José Gonçalves de Oliveira, o Ciska, nascido na cidade paulista de Iagarapava, dia 22 de dezembro de 1945, que iniciou a carreira de jogador em 1964, na Portuguesa Santista, onde foi campeão da 2ª Divisão Paulista, lançou o livro “Um sonho realizado em três continentes”.
O lançamento ocorreu na noite do dia 4 de outubro de 2018, no Museu Esportivo de Maringá com a presença de antigos jogadores do Grêmio Esportivo Maringá e esportistas da cidade.
Lateral-esquerdo do Grêmio Esportivo Maringá, Ciska conseguiu reunir jogadores daquele clube maringaense, que foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 1969. Prestigiaram o lançamento Maurício Gonçalves, goleiro, maior colecionador de títulos da fase de ouro do Galo do Norte; o lateral-direito Oliveira, também várias vezes campeão; e o zagueiro Roderley, clássico jogador, que também brilhou com a camisa do Coritiba e de clubes paranaenses e de São Paulo.
Também compareceram ex-atletas amadores do futebol de campo e do futsal, dirigentes esportivos e amigos de longa data.
A noite de autógrafos no Museu Esportivo de Maringá foi uma noite de reencontro de amigos e para relembrar fatos que ficaram para sempre na memória da torcida maringaense e da região. Antes de jogar no Grêmio, Ciska jogou no Paulista de Jundiaí, onde foi campeão da 2º Divisão Paulista, em 1966; no São Bento, de Sorocaba-SP; no CAFE de Cianorte-PR, em 1971; no Corinthians, de Presidente Prudente-SP, em 1972 e 1973; foi campeão sul-matogrossense pelo Operário, de Campo Grande-MS, em 1974; e no Olímpia, de Assunção, Paraguai, em 1975, ano em que encerrou a carreira.
Jogador voluntarioso e de técnica, o radialista Moisés Bispo dos Santos, que reside atualmente em Arenápolis-MT e acompanhou muitos jogos do Grêmio Esportivo Maringá no estádio Willie Davids, assim define o futebol de Ciska: 'Lateral moderno na década de 60 e 70, lateral-direito e esquerdo, tinha versatilidade, sabia apoiar, rápido, ágil, técnico, toque de bola nota 10 e visão de jogo. Ciska foi o mais completo dos laterais do Paraná.'
Ciska agradeceu o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, pelo apoio na divulgação e por ceder o espaço para a noite de autógrafos, as empresas que contribuíram para que ele pudesse publicar o livro e os amigos que prestigiaram o lançamento. “O livro é um sonho realizado. Nele eu conto um pouco da minha história no futebol em três continentes. Agradeço a todos que tornaram possível a realização do sonho de fazer esta publicação”, disse o ex-jogador que trabalhou no Japão, no continente africano e que retornou a Maringá para continuar trabalhar com as categorias de base do futebol.
Seja o primeiro a comentar.
Alunos do curso de jornalismo da Faculdade Maringá, Tamires Andreotti Moreno, Maurilio Mardigan Mendes e Rafaela Moriale Natale estiveram na manhã de hoje (24.10.19) no Museu Esportivo produzindo reportagem sobre o futebol profissional de Maringá. A pauta foi da amiga do MEM, Valdete da Graça, professora da Faculdade Maringá e jornalista. Rafaela, a da camiseta preta, esteve acompanhada do pai, Eduardo Natale, um entusiasta do esporte, praticante de ciclismo
Estádio Municipal Ubirajara Medeiros, de Cornélio Procópio-PR, localizado na avenida Barão do Rio Branco, Vila Independência. Capacidade: 6 mil pessoas. Inaugurado no dia 15 de fevereiro de 1970 com o amistoso Seleção Amadora de Cornélio Procópio 1 x 3 Santos Futebol Clube.
O PSTC - Paraná Soccer Technical Center, copm sede em Cornélio Prcópio, utiliza o estádio para jogos e treinamentos.&
O maringaense Vampeta, Craque do futsal, que atuou 11 anos na Itália e joga há cinco anos no Kuwait, doou ao Museu Esportivo de Maringá, uma camisa do seu último clube, o Kazma, e uma da seleção kuwaitiana. A entrega foi feita no sábado, dia 27 de abril, quando Vampeta conheceu o MEM em companhia do seu pai Genilson e do radialista Juninho Palpite.
Aos 34 anos de idade, Jairo Manoel dos Santos que, quando iniciou no futsal na Amafus
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957