No dia 18 de janeiro de 2020, o amigo Sérgio Akira, que morou no Japão em 2019, levou ao Museu Esportivo uma camisa promocional de um clube daquele país: o Sagan Tosu. A camisa é comemorativa ao jogo Sagan Tosu x Kawasaki Frontale, realizado em 13 de agosto de 2016, vencido pelo Sagan por 1 a 0.
Akira é quem conta: 'A camisa que eu trouxe do Japão é da cidade de Saga-shi da província de Saga, região de 'Kyushu', região Sul do Japão, essa região tem como uma capital regional a cidade de Fukuoka. As cidades mais conhecidas dessa região são Hiroshima e Nagasaki. É uma camisa estampada com os nomes das patrocinadoras (entre elas empresa de telefonia, rede de hotéis, etc), traz ainda o ano da competição e nós braços as estampas de Saga e Fukuoka. Infelizmente não consegui assistir a nenhuma partida de beisebol e nem futebol ao vivo devido ao horário de trabalho. No ano de 2019 que eu estava na cidade de Saga o Fernando Torres era o centroavante do time de Saga que disputava a segunda divisão da J League. Posso dizer que o que eu vi na cidade que eu fiquei durante um ano foram vários campos de beisebol e futebol. É um povo apaixonado por esporte, inclusive, como curiosidade, entre a primavera e o verão o país inteiro promove em um domingo uma maratona pelas ruas da cidade.'
Akira conta que comprou a camisa em uma loja de peças de roupas usadas, móveis e eletrodomésticos e eletrônicos, muito comum no Japão: ' O modelo da camisa é de beisebol, esporte muito popular lá, mas foi confeccionada para a torcida.'
De acordo com o wikipédia, o clube foi fundado em 1987, inicialmente tinha como sede a cidade de Hamamatsu, mudando-se para Tosu em 1994, adotando o nome Tosu Futures, mudando para Sagan Tosu três anos depois. Após boas temporadas na Japan Football League (Terceira Divisão japonesa), o time ganhou uma vaga para a recém-criada J. League 2, terminando sua primeira temporada como profissional em oitavo lugar.
Em 2011, o Sagan obteve a segunda colocação na J.League 2, alcançando uma inédita promoção para a Primeira Divisão nacional. Até então, seu melhor resultado foi um quarto lugar, em 2006. O Sagan Tosu manda suas partidas no Tosu Stadium, com capacidade para abrigar 24.490 torcedores. O uniforme principal: camisa azul com detalhes pretos na gola e nas mangas, calção azul e meias azuis. O uniforme reserva: camisa branca com detalhes pretos na gola e nas mangas, calção branco e meias brancas.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
www.museuesportivo.com.br
Seja o primeiro a comentar.
Dia 8 de agosto de 2019.
Estádio Fernando Trévia, em Camocim, no Ceará. Em 2018, a prefeitura fez reparos no estádio.
Imagens do dia 9 de junho de 2024, Bosque 2, "Maringá Solidária em prol dos irmãos gaúchos" - Recebimento de donativos, corrida, ato ecumênico e apresentações musicais. Crédito das fotos: Ivan Amorim, Donizetinho e Paulo Polite.
Foto enviada pelo nosso amigo do Museu Esportivo de Maringá, Bugrão, que era do time júnior nessa época. Grêmio de Esportes Maringá, 1975, a primeira equipe que disputou o Campeonato Paranaense. Os jogos do time, criado por Elnio Silveira Pohlmann, eram mandados no estádio Brasil, de Marialva, porque o estádio Willie Davids estava em reformas. A escalação: Elnio Pohlman, Mococa, Antenor, Levi, João Bat
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957