No dia 18 de janeiro de 2020, o amigo Sérgio Akira, que morou no Japão em 2019, levou ao Museu Esportivo uma camisa promocional de um clube daquele país: o Sagan Tosu. A camisa é comemorativa ao jogo Sagan Tosu x Kawasaki Frontale, realizado em 13 de agosto de 2016, vencido pelo Sagan por 1 a 0.
Akira é quem conta: 'A camisa que eu trouxe do Japão é da cidade de Saga-shi da província de Saga, região de 'Kyushu', região Sul do Japão, essa região tem como uma capital regional a cidade de Fukuoka. As cidades mais conhecidas dessa região são Hiroshima e Nagasaki. É uma camisa estampada com os nomes das patrocinadoras (entre elas empresa de telefonia, rede de hotéis, etc), traz ainda o ano da competição e nós braços as estampas de Saga e Fukuoka. Infelizmente não consegui assistir a nenhuma partida de beisebol e nem futebol ao vivo devido ao horário de trabalho. No ano de 2019 que eu estava na cidade de Saga o Fernando Torres era o centroavante do time de Saga que disputava a segunda divisão da J League. Posso dizer que o que eu vi na cidade que eu fiquei durante um ano foram vários campos de beisebol e futebol. É um povo apaixonado por esporte, inclusive, como curiosidade, entre a primavera e o verão o país inteiro promove em um domingo uma maratona pelas ruas da cidade.'
Akira conta que comprou a camisa em uma loja de peças de roupas usadas, móveis e eletrodomésticos e eletrônicos, muito comum no Japão: ' O modelo da camisa é de beisebol, esporte muito popular lá, mas foi confeccionada para a torcida.'
De acordo com o wikipédia, o clube foi fundado em 1987, inicialmente tinha como sede a cidade de Hamamatsu, mudando-se para Tosu em 1994, adotando o nome Tosu Futures, mudando para Sagan Tosu três anos depois. Após boas temporadas na Japan Football League (Terceira Divisão japonesa), o time ganhou uma vaga para a recém-criada J. League 2, terminando sua primeira temporada como profissional em oitavo lugar.
Em 2011, o Sagan obteve a segunda colocação na J.League 2, alcançando uma inédita promoção para a Primeira Divisão nacional. Até então, seu melhor resultado foi um quarto lugar, em 2006. O Sagan Tosu manda suas partidas no Tosu Stadium, com capacidade para abrigar 24.490 torcedores. O uniforme principal: camisa azul com detalhes pretos na gola e nas mangas, calção azul e meias azuis. O uniforme reserva: camisa branca com detalhes pretos na gola e nas mangas, calção branco e meias brancas.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
www.museuesportivo.com.br
Seja o primeiro a comentar.
Os amigos jornalistas Giovanni Meireles, Lucas Januário e Vitor Marques estiveram no Museu Esportivo de Maringá. Eles estão produzindo uma série documental sobre o Maringá Futebol Clube com recorte do Campeonato Paranaense de 2014. O diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, foium dos entrevistados. Boa sorte, rapazes!
Oscar e Marcão no Museu Esportivo. Doação de camisa antiga.
Conversa sobre o Jardim Alvorada, Mini Mercado São Marcos e o Jamelonça. Veja as fotos da visita e fotos antigas.
José Oscar Cancilheri e seu filho Marco Antonio Cancilheri doaram ao Museu Esportivo de Maringá uma camisa de 1986, do time de futsal do Mini Mercado São Marcos, da avenida Dr. Alexandre, no Jardim Alvorada. A equipe era dirigida pelo Oscar, do
Maringá, 1981, centro da cidade, avenida Getúlio Vargas esquina com avenida Brasil. Crédito da foto: IBGE. Neste ano, Maringá comemorava seu 34º aniversário, foi inaugurada a rádio Maringá FM, o Grêmio de Esportes Maringá foi vice-campeão paranaense perdendo a final para o Londrina Esporte Clube e o prefeito da Cidade Canção era João Paulino Vieira Filho.
#museuesportivodemaringa #am
Equipe do Benfica, de Portugal, do técnico Oto Glória, no Maracanã, em 1955, quando disputou a Taça Charles Miller. O Corinthians foi o campeão do torneio. Na temporada 1954/55, o Benfica tinha conquistado o Campeonarto Português.
PARTICIPANTES
AMÉRICA FOOTBALL CLUBE – RIO DE JANEIRO – DF.
CLUB ATLÉTICO PEÑAROL – MONTEVIDÉU – URUGUA
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957