Ninguém o conhece por Valdecir José Silva. O mundo do futebol amador de Maringá e da região o conhece por Magal, seus amigos só o conhecem pelo apelido. Magal se destacou nos clubes amadores em que atuou, notadamente na Perfimar, forte equipe maringaense dos anos 1980 e 1990, do diretor e dono da empresa Osmar Baguin, um apaixonado pelo futebol.
Magal também marcou seu nome no time do Operário, da Vila Operária, clube dirigido por Ortilio Carlos Vieira, o Tilinho. O goleirão atuou ainda no Grêmio Camarguense, de Doutor Camargo-PR, no Flórida Esporte Clube, da cidade paranaense do mesmo nome, na equipe de Diamante do Norte-PR, entre outras da cidade e da região. No seu currículo, passagem pelo selecionado de Maringá em competições estaduais, como os Jogos Abertos do Paraná.
Aos 57 anos, bancário há 32 anos, dono da Sauna do Magal, localizada na avenida Nildo Ribeiro da Rocha, nº 749, fanático torcedor do São Paulo Futebol Clube, ele não pensa em parar de jogar. Além de disputar o Campeonato Bancário, fecha o gol nos bate-bolas com os amigos no campo de futebol suíço da Receita Federal. “Vou jogar até os 80 anos”, diz.
Na visita que fez ao Museu Esportivo de Maringá, Magal trouxe uma camisa que tinha guardado por, pelo menos trinta, anos: do time da Perfimar, onde fez partidas memoráveis e conquistou vários títulos.
Nas salas repletas de fotografias que contam a história do esporte maringaense desde a década de 1940, Magal se lembrou de contar que também foi goleiro de handebol nos anos 1970. O diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, agradeceu a doação e lembrou da amizade com o pessoal da Perfimar: “Agradecemos o Magal pela relíquia. Agora temos uma peça que representa muito bem a Perfimar no Museu Esportivo de Maringá. A Perfimar, que, através do Osmar Braguin e da Juliana sempre tem nos apoiado, escreveu seu nome na história do futebol amador do Maringá e tinha, necessariamente, que fazer parte do nosso acervo.”
Seja o primeiro a comentar.
Nosso amigo colaborador do Museu Esportivo, Mauricio Azanha, envia foto do Maringá Histórica (maringahistorica.blogspot.com), blog do amigo Miguel Fernando. É Mauricio quem conta: "No final dos anos 90 as Casas Felipe, muito forte nos anos 70, já agonizava. Acabou sendo vendida para Magazine Luiza. Eram mais de 20 lojas na região de Maringá, mas sua sede era em Paranavaí. As Casas Bahia fez uma oferta, mas o grupo optou pela
O acervo conta com camisas, troféus, medalhas, flâmulas, canecas, quadros, revistas, jornais, além de outros adereços da década de 40 aos dias atuais
Grandes nomes do esporte brasileiro visitaram o Museu Esportivo de Maringá (MEM) na tarde desta segunda-feira (4). Dentre eles, o campeão olímpico de vôlei de praia Emanuel, o
O amigo do Museu Esportivo, Ilivaldo Duarte, de Campo Mourão-PR, envia a foto e dá o depoimento: "Olha aí Antonio Roberto de Paula, meu amigo, a alegria de ter feito parte da melhor equipe esportiva de todos os tempos do rádio mourãoense. Viva o rádio!"
Na visita que o jornalista de Apucarana, Raul César dos Reis, e sua família fizeram ao Museu Esportivo de Maringá, ele fez a doação de um exemplar do livro "Interior bom de bola", de Padilha Alonso, e da primeira edição da revista do Roma Esporte de Apucarana, de abril de 2002. Raul, que trabalha no jornal Tribuna do Norte, é um apaixonado pesquisador, em especial do futebol de Apucarana e do interior do Paraná. Agradece
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957