No amistoso realizado no WD, o craque fez um dos gols. O amigo do Museu Esportivo, Isac Silvestre, que já havia doado ao MEM uma camisa do Avai, de Santa Catarina, clube que ele defendeu em 1993, fez nova doação. Desta vez a camisa número 2, do Clube Atlético Mineiro, usada pelo lateral-direito Nelinho por ocasião do amistoso realizado no estádio Willie Davids, em Maringá, dia 29 de maio de 1985, contra o Grêmio de Esportes Maringá.
O Galo Mineiro venceu o Galo do Norte por 2 a 0, gols de Marcus Vinicius, aos 41 minutos do primeiro tempo, e de Nelinho, aos 18 do segundo, diante de um público de 7.708 pagantes. O Grêmio jogou com Robson (Maurílio), Alves, Demir, Jorge Lima e Hélio; Luís Gustavo, Reginaldo e Mateus (Garça); Luís Sílvio (Beto), Paulinho Kiss e Carlos Henrique. Técnico: Jair Bala. O Atlético venceu com este time: João Leite (Pereira), Nelinho, Oliveira, João Pedro e Jorge Valença (João Luís); Elzo, Everton e Paulo Isidoro; Sérgio Araújo (Batista), Marcus Vinícius (Murilo) e Edvaldo (Helinho). Técnico: Procópio Cardoso.
Isac, lateral-direito, que era da categoria júnior, ficou no banco do Grêmio Maringá e não entrou no amistoso, mas conseguiu a camisa do seu grande ídolo, que disputou as Copas do Mundo de 1974 e 1982. Nelinho também atuou com destaque no Cruzeiro e no Grêmio Portoalegrense. No dia 26 de julho de 2020, ele completa 70 anos.
O maringaense Isac tem poucas lembranças daquela partida: “Eu me lembro pouca coisa deste jogo. Lembro que o Olivera, uruguaio, zagueiro do Atlético, foi expulso porque saiu correndo atrás do Luís Silvio pra bater. Não sei o que o Luís falou pra ele ficar tão bravo. No fim, o Demir foi expulso também e o Luís Silvio foi substituído”.
Agradecemos o Isac pela peça confeccionada pela Penalty com o patrocínio da Coca-Cola que um dos maiores laterais da história do futebol brasileiro vestiu e que agora é parte do acervo do Museu Esportivo de Maringá.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Da assessoria da imprensa da CMM ***
Um pouco da história dos 70 anos do futebol de Maringá ficará aberto ao público no hall da Câmara Municipal durante todo este mês de fevereiro. O acervo, que inclui camisas dos times profissionais e amadores, fotografias, jornais antigos, flâmulas, poesias e textos informativos, faz parte da Exposição Itinerante Futebol Memória, organizada pelo jornalista Antônio Roberto de
Maringá, 1981, centro da cidade, avenida Getúlio Vargas esquina com avenida Brasil. Crédito da foto: IBGE. Neste ano, Maringá comemorava seu 34º aniversário, foi inaugurada a rádio Maringá FM, o Grêmio de Esportes Maringá foi vice-campeão paranaense perdendo a final para o Londrina Esporte Clube e o prefeito da Cidade Canção era João Paulino Vieira Filho.
#museuesportivodemaringa #am
O diretor do Museu Esportivo de Maringá esteve na quinta-feira (8), no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, no departamento de marketing da organização dos Jogos Universitários Brasileiros, evento da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, que tem Maringá como sede da fase final.
De Paula foi adquirir souvenires dos JUBs 2018 para o Museu Esportivo de Maringá, uma forma de registrar pa
Seleção Metropolitana de Futebol - Rio de Janeiro-Distrito Federal - Década de 1950: Mirim (Vasco), Ari (Bonsucesso), Pinheiro (Fluminense), Ivan e Oswaldinho (América) e Nilton Santos (Botafogo). Garrincha (Botafogo), Ademir (Vasco), Leônidas (América), Didi (Fluminense) e Sabará (Vasco).
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957