegado em Maringá em 1964, vindo da Esportiva de Jacarezinho, assim como Roderley e Maurício Gonçalves, Edgard foi campeão paranaense de 1964, tricampeão do Norte do Paraná em 1965, campeão do Torneio Centro Sul Brasileiro de 1968, campeão brasileiro (Robertinho) de 1969 e vice-campeão paranaense em 1965 e 1967. Ele também participou de históricos amistosos contra equipes brasileiras e seleções internacionais, como o confronto com a União Soviética em 1966, vitória do Galo por 3 a 2, dois gols de Edgard e um de Luís Roberto.
Nascido em Campinas-SP, em 1º de janeiro de 1938, Edgard começou a carreira no Guarani, e, antes de ir para a Esportiva, jogou no Nacional, de São Paulo. Após encerrar a carreira, em 1970, foi trabalhar em Ponta Grossa numa indústria química, cidade onde reside até hoje. O encontro para a visita ao MEM teve como intermediário o amigo Rozerval Treimam, do ITGEM – Instituto dos Torcedores do Grêmio de Esportes Maringá. O outro amigo do Museu Esportivo, Antonio Carlos Maciel, de Ponta Grossa, amigo de Edgard, foi quem falou do endereço da história esportiva de Maringá.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
- Foto de 1977, defesa de Wagner contra o Athletico Paranaense em jogo pelo estadual no estádio Willie Davids.
Nascido em Uberaba-MG, em 10 de julho de 1950, o goleiro Wagner José Valente iniciou a carreira em 1971 no Urbelândia-MG onde ficou até 1974, ano em que foi para o América mineiro. Em 1975 foi jogar no Botafogo Futebol Clube, de Ribeirão Preto. Em 1976 se transferiu para o Grêmio de Esportes Maringá, permanece
O diretor do Museu Esportivo de Maringá fala sobre a Copa do Mundo - Cidade Entrevista (16/6/2018)
Clique aqui para assirtir a entrevista - bloco 1
Clique aqui para assirtir a entrevista - bloco 2
O jornalista maringaense Luiz Fabretti, o Fabretåo nos anos 80, quando jogava no time do Posto F-1. Meia-direita de chute forte, ótimos lançamentos e lucidez nas finalizações. Tinha tudo pra ser profissional: camisa, calção e meias Nike e chuteiras da Adidas.
Um grupo de veteranos, amigos do Museu Esportivo, participa hoje (19), às 19 horas, da inauguração oficial do "Meu Campinho", localizado na avenida Joaquim Duarte Moleirinho esquina com rua Marino Pauliqui, Jardim Cidade Monções. Este "Meu Campinho" será denominado "Custódio André Neto - Jacaré", proposição dos vereadores Mário Verri e William Gentil. Uma justa homenagem a
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957