No dia 15 de maio de 1965, quando o Santos Futebol Clube hospedou-se no Hotel Bandeirantes, em Maringá, para jogar no dia seguinte contra o Grêmio Esportivo Maringá, time ao qual impingiu a histórica goleada por 11 a 1 em pleno estádio Willie Davids, aconteceu um fato marcante.
À época, a cidade e a região enfrentavam um surto de poliomielite e o ortopedista José Carlos Dias Toledo, um dos fundadores da ANPR (Associação Norte Paranaense de Reabilitação) e médico do Grêmio, teve uma ideia.
Acompanhado de duas crianças vítimas de paralisia, dirigiu-se ao hotel para tentar conversar com Pelé e pedir autorização para usar a sua imagem em uma campanha realizada pela instituição. Ao ser informado da visita, o Rei desceu acompanhado de outros dois craques: Mauro Ramos de Oliveira (1930-2002), o capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo do Chile, quando conquistamos o bicampeonato, e Carlos Alberto Torres (1944-2016), que em 1970 seria o capitão do tri, levantando a taça Jules Rimet.
Pelé abraçou e beijou as criança e disse ao Dr. Toledo que poderia, sim, utilizar a sua imagem na campanha da ANPR.
Um exemplo de grande jogador e ser humano, como também foi um grande médico e ser humano o próprio Dr. Toledo, que fez mais de 300 cirurgias reparadoras em crianças, sem nunca cobrar um centavo. O Dr Toledo faleceu no dia 10 de agosto de 2013, aos 88 anos.
(Texto de Rogério Recco com informações adicionais de Antonio Roberto de Paula; foto do Dr. Toledo: O Diário do Norte do Paraná)
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Com o apoio cultural da Viapar, a Exposição Maringá Futebol começou a ser instalada no dia 24 de abril no Bristol Metrópole Hotel e no Edifício Metrópole, na avenida XV de Novembro. As camisas, faixas e banners e a tela do artista plástico Tadeu dos Santos foram colocados no hall do hotel. Já os painéis de fotografias, informações sobre o futebol de Maringá e poesias do livro “Futebol &ndash
Toda vez em que formos falar sobre o Museu Esportivo de Maringá temos que fazer uma associação com “gratidão”. Ao longo desses quase 12 anos de história, os familiares, amigos, doadores, patrocinadores, profissionais da imprensa e parceiros nos ajudam a levar adiante este projeto que, por reunir tantas pessoas queridas, já é vitorioso.
Esta constatação é ainda mais latente e visível quando organ
Sérgio Bertoni, pioneiro de tradicional família maringaense, que já atuou em empresas da cidade e em órgãos públicos municipais, fala sobre o Museu Esportivo de Maringá neste vídeo da Pólen Comunicação e convida a população para fazer uma visita. Desde o início do projeto de resgate e preservação da memória do esporte maringaense, iniciativa do jornalista e escritor Antonio R
O empresário Devanir Marion, acompanhado da cantora Márcia Mara e da irmã dela, Maria, esteve no dia 11 de janeiro de 2020 no Museu Esportivo Maringá conhecendo o endereço da memória esportiva da cidade.
Ex-presidente do Grêmio Maringá e proprietário da famosa MR em sociedade com Gilmar Real, empresa que confeccionava os uniformes do Grêmio Maringá e de grande equipes brasileiras, Devanir doou ao nosso acervo
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957