José Gonçalves de Oliveira, o Ciska, nascido na cidade paulista de Iagarapava, dia 22 de dezembro de 1945, que iniciou a carreira de jogador em 1964, na Portuguesa Santista, onde foi campeão da 2ª Divisão Paulista, lançou o livro “Um sonho realizado em três continentes”.
O lançamento ocorreu na noite do dia 4 de outubro de 2018, no Museu Esportivo de Maringá com a presença de antigos jogadores do Grêmio Esportivo Maringá e esportistas da cidade.
Lateral-esquerdo do Grêmio Esportivo Maringá, Ciska conseguiu reunir jogadores daquele clube maringaense, que foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 1969. Prestigiaram o lançamento Maurício Gonçalves, goleiro, maior colecionador de títulos da fase de ouro do Galo do Norte; o lateral-direito Oliveira, também várias vezes campeão; e o zagueiro Roderley, clássico jogador, que também brilhou com a camisa do Coritiba e de clubes paranaenses e de São Paulo.
Também compareceram ex-atletas amadores do futebol de campo e do futsal, dirigentes esportivos e amigos de longa data.
A noite de autógrafos no Museu Esportivo de Maringá foi uma noite de reencontro de amigos e para relembrar fatos que ficaram para sempre na memória da torcida maringaense e da região. Antes de jogar no Grêmio, Ciska jogou no Paulista de Jundiaí, onde foi campeão da 2º Divisão Paulista, em 1966; no São Bento, de Sorocaba-SP; no CAFE de Cianorte-PR, em 1971; no Corinthians, de Presidente Prudente-SP, em 1972 e 1973; foi campeão sul-matogrossense pelo Operário, de Campo Grande-MS, em 1974; e no Olímpia, de Assunção, Paraguai, em 1975, ano em que encerrou a carreira.
Jogador voluntarioso e de técnica, o radialista Moisés Bispo dos Santos, que reside atualmente em Arenápolis-MT e acompanhou muitos jogos do Grêmio Esportivo Maringá no estádio Willie Davids, assim define o futebol de Ciska: 'Lateral moderno na década de 60 e 70, lateral-direito e esquerdo, tinha versatilidade, sabia apoiar, rápido, ágil, técnico, toque de bola nota 10 e visão de jogo. Ciska foi o mais completo dos laterais do Paraná.'
Ciska agradeceu o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, pelo apoio na divulgação e por ceder o espaço para a noite de autógrafos, as empresas que contribuíram para que ele pudesse publicar o livro e os amigos que prestigiaram o lançamento. “O livro é um sonho realizado. Nele eu conto um pouco da minha história no futebol em três continentes. Agradeço a todos que tornaram possível a realização do sonho de fazer esta publicação”, disse o ex-jogador que trabalhou no Japão, no continente africano e que retornou a Maringá para continuar trabalhar com as categorias de base do futebol.
Seja o primeiro a comentar.
Alcides Siqueira Gomes faleceu no dia 26 de outubro de 2018, aos 71 anos, pioneiro maringaense, advogado e líder empresarial, tendo sido presidente da Acim (Associação Empresarial e Comercial de Maringá). No dia 4 de outubro de 2018, Alcides esteve no Museu Esportivo de Maringá prestigiando o lançamento do livro do ex-jogador Ciska.
Assista no Youtube o documentário "Histórias que a bola pesada contou" sobre os 5
Resultado do sorteio do 1° Bolão do MEM - brindes da Viapar
Brasil 1 X 1 Suíça 17/06/2018
Vencedores Andreia Prado e Narciso Manuel Miranda
Clique aqui para assistir o vídeo
Uma história rápida (?) e emocionante (pelo menos para mim). Uns dias atrás, o eterno artilheiro do Grêmio de Esportes Maringá, Itamar Bellasalma, meu amigo, autor do gol do título do clube maringaense em 1977, me ligou:
- "Sabe o professor Celso?
- Sei, sim
- Ele vem pra Maringá e quer se encontrar comigo e com você. A camisa do Grêmio que eu dei pra ele, ele quer dar pro Museu Esportivo."
Técnico Gumercinado Marcantonio, da equipe londrinense, é carregado. Ginásio do Moringão - Decisão dos Jogos Abertos do Paraná no futsal - Londrina x Foz do Iguaçu - Londrina campeão. Os 27º Jap´s de 1984 foram realizados de 31 de agosto a 9 de setembro de 1984.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957