'Histórias que a bola pesada contou' é o resgate dos 50 anos do futsal de Maringá-Paraná.Nas comemorações da Liga de Futsal de Maringá (1971-2011) e do cinquentenário do esporte da bola pesada na Cidade Canção, o jornalista, escritor, poeta e documentarista Antonio Roberto de Paula retrata essa importante página esportiva no documentário 'Histórias que a bola pesada contou', reunindo uma centena de depoimentos de atletas, árbitros e dirigentes das últimas cinco décadas que marcaram seu nome no cenário esportivo, profissionais de imprensa, tudo ilustrado com vídeos e fotos, verdadeiras relíquias cedidas por aqueles que viveram essa bela história e, completando o teor histórico da obra, imagens antigas de Maringá e recortes de jornais. Um painel dos clubes, das equipes, das praças esportivas, das empresas e da imprensa. Tudo o que girava em torno do futsal está neste documentário que levou um ano para ser realizado. 'Histórias que a bola pesada contou' narra toda a trajetória do salonismo maringaense, desde os campos de terra com a bola feita de crina, passando pelos ginásios de esportes, que atraiam grande público, chegando até aos dias de hoje. Além de um importante registro esportivo e da vida maringaense, 'Histórias que a bola pesada contou' é uma homenagem aos craques do futsal, verdadeiros ídolos numa época em que ir aos ginásios de esportes era programa obrigatório da população; é também uma mensagem de esperança para que o esporte da bola pesada retorne aos seus tempos de glória. O documentário tem a produção executiva da Caco Cultural, que tem Marcelo Carvalho como diretor. A edição e finalização é de Leandro Bulla, o Zóio, da Z´Pixels. As filmagens foram de César Henrique Rodrigues. A equipe de apoio com Simone Labegalini, Sabrina Morello e Bruno Gerhard. O roteiro e a pesquisa foram do diretor Antonio Roberto de Paula. Ano de lançamento: 2012. Duração: 293 minutos.
Fonte: Museu Esportivo de MaringáSeja o primeiro a comentar.
O criador e a criatura. O MEM, o mascote do Museu Esportivo, criação do amigo Kaltoé, chargista, ilustrador e artista plástico. Kaltoé é um dos nossos grandes colaboradores, um pioneiro maringaense sempre pensando em preservar a história com trabalhos inovadores. Tudo a ver com nosso projeto que se expande a cada dia, com novas possibilidades. O garoto MEM foi criado em 2019.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Morando em Maringá e fazendo mestrado na UEM, o carioca Márcio Ferreira da Cunha esteve no Museu Esportivo de Maringá em companhia do amigo Cássio Marcelo de Oliveira Alves no dia 2 de abril de 2019. Nesta sua primeira visita, Márcio fez a doação de uma peça de grande valor afetivo para a sua família: um boné do América Football Club, o alvirrubro do Rio de Janeiro, que pertenceu ao seu avô, Oldevar Gomes
Relíquias que contam a história do time da Peixaria Lagomar e da Retificadora Yokoyama foram entregues ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, com a presença do parceiro do Museu Esportivo, José Jaime Silvestre.
No dia 1º de fevereiro de 2020, o amigo Nelson Conchon, canhoto raçudo e habilidoso do futebol amador de Maringá nos anos 1970, 80 e 90 esteve no Museu Esportivo para doar camisas da equipe da Peixaria Lagomar e faixas de c
Reportagem da RPC/ Globo, dia 7/12/2018, no Boa Noite Paraná.
Ademir da Guia visitou o Museu Esportivo de Maringá (MEM), deu entrevistas e atendeu os fãs.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957