José Gonçalves de Oliveira, o Ciska, nascido na cidade paulista de Iagarapava, dia 22 de dezembro de 1945, que iniciou a carreira de jogador em 1964, na Portuguesa Santista, onde foi campeão da 2ª Divisão Paulista, lançou o livro “Um sonho realizado em três continentes”.
O lançamento ocorreu na noite do dia 4 de outubro de 2018, no Museu Esportivo de Maringá com a presença de antigos jogadores do Grêmio Esportivo Maringá e esportistas da cidade.
Lateral-esquerdo do Grêmio Esportivo Maringá, Ciska conseguiu reunir jogadores daquele clube maringaense, que foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 1969. Prestigiaram o lançamento Maurício Gonçalves, goleiro, maior colecionador de títulos da fase de ouro do Galo do Norte; o lateral-direito Oliveira, também várias vezes campeão; e o zagueiro Roderley, clássico jogador, que também brilhou com a camisa do Coritiba e de clubes paranaenses e de São Paulo.
Também compareceram ex-atletas amadores do futebol de campo e do futsal, dirigentes esportivos e amigos de longa data.
A noite de autógrafos no Museu Esportivo de Maringá foi uma noite de reencontro de amigos e para relembrar fatos que ficaram para sempre na memória da torcida maringaense e da região. Antes de jogar no Grêmio, Ciska jogou no Paulista de Jundiaí, onde foi campeão da 2º Divisão Paulista, em 1966; no São Bento, de Sorocaba-SP; no CAFE de Cianorte-PR, em 1971; no Corinthians, de Presidente Prudente-SP, em 1972 e 1973; foi campeão sul-matogrossense pelo Operário, de Campo Grande-MS, em 1974; e no Olímpia, de Assunção, Paraguai, em 1975, ano em que encerrou a carreira.
Jogador voluntarioso e de técnica, o radialista Moisés Bispo dos Santos, que reside atualmente em Arenápolis-MT e acompanhou muitos jogos do Grêmio Esportivo Maringá no estádio Willie Davids, assim define o futebol de Ciska: 'Lateral moderno na década de 60 e 70, lateral-direito e esquerdo, tinha versatilidade, sabia apoiar, rápido, ágil, técnico, toque de bola nota 10 e visão de jogo. Ciska foi o mais completo dos laterais do Paraná.'
Ciska agradeceu o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, pelo apoio na divulgação e por ceder o espaço para a noite de autógrafos, as empresas que contribuíram para que ele pudesse publicar o livro e os amigos que prestigiaram o lançamento. “O livro é um sonho realizado. Nele eu conto um pouco da minha história no futebol em três continentes. Agradeço a todos que tornaram possível a realização do sonho de fazer esta publicação”, disse o ex-jogador que trabalhou no Japão, no continente africano e que retornou a Maringá para continuar trabalhar com as categorias de base do futebol.
Seja o primeiro a comentar.
Com camisas, fotos e distribuição de folders, Museu Esportivo de Maringá vai estar presente no "Esquenta Maringá", nome batizado ao evento que ocorrerá em frente ao estádio Willie Davids nos jogos do Tricolor. Neste domingo (20), time estreia do Campeonato Paranaense contra o Rio Branco, de Paranaguá. O diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, informa que na tenda destinada ao Museu o visitante verá camisas hist&
A redação de um jornal do interior na final da Copa do Mundo de 1970
O País respirava futebol naquele 21 de junho de 1970. Não era para menos. O escrete canarinho poderia chegar ao tricampeonato. A seleção comandada por Zagallo havia vencido todos os jogos da Copa do Mundo do México e tinha pela frente a Itália, que, com muita garra, chegara à final no Estádio Azteca, na Cidade do México. A reda&cce
Dia 7 de setembro de 2016, campo do Brinco da Vila, localizado na Vila Operária, Maringá-PR. O Brinco da Vila era o local de treinamentos do Grêmio de Esportes Maringá. (Foto: Museu Esportivo)
Emocionante encontro no MEM reuniu esportistas amigos do lutador.
O lutador Lúcio Aurélio de Freitas Silva, maringaense de 48 anos, esteve no Museu Esportivo de Maringá no 5 de julho de 2019 acompanhado de alunos da sua academia, a Victoria Muay Thai, e de antigos amigos que acompanham a sua carreira, primeiramente no taekwondo e agora no muay thai.
Pentacampeão brasileiro de taekwondo nos anos 1990, período em que foi medalha de br
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957