Exemplar da obra doada ao MEM.
O jornalista e escritor Dirceu Herrero Gomes é o autor do livro “Adelaide Colombari – Semeadora de escolas”, publicado esta semana. Grande parceiro e incentivador do Museu Esportivo de Maringá, Herrero doou ao MEM um exemplar da obra que conta a história da professora Adelaide Colombari. A biblioteca do MEM conta com vários títulos de autoria de Dirceu Herrero Gomes. São obras biográficas e trabalhos realizados para entidades maringaenses, importantes fontes de pesquisa para se conhecer os pioneiros e a história da cidade.
Adelaide, que foi chefe do Núcleo Regional de Educação em Maringá, onde mora há 40 anos, nasceu na cidade paulista de Regente Feijó em 1944, vindo com a família para o Paraná em 1953. Viúva de Osler Colombari, que faleceu em 2013, mãe de cinco filhos, dez netos e seis bisnetos, ela recebeu o título da cidadania benemérita de Maringá em agosto de 2018.
O livro, que traz na abertura a citação “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”, de Gabriel Garcia Marquez, tem o projeto gráfico, a diagramação e a capa de Andrea Tragueta, Carlos Alexandre Venâncio e Manu Sanchez, a impressão é da Gráfica Massoni e o prefácio de Gilberto Cezar Pavanelli. “Mais uma importante obra escrita pelo amigo Dirceu Herrero, que sabe unir informação com sensibilidade. Adelaide é uma mulher guerreira, que formou com o saudoso Osler uma bela família, e o Dirceu soube muito bem retratar esta história. Um trabalho de resgate histórico e uma merecida homenagem a Adelaide”, afirma o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Colunista e radialista Valdir Pinheiro faleceu em dezembro de 2000, aos 52 anos.
Recortes do O Diário de Maringá, do dia 29 de dezembro de 2000, sobre a morte de Valdir Pinheiro, colunista e radialista. O então editor-chefe do jornal, Edivaldo Magro, escreveu naquela edição homenageando o amigo e colega de redação.
Ary Bueno de Godoy faleceu no dia 15 de julho de 2016, aos 74 anos.
15 de julho de 2016 - O amigo Ary Bueno de Godoy, centroavante rompedor do futebol de campo e do futebol de salão, goleador, da Maringá dos anos 50 e 60, acaba de falecer. Voz marcante do rádio e da TV, cronista esportivo, corinthiano fanático e intimamente ligado à história do Grêmio Esportivo Maringá e do futebol profissional da cidade. Ary vinha sofrendo h&aa
Esporte Clube Pau Grande é uma agremiação esportiva sediada no bairro de Pau Grande, na cidade de Magé, estado do Rio de Janeiro
José Alberto Pigini, o Zezé, bancário aposentado, um dos grandes jogadores de futsal de Maringá, sendo destaque da equipe do Banestado e do selecionado da cidade na década de 1970, doou ao MEM um pôster do selecionado maringaense de futsal que disputou a final dos Jogos Abertos do Paraná realizados em Maringá e perdeu nos pênaltis para Curitiba. Zezé fazia parte daquele time. Ele também doou revistas antigas - Placar,
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957