Últimas Publicações / Antonio da Silveira Franco doa 125 revistas esportivas antigas ao MEM

Antonio da Silveira Franco, o Seu Toninho, esteve no Museu Esportivo de Maringá no dia 11 de janeiro de 2020 levando uma caixa com 125 revistas esportivas antigas: Revista do Esporte, Manchete Esportiva e Placar. Apaixonado por futebol, o palmeirense Toninho conhece a história dos clubes brasileiros e de seus principais jogadores desde a década de 1950, tendo colecionado revistas que agora vão sendo doadas ao Museu Esportivo de Maringá. Neste primeiro lote são 64 edições da Revista do Esporte, 50 da Placar, 5 da Manchete Esportiva e 1 Guia da Copa do Mundo de 2014.

A Revista do Esporte foi fundada em 1959 permanecendo em atividade até 1969, a Placar lançou sua primeira edição em 1970 e a Manchete Esportiva teve início em 1955 indo até 1959 e depois, numa segunda fase, no final dos anos 1970. Com as doações do Seu Toninho, o MEM chega próximo de 500 exemplares de revistas somente esportivas, devidamente catalogadas.

Agradecemos as raridades doadas pelo Seu Toninho, muito importantes para o nosso acervo. Essas revistas são um documento histórico do futebol brasileiro no período compreendido entre 1959 e final da década de 1990. O pioneiro maringaense Toninho ouviu falar do Museu Esportivo Maringá por meio de um amigo comum, João Paulo de Freitas, que foi um dos primeiros colaboradores do MEM. “Foi aí que eu pensei: já sei onde minhas revistas serão cuidadas com carinho. Vai ser no Museu”, assim Toninho nos contou quando fez a entrega. Na juventude, anos 1960, ele jogou no SERM (Sociedade Esportiva Recreativa Maringá) e se emocionou ao ver no MEM a camisa grená do primeiro clube de Maringá, fundado em 1948. Os amigos Valter Souza e Guilherme Fernandes, palmeirenses como o Seu Toninho, que estavam no Museu Esportivo de Maringá no dia, o parabenizaram pela doação.    

#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Seleção de Maringá de vôlei, campeã dos JAP′s em 1990

Jogos Abertos do Paraná em 1990, Toledo. Selecionado maringaense campeão. Em pé. Anderson fisioterapeuta. Nuti, Adriano, Max, Alessandro, Márcio, Chesi, prefeito Ricardo Barros, técnico Dema e o secretário de esportes, Otávio Dias Chaves Júnior , o Cambará. Sentados. Kiko, Intel, Grilo,Badan, Maguzinho e Ronaldo.

Camisa comemorativa do Mixto de Cuiabá doada ao MEM

Recebemos dos amigos do Museu Esportivo de Maringá, Elton Leandro Rocha e Eduardo Lima, a camisa comemorativa dos 74 anos de fundação do Mixto Esporte Clube, de Cuiabá, o famoso Tigre da Vargas. Fundado em 20 de maio de 1934, a camisas doada é de 2008, ano em que Eduardo presenteou o amigo Leandro. Transcorridos dez anos, eles decidiram fazer a doação ao MEM. "Agora o Mixto também tem uma história no Museu Esportivo de Maring

Diretor do grupo Canibal, Francisco Dantas, lança livro-CD de poesias


Agradecemos o livro-CD enviado pelo Francisco de Assis Pinheiro Dantas, nosso amigo, grande parceiro do Museu Esportivo de Maringá. O livro "Criaturas... fragmentos soltos no ar" é uma coletânea de poesias escritas pelo Dantas, com as páginas devidamente diagramadas. A capa é um trabalho de Aparecida C. Isolani. Apaixonado pelo esporte, especialmente o futebol, o sãopaulino Dantas é diretor do grupo "O Canibal - Um ser pri

Descanse em paz, Oliveirão, nome histórico do Grêmio Esportivo Maringá

José Oliveira Dias, o Oliveirão, agora é só saudades. Ele nos deixou no dia 15 de dezembro de 2020, vítima de AVC. Antes havia sofrido outros dois. O “Pneu”, apelido que ele aceitava numa boa, escreveu uma bela história no futebol profissional de Maringá, mais importante ainda foi marcar seu nome na vida dos que o conheceram. Figura cativante era o Oliveira, sorriso fácil, jeito simples sem ser simplório, humilde, mas

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital