Exemplar da obra doada ao MEM.
O jornalista e escritor Dirceu Herrero Gomes é o autor do livro “Adelaide Colombari – Semeadora de escolas”, publicado esta semana. Grande parceiro e incentivador do Museu Esportivo de Maringá, Herrero doou ao MEM um exemplar da obra que conta a história da professora Adelaide Colombari. A biblioteca do MEM conta com vários títulos de autoria de Dirceu Herrero Gomes. São obras biográficas e trabalhos realizados para entidades maringaenses, importantes fontes de pesquisa para se conhecer os pioneiros e a história da cidade.
Adelaide, que foi chefe do Núcleo Regional de Educação em Maringá, onde mora há 40 anos, nasceu na cidade paulista de Regente Feijó em 1944, vindo com a família para o Paraná em 1953. Viúva de Osler Colombari, que faleceu em 2013, mãe de cinco filhos, dez netos e seis bisnetos, ela recebeu o título da cidadania benemérita de Maringá em agosto de 2018.
O livro, que traz na abertura a citação “A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”, de Gabriel Garcia Marquez, tem o projeto gráfico, a diagramação e a capa de Andrea Tragueta, Carlos Alexandre Venâncio e Manu Sanchez, a impressão é da Gráfica Massoni e o prefácio de Gilberto Cezar Pavanelli. “Mais uma importante obra escrita pelo amigo Dirceu Herrero, que sabe unir informação com sensibilidade. Adelaide é uma mulher guerreira, que formou com o saudoso Osler uma bela família, e o Dirceu soube muito bem retratar esta história. Um trabalho de resgate histórico e uma merecida homenagem a Adelaide”, afirma o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Amigos, craque no time dos Amigos do Museu Esportivo. Nossa ponta-esquerda reforçada com José Roberto Padilha, o Zé Roberto, nascido em 12 de junho de 1968, que jogou no Fluminense (começou nas Laranjeiras), na época da "Máquina", no Flamengo, no Santo Cruz e em outras grandes equipes do futebol brasileira. Zé Roberto é escritor e talentoso cronista. Atualmente é secretário de Esportes da prefeitura da cidade cari
Equipes amadoras.
Caso você tenha informações (nome da equipe, ano e escalação), nos informe pelo e-mail museuesportivo@gmail.com. Grato.
Museu Esportivo de Mairngá, o endereço da memória esportiva.
José Alberto Pigini, o Zezé, bancário aposentado, foi um dos grandes jogadores de futsal de Maringá, sendo destaque da equipe do Banestado e do selecionado da cidade na década de 1970. Antes, Zezé se sobressaía no time do Brasinhas, de Mandaguaçu. Desde o início do projeto Museu Esportivo de Maringá, em 2016, com as exposições itinerantes e, em outubro de 2017, na inauguração da sede, Zezé
Fotos de 2017 - Localizada na avenida Bento Munhoz da Rocha Neto esquina com a rua Bernardino de Campos. Quadra de futsal desativada da empresa Expresso Maringá.
Fotos de Antonio Roberto de Paula
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957