Antonio da Silveira Franco, o Seu Toninho, esteve no Museu Esportivo de Maringá no dia 11 de janeiro de 2020 levando uma caixa com 125 revistas esportivas antigas: Revista do Esporte, Manchete Esportiva e Placar. Apaixonado por futebol, o palmeirense Toninho conhece a história dos clubes brasileiros e de seus principais jogadores desde a década de 1950, tendo colecionado revistas que agora vão sendo doadas ao Museu Esportivo de Maringá. Neste primeiro lote são 64 edições da Revista do Esporte, 50 da Placar, 5 da Manchete Esportiva e 1 Guia da Copa do Mundo de 2014.
A Revista do Esporte foi fundada em 1959 permanecendo em atividade até 1969, a Placar lançou sua primeira edição em 1970 e a Manchete Esportiva teve início em 1955 indo até 1959 e depois, numa segunda fase, no final dos anos 1970. Com as doações do Seu Toninho, o MEM chega próximo de 500 exemplares de revistas somente esportivas, devidamente catalogadas.
Agradecemos as raridades doadas pelo Seu Toninho, muito importantes para o nosso acervo. Essas revistas são um documento histórico do futebol brasileiro no período compreendido entre 1959 e final da década de 1990. O pioneiro maringaense Toninho ouviu falar do Museu Esportivo Maringá por meio de um amigo comum, João Paulo de Freitas, que foi um dos primeiros colaboradores do MEM. “Foi aí que eu pensei: já sei onde minhas revistas serão cuidadas com carinho. Vai ser no Museu”, assim Toninho nos contou quando fez a entrega. Na juventude, anos 1960, ele jogou no SERM (Sociedade Esportiva Recreativa Maringá) e se emocionou ao ver no MEM a camisa grená do primeiro clube de Maringá, fundado em 1948. Os amigos Valter Souza e Guilherme Fernandes, palmeirenses como o Seu Toninho, que estavam no Museu Esportivo de Maringá no dia, o parabenizaram pela doação.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
México 70 - E as palavras, eu que vivo delas, onde estão? Onde estão as palavras para contar a vocês e a mim mesmo que Tostão está morrendo asfixiado nos braços da multidão em transe? Parece um linchamento: Tostão deitado na grama, cem mãos a saqueá-lo. Levam-lhe a camisa levam-lhe os calções. Sei que é total a alucinação nos quatro cantos do estádio, mas só tenho olhos
O Museu Esportivo de Maringá, que tem o apoio cultural da Viapar, recebeu esportistas, profissionais de imprensa e familiares e amigos de Luiz Carlos Altoé, o Kaltoé, no dia 14 de agosto, por ocasião da abertura da Exposição Kaltoé no Esporte.
Foi um encontro de maringaenses de várias gerações para prestigiar a mostra que reúne dez trabalhos do artista publicados de 1975 a 2014, tendo o esporte como prin
O maringaense Vampeta, Craque do futsal, que atuou 11 anos na Itália e joga há cinco anos no Kuwait, doou ao Museu Esportivo de Maringá, uma camisa do seu último clube, o Kazma, e uma da seleção kuwaitiana. A entrega foi feita no sábado, dia 27 de abril, quando Vampeta conheceu o MEM em companhia do seu pai Genilson e do radialista Juninho Palpite.
Aos 34 anos de idade, Jairo Manoel dos Santos que, quando iniciou no futsal na Amafus
Museu Esportivo recebe a doação de 90 posters da revista Placar - O amigo do Museu Esportivo de Maringá, João Alavarse, nosso parceiro, doador de relíquias, inclusive foi ele o responsável, junto com Negreiros e Manoel Maria, por termos conseguido a camisa do Santos autografada do Rei Pelé, com dedicatória, faz agora mais uma importante doação para o acervo do MEM. Alavarse doou 90 posters da revista Placar dos anos 1970, d
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957