No amistoso realizado no WD, o craque fez um dos gols. O amigo do Museu Esportivo, Isac Silvestre, que já havia doado ao MEM uma camisa do Avai, de Santa Catarina, clube que ele defendeu em 1993, fez nova doação. Desta vez a camisa número 2, do Clube Atlético Mineiro, usada pelo lateral-direito Nelinho por ocasião do amistoso realizado no estádio Willie Davids, em Maringá, dia 29 de maio de 1985, contra o Grêmio de Esportes Maringá.
O Galo Mineiro venceu o Galo do Norte por 2 a 0, gols de Marcus Vinicius, aos 41 minutos do primeiro tempo, e de Nelinho, aos 18 do segundo, diante de um público de 7.708 pagantes. O Grêmio jogou com Robson (Maurílio), Alves, Demir, Jorge Lima e Hélio; Luís Gustavo, Reginaldo e Mateus (Garça); Luís Sílvio (Beto), Paulinho Kiss e Carlos Henrique. Técnico: Jair Bala. O Atlético venceu com este time: João Leite (Pereira), Nelinho, Oliveira, João Pedro e Jorge Valença (João Luís); Elzo, Everton e Paulo Isidoro; Sérgio Araújo (Batista), Marcus Vinícius (Murilo) e Edvaldo (Helinho). Técnico: Procópio Cardoso.
Isac, lateral-direito, que era da categoria júnior, ficou no banco do Grêmio Maringá e não entrou no amistoso, mas conseguiu a camisa do seu grande ídolo, que disputou as Copas do Mundo de 1974 e 1982. Nelinho também atuou com destaque no Cruzeiro e no Grêmio Portoalegrense. No dia 26 de julho de 2020, ele completa 70 anos.
O maringaense Isac tem poucas lembranças daquela partida: “Eu me lembro pouca coisa deste jogo. Lembro que o Olivera, uruguaio, zagueiro do Atlético, foi expulso porque saiu correndo atrás do Luís Silvio pra bater. Não sei o que o Luís falou pra ele ficar tão bravo. No fim, o Demir foi expulso também e o Luís Silvio foi substituído”.
Agradecemos o Isac pela peça confeccionada pela Penalty com o patrocínio da Coca-Cola que um dos maiores laterais da história do futebol brasileiro vestiu e que agora é parte do acervo do Museu Esportivo de Maringá.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Década de 1960. Quadras do Ginásio Dr. Gastão Vidigal, hoje Instituto de Educação Estadual de Maringá. Foto do acervo do Museu Esportivo de Maringá.
Grêmio Esportivo Maringá, bicampeão paranaense 1963-64: Roderley, Célio, Vitão, Oliveira, Edson Faria, Nico, Pinduca e Maurício; Danúbio, Garoto, Edgar, Zuring, Luiz Roberto e Fifi.
Acompanhado do seu genro Silvio César Crispim, o pioneiro maringaense Julio Fregadolli esteve no Museu Esportivo de Maringá, no dia 9 de outubro de 2018, para a entrega oficial de uma taça e um troféu conquistados pela Associação Comel de Maringá, equipe formada por por ele e que fez grande sucesso em Maringá e no Paraná nos anos 1970 e 1980. A taça é da conquista do Campeonato Amador Estadual - Copa Arizona - Dreher
Relíquias que contam a história do time da Peixaria Lagomar e da Retificadora Yokoyama foram entregues ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, com a presença do parceiro do Museu Esportivo, José Jaime Silvestre.
No dia 1º de fevereiro de 2020, o amigo Nelson Conchon, canhoto raçudo e habilidoso do futebol amador de Maringá nos anos 1970, 80 e 90 esteve no Museu Esportivo para doar camisas da equipe da Peixaria Lagomar e faixas de c
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957