'Histórias que a bola pesada contou' é o resgate dos 50 anos do futsal de Maringá-Paraná.Nas comemorações da Liga de Futsal de Maringá (1971-2011) e do cinquentenário do esporte da bola pesada na Cidade Canção, o jornalista, escritor, poeta e documentarista Antonio Roberto de Paula retrata essa importante página esportiva no documentário 'Histórias que a bola pesada contou', reunindo uma centena de depoimentos de atletas, árbitros e dirigentes das últimas cinco décadas que marcaram seu nome no cenário esportivo, profissionais de imprensa, tudo ilustrado com vídeos e fotos, verdadeiras relíquias cedidas por aqueles que viveram essa bela história e, completando o teor histórico da obra, imagens antigas de Maringá e recortes de jornais. Um painel dos clubes, das equipes, das praças esportivas, das empresas e da imprensa. Tudo o que girava em torno do futsal está neste documentário que levou um ano para ser realizado. 'Histórias que a bola pesada contou' narra toda a trajetória do salonismo maringaense, desde os campos de terra com a bola feita de crina, passando pelos ginásios de esportes, que atraiam grande público, chegando até aos dias de hoje. Além de um importante registro esportivo e da vida maringaense, 'Histórias que a bola pesada contou' é uma homenagem aos craques do futsal, verdadeiros ídolos numa época em que ir aos ginásios de esportes era programa obrigatório da população; é também uma mensagem de esperança para que o esporte da bola pesada retorne aos seus tempos de glória. O documentário tem a produção executiva da Caco Cultural, que tem Marcelo Carvalho como diretor. A edição e finalização é de Leandro Bulla, o Zóio, da Z´Pixels. As filmagens foram de César Henrique Rodrigues. A equipe de apoio com Simone Labegalini, Sabrina Morello e Bruno Gerhard. O roteiro e a pesquisa foram do diretor Antonio Roberto de Paula. Ano de lançamento: 2012. Duração: 293 minutos.
Fonte: Museu Esportivo de MaringáSeja o primeiro a comentar.
Adoílson Costa, nosso amigo do Museu Esportivo, craque de bola que jogou no Grêmio de Esportes Maringá e com brilhante passagem pelo Paraná Clube, exibe as faixas e troféus que ganhou quando jogou na equipe paranista. O crédito da foto é do Rubinho Filho, nosso amigo do Museu Esportivo, coordenador técnico na empresa CT Joga Fácil.
Dia 7 de setembro de 2016, campo do Brinco da Vila, localizado na Vila Operária, Maringá-PR. O Brinco da Vila era o local de treinamentos do Grêmio de Esportes Maringá. (Foto: Museu Esportivo)
Conheça o acervo do MEM: Um tesouro esportivo ao seu alcance
Embarque em uma viagem única pela história do esporte no Museu Esportivo de Maringá através do nosso acervo online. O "Acervo do MEM" é uma verdadeira cápsula do tempo, cuidadosamente categorizada para proporcionar a você uma experiência rica e envolvente. Descubra peças históricas que contam as façanhas e celebram
O jogo histórico completa 53 anos
No dia 13 de fevereiro de 1966, o Grêmio Esportivo Maringá escrevia uma das mais belas páginas da história do futebol paranaense. No amistoso disputado no estádio Willie Davids, venceu a União Soviética por 3 a 2. Um resultado improvável. O time do interior do Paraná, com dois gols de Edgar Belizário e um de Luiz Roberto, derrotava o temido selecionado soviético do lend&
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957