Últimas Publicações / Ciska reúne ex-jogadores do Grêmio Esportivo Maringá e esportistas no lançamento do seu livro no Museu Esportivo de Maringá

José Gonçalves de Oliveira, o Ciska, nascido na cidade paulista de Iagarapava, dia 22 de dezembro de 1945, que iniciou a carreira de jogador em 1964, na Portuguesa Santista, onde foi campeão da 2ª Divisão Paulista, lançou o livro “Um sonho realizado em três continentes”.
O lançamento ocorreu na noite do dia 4 de outubro de 2018, no Museu Esportivo de Maringá com a presença de antigos jogadores do Grêmio Esportivo Maringá e esportistas da cidade. 
Lateral-esquerdo do Grêmio Esportivo Maringá, Ciska conseguiu reunir jogadores daquele clube maringaense, que foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 1969. Prestigiaram o lançamento Maurício Gonçalves, goleiro, maior colecionador de títulos da fase de ouro do Galo do Norte; o lateral-direito Oliveira, também várias vezes campeão; e o zagueiro Roderley, clássico jogador, que também brilhou com a camisa do Coritiba e de clubes paranaenses e de São Paulo. 
Também compareceram ex-atletas amadores do futebol de campo e do futsal, dirigentes esportivos e amigos de longa data.
A noite de autógrafos no Museu Esportivo de Maringá foi uma noite de reencontro de amigos e para relembrar fatos que ficaram para sempre na memória da torcida maringaense e da região. Antes de jogar no Grêmio, Ciska jogou no Paulista de Jundiaí, onde foi campeão da 2º Divisão Paulista, em 1966; no São Bento, de Sorocaba-SP; no CAFE de Cianorte-PR, em 1971; no Corinthians, de Presidente Prudente-SP, em 1972 e 1973; foi campeão sul-matogrossense pelo Operário, de Campo Grande-MS, em 1974; e no Olímpia, de Assunção, Paraguai, em 1975, ano em que encerrou a carreira.
Jogador voluntarioso e de técnica, o radialista Moisés Bispo dos Santos, que reside atualmente em Arenápolis-MT e acompanhou muitos jogos do Grêmio Esportivo Maringá no estádio Willie Davids, assim define o futebol de Ciska: 'Lateral moderno na década de 60 e 70, lateral-direito e esquerdo, tinha versatilidade, sabia apoiar, rápido, ágil, técnico, toque de bola nota 10 e visão de jogo. Ciska foi o mais completo dos laterais do Paraná.' 
Ciska agradeceu o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, pelo apoio na divulgação e por ceder o espaço para a noite de autógrafos, as empresas que contribuíram para que ele pudesse publicar o livro e os amigos que prestigiaram o lançamento. “O livro é um sonho realizado. Nele eu conto um pouco da minha história no futebol em três continentes. Agradeço a todos que tornaram possível a realização do sonho de fazer esta publicação”, disse o ex-jogador que trabalhou no Japão, no continente africano e que retornou a Maringá para continuar trabalhar com as categorias de base do futebol.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Equipes antigas de Maringá do acervo de Maurilio Contessoto (Sicupira)
Alunos do curso de jornalismo da Faculdade Maringá no MEM

Alunos do curso de jornalismo da Faculdade Maringá, Tamires Andreotti Moreno, Maurilio Mardigan Mendes e Rafaela Moriale Natale estiveram na manhã de hoje (24.10.19) no Museu Esportivo produzindo reportagem sobre o futebol profissional de Maringá. A pauta foi da amiga do MEM, Valdete da Graça, professora da Faculdade Maringá e jornalista. Rafaela, a da camiseta preta, esteve acompanhada do pai, Eduardo Natale, um entusiasta do esporte, praticante de ciclismo

Estádio Ubirajara Medeiros

Estádio Municipal Ubirajara Medeiros, de Cornélio Procópio-PR, localizado na avenida Barão do Rio Branco, Vila Independência. Capacidade: 6 mil pessoas. Inaugurado no dia 15 de fevereiro de 1970 com o amistoso Seleção Amadora de Cornélio Procópio 1 x 3 Santos Futebol Clube.

O PSTC - Paraná Soccer Technical Center, copm sede em Cornélio Prcópio, utiliza o estádio para jogos e treinamentos.&

Vampeta do futsal, maringaense naturalizado italiano, doa camisas do Kuwait ao Museu Esportivo de Maringá

O maringaense Vampeta, Craque do futsal, que atuou 11 anos na Itália e joga há cinco anos no Kuwait, doou ao Museu Esportivo de Maringá, uma camisa do seu último clube, o Kazma, e uma da seleção kuwaitiana. A entrega foi feita no sábado, dia 27 de abril, quando Vampeta conheceu o MEM em companhia do seu pai Genilson e do radialista Juninho Palpite.
Aos 34 anos de idade, Jairo Manoel dos Santos que, quando iniciou no futsal na Amafus

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital