Últimas Publicações / Uma camisa do F. C. do Porto de 60 anos

Na noite do último dia 20 de junho, o amigo Alberto Paco, meu confrade na Academia de Letras de Maringá, esteve no Museu Esportivo de Maringá participando do primeiro sarau que promovemos neste espaço de memóriado esporte e da história da cidade. 
No ano passado, o Paco havia me dito que tinha uma raridade do futebol, um bem que lhe era muito caro em termos afetivos e que ele queria doar ao MEM: uma camisa do Futebol Clube do Porto, seu clube de coração. Agradeci antecipadamente e, desde então, ele, quando me encontrava, dizia que não tinha esquecido do presente. 
E a raridade chegou naquele dia 20 de junho: a camisa do Porto, de Portugal. Já seria uma preciosidade o MEM ter uma camisa do Porto, mas olha o ano da camisa: 1958. Uma camisa de 60 anos!!!
Paco, que é português, contou a história da camisa. No dia 23 de junho de 1958, ele embarcou em Lisboa com destino ao Brasil, trazendo na mala acamisa, uma forma de carregar consigo o amor materializado pelo seu clube. A chegada no Rio de Janeiro ocorreu no dia 5 de julho, justamente quando desembarcava a seleção brasileira, campeã na Suécia. Ele brinca, dizendo que eram tantos fogos, confetes e serpentinas que imaginou que toda aquela festa era para ele, que desembarcava no Brasil com muitos planos, disposto a enfrentar os desafios, trazendo na mala um pouco doseu Portugal e do seu Futebol Clube do Porto.
E no Brasil ele se estabeleceu, formou família e há 30 anos reside em Maringá. Se tornou comerciante, escritor de romances, poeta, membro querido da ALM, sempre incentivando os acadêmicos, participando.
Paco me deixou emocionado ao contar a história da camisa.Ele contou a sua história!!
E não ficou só na camisa. Mais raridades: um chaveiro e um boné do clube da década de 1990, um chaveiro da Portuguesa de Desportos, seu clube no Brasil e um chaveiro da Liga de Futebol de Salão de Maringá, de 1971, ano em que foi fundada.
Quando me perguntam qual a peça mais importante que temos, sempre digo que todas são importantes porque cada uma conta uma história. Uma história única. Fotografias, camisas, flâmulas, faixas, chaveiros, canecas, troféus, medalhas, impressos e documentos têm histórias que se ligam a outras histórias. O MEM são portas e janelas da memória, um lugar para conhecer, aprender, se emocionar, reencontrar amigos e fazer amigos, o objetivo é ser a ponte entre os mundos de cada um tendo o esporte como o meio.
Maravilhosa a história do amigo Paco assim como são maravilhosas todas as histórias representadas pelas peças expostas no Museu Esportivo de Maringá. (Antonio Roberto de Paula, diretor do MEM)

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Roderley doa ao Museu Esportivo troféu e prato comemorativo recebidos da Confraria Amigos da Bola, de Curitiba

O Museu Esportivo recebeu um grande número de amigos na manhã do dia 23 de março de 2019 para a homenagem que fizemos ao ídolo do futebol de Maringá e do Paraná, Roderley Geraldo de Oliveira. 
Neste dia, Roderley, jogador campeão pelo Grêmio Esportivo Maringá e Coritiba, doou ao MEM um troféu e um prato comemorativo da Confraria Amigos da Bola, de Curitiba. Roderley havia sido homenageado no dia 11 de mar&cc

Casa de Bamba, parceira do Museu Esportivo

Amigo Helington Lopes, da Casa de Bamba, parceiro do Museu Esportivo. Foi na Casa de Bamba que iniciamos a história do MEM. Agora, reforçamos a parceria. Apoiadores do Museu Esportivo terão livre acesso ou desconto na Casa de Bamba. Valeu, amigo, vizinho, parceiro Helington.

#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo #soumem

Medalhas de Lúcio Aurélio no Museu Esportivo de Maringá - 

Medalhas conquistadas pelo atleta Lúcio Aurélio de Freitas, o Tutio, campeão de taekwondo e boxe, doadas ao MEM.

Acesse o nosso site e conheça parte do nosso acervo aqui no nosso site.

Pedalada e Caminhada pelo Fim da Violência Contra a Mulher teve participação do MEM

A Pedalada e Caminhada pelo Fim da Violência Contra a Mulher, realizada dia 9 de março de 2019, em Maringá, teve a participação dos amigos do Museu Esportivo de Maringá. O MEM foi convidado pelo casal amigo Tania Tait, organizadora do evento, e Luis Antonio, que foi zagueiro do Grêmio de Esportes Maringá. Apesar da chuva, o Museu Esportivo esteve muito bem representado com senhoras, senhores, jovens e adolescentes. Foi um sucesso! Gra&cced

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital