O estudante Eduardo Lanza, do segundo ano do curso de Direito da Faculdade Cidade Verde, de Maringá, esteve no Museu Esportivo de Maringá, no dia 22 de novembro, com os amigos Chrystian Iglecias e Lucas Januário, esutdantes do segundo ano de Jornalismo, da Unifamma, faculdade maringaense. Lanza foi convidado pelos amigos para um depoimento no minidocumentário por eles produzido sobre o futebol da cidade. Boa parte do vídeo foi ambientado no MEM. Na oportunidade, Lanza doou ao Museu uma camisa do Maringá Futebol Clube de 2011 e uma bandana do tricolor maringaense de 2018. Fanático torcedor do clube que tem o cachorro 'Dogão' como mascote, ele contou que tem muitas outras camisas do time que acompanha desde que era chamado Grêmio Metropolitano e atuava nas divisões de acesso do Campeonato Paranaense. Lanza coleciona camisas com a mesma frequência com que coleciona histórias envolvendo sua paixão pelo Tricolor.
No minidocumentário, coube ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, falar sobre a história do futebol de Maringá, iniciando com o SERM (Sociedade Esportiva e Recreativa Maringá) nos anos 1940, passando pelo Grêmio Esportivo Maringá, o primeiro clube profissional da cidade, na década de 1960, e depois o Grêmio de Esportes Maringá. Quem discorreu sobre o MFC foi, obviamente, Eduardo Lanza, profundo conhecedor de fatos importantes do clube fundado em 2010 com o nome Sociedade Esportiva Alvorada Club, depois Grêmio Metropolitano Maringá, posteriormente Metropolitano e, por fim, Maringá Futebol Clube. Além dos títulos das divisões de acesso, o 'Dogão' foi vice-campeão paranaense em 2014, perdendo a final nos pênaltis para o Londrina, no estádio Willie Davids.
Seja o primeiro a comentar.
Nosso amigo Oswaldo Luiz Patrão doou ao Museu Esportivo de Maringá fotos suas dos anos 1960 e 70, quando atuava no futebol de campo e futsal em Nova Esperança e Maringá. Patrão pertenceu aos selecionados de Maringá e de Nova Esperança, onde deu seus primeiros chutes nas bolas de capotão e nas bolas pesadas do futebol de salão. Ele foi Funcionário do Bamerindus, sendo o presidente da Associação dos Funcion&aacu
Proposição do presidente do Legislativo, Mário Hossokawa, aprovado por unanimidade pelos vereadores. Crédito das fotos: Marquinhos Oliveira, da assessoria da CMM.
Equipes amadoras (2)
Colabore conosco. Ajude-nos com informações sobre as fotos: nome do time, escalação e ano.
Nivaldo Carneiro, com a camisa 10 do Grêmio Maringá, em 1977, campeão paranaense. Depois, o canhotinha foi brilhar no Atlético Paranaense, e hoje mora em Curitiba onde é engenheiro civil.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957