O cartunista maringaense Luiz Carlos Altoé, o Kaltoé, terá dez de seus trabalhos expostos no Museu Esportivo de Maringá, a maior parte deles relacionados ao esporte. O lançamento da exposição, permanente, será nesta terça-feira (14), às 17h30. São obras das décadas de 1970; de 1980, estas publicadas nos extintos jornais “Gazeta Maringaense” e “Correio da Cidade” e na revista “Pois É”; dosanos 1990; e uma recente, de 2013, quando da visita do Papa Francisco ao Brasil.
Kaltoé nasceu em Maringá, em 1953 e desenha desde criança. O talento e a vontade de seguir na profissão o levaram para o Rio de Janeiro, em 1972, onde fez trabalhos em agências, gráficas e editoras, tendo trabalhos publicados em jornais cariocas, inclusive no O Pasquim. Antes de retornar a Maringá, em 1981, Kaltoé trabalhou em Vitória, no Espírito Santo.
Em Maringá, fez cartuns para jornais e continuou publicando em veículos da imprensa nacional. Servidor público da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Kaltoé segue sendo convidado para mostrar sua arte em exposições pelo Brasil. “Kaltoé é um artista que se expressa com rara sensibilidade. É um orgulho para a cidade ter um profissional tão criativo. Seus trabalhos contam a história de Maringá de forma crítica e irônica, leve e ao mesmo tempo com contundência. A maneira que encontramos para homenageá-lo é divulgar a sua arte no esporte com uma exposição permanente”, afirma o diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula.
Endereço do Museu Esportivo de Maringá: Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415, esquina com avenida Carlos Borges, Jardim Guaporé.
Seja o primeiro a comentar.
Nosso amigo Reinaldo Jose Da Silva Silva, o Reinaldinho, levou ao Museu Esportivo diversas fotos antigas suas como atleta desde a década de 1960, em Peabiru-PR. Fizemos a reprodução e agora compartilhamos com os amigos. Além de bom de bola, Reinaldinho se destacou na juventude como craque do tênis de mesa e fez suas incursões pelo vôlei, no time da Cocamar, antes da montagem do grande time que representou Maringá na Liga Nacional. No futsa
www.apoia.se/museuesportivo - Torne-se um colaborador do Museu Esportivo de Maringá a partir de 9 reais. Entre nessa história você também! Já avançamos muito nesses anos e novos horizontes vão surgindo à medida que mais pessoas da cultura e da história se incorporam ao nosso projeto de resgate da memória esportiva. Com as novas perspectivas a partir dessa união, vamos conhecendo mais profundamente a saga dos pio
Clique aqui e assista:
https://www.youtube.com/watch?v=yZ2FUdHR9wA
https://www.youtube.com/watch?v=gV_X_pMxkZA
O publicitário, apresentador e narrador esportivo, Carlos Martins, da MB Propaganda, está criando uma série de vídeos institucionais para o Museu Esportivo de Maringá. Parceiro do
- Texto do pesquisador José Carlos Cecílio publicado originariamente no site www.angelorigon.com.br, do jornalista Angelo Rigon.
- "O Correio da Manhã, um dos maiores jornais do país à época, publicou no dia 1º de março de 1966, uma segunda-feira, a seguinte portagem sob o título: “América obrigado a jogador depois do jogo ter acabado”, a respeito de um amistoso realizado em 27 de fevere
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957