Últimas Publicações / Camisa histórica do início dos anos 1960 da extinta Portuguesa de Mandaguari doada ao MEM

Luiz de Canini era o dono da camisa 11 da Lusinha Mandaguariense; filho André fez a doação da raridade.

O Museu Esportivo de Maringá recebeu a doação de uma camisa da Portuguesa de Mandaguari, equipe que disputava os campeonatos amadores naquela cidade e amistosos na região durante a primeira metade dos anos 1960. 
Embora usasse o mesmo nome e as mesmas cores do clube paulista, o time pé-vermelho não estampava nenhum escudo em seu uniforme.
A camisa 11, que foi doada ao Museu, pertencia ao auxiliar de farmácia aposentado Luiz De Canini, hoje com 76 anos. 
Corinthiano roxo, ele veio do interior de São Paulo para Mandaguari com os pais e os irmãos em 1960 e pouco tempo depois começou a jogar nesse time. Quando a equipe foi desfeita, De Canini ainda jogou por mais alguns anos até pendurar as chuteiras em meados dos anos 1980. 
A raridade, sendo uma das camisas mais antigas do acervo do Museu Esportivo de Maringá, foi entregue ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, pelo filho de Luiz, o jornalista André De Canini, no dia 16 de fevereiro de 2019.
'Agradecemos ao amigo André por esta verdadeira relíquia, uma peça histórica de um clube mandaguariense que já não existe mais. A exposição desta camisa também representa uma homenagem aos jogadores daquela época, em especial o dono da camisa 11, o seu Luiz, pai do André', afirmou De Paula. 
As fotos de Luiz De Canini e do time da Portuguesa de Mandaguari são do arquivo pessoal da família Canini.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Diretor do MEM terá livros de sua autoria à venda na 5ª Flim

O diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, que é jornalista e escritor, terá livros de sua autoria à venda na 5ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), que será realizada entre os dias 21 a 25 de novembro. O evento é uma promoção da Prefeitura do Município de Maringá. 
De Paula esteve na biblioteca da Academia de Letras de Maringá, entidade da qual &eac

Judocas da seleção brasileira, convidados por Eduardo Bettoni, visitam o Museu Esportivo nesta sexta-feira (1º)

Museu Esportivo de Maringá recebe nesta sexta-feira (1º), às 11h30, judocas da seleção brasileira, que são atletas olímpicos, nomes de destaque no cenário nacional e internacional do judô. O maringaense Eduardo Bettoni, atleta do Minas Tênis Clube, também da seleção brasileira, é o responsável pela visita dos judocas, seus amigos, ao MEM. Estão confirmados as seguintes feras do jud&ocir

Maracanã 70 anos

Amigo do Museu Esportivo de Maringá, Nielsen Elias, fala do Maracanã, onde ele atuou tantas vezes:
"Velho Maracanã, hoje completa 70 anos. Maracanã, peço desculpa! Pois acabaram com a sua história. Você tinha a alma, o cheiro e o choro do goleiro Barbosa, que em 1950, com a seleção brasileira, ficou marcado para sempre na história. Tive a sorte de pisar no seu gramado, que sempre foi mal tratado e marcado pela ca

O amigo do Museu Esportivo, Marcio Stabile, entra em contato: "Olá De Paula, bom dia, estive no sábado (22) em Apucarana revendo amigos e encontrei meu grande parceiro Zé Carlos Amaral. Falei pra ele do Museu Esportivo, ele parabenizou você pelo trabalho e falou que quando vir a Maringá vai dar uma passada para conhecer o MEM. Mandou um grande abraço. O Zé Carlos Amaral, entre outros clubes, jogou no Apucarana, Centenário, Pato Branc

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital