Com o apoio cultural da Viapar, a Exposição Maringá Futebol começou a ser instalada no dia 24 de abril no Bristol Metrópole Hotel e no Edifício Metrópole, na avenida XV de Novembro. As camisas, faixas e banners e a tela do artista plástico Tadeu dos Santos foram colocados no hall do hotel. Já os painéis de fotografias, informações sobre o futebol de Maringá e poesias do livro “Futebol – Recorte de uma paixão”, de autoria de Antonio Roberto de Paula, a escultura “O Guerreiro da bola”, do artista plástico Nivaldo Tonon e os jornais antigos ficaram na entrada do Edifício Metrópole.
No dia 2 de maio, foi realizada a abertura oficial da Exposição no Bristol Metrópole Hotel, com a presença de esportistas, ex-jogadores de futebol e membros da Academia de Letras de Maringá. Também foi no Bristol o local da concentração dos amigos do Museu Esportivo para o desfile comemorativo dos 70 anos de Maringá realizado no dia 8. No local, depois do café da manhã, esportistas e alunos da EJA (Escola de Jovens e Adultos) vestiram camisas antigas e faixas de clubes campeões da cidade e foram desfilar na avenida XV de Novembro pelo Museu Esportivo. A ida da exposição para o Bristol foi uma iniciativa da diretora do hotel, Eliana Palma, membro da diretoria da Academia de Letras de Maringá. O Museu Esportivo agradece Eliana, o gerente do Bristol, Willian Galina, e os funcionários pelo apoio, pela atenção, presteza pelo atendimento à nossa equipe e aos visitantes da exposição.
Seja o primeiro a comentar.
Jogadores da seleção brasileira em 1957: De Sordi, Dino Sani, Zózimo, Castilho, Mauro, Cacá; massagista Mário Américo, Canhoteiro, Vavá, Almir, Dida e Zagallo.
#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo
Informações e fotos do blog de Denizia Moresqui (www.deniziamoresqui.blogspot.com).
De acordo com Vera Eloísa de Melo Assis, o primeiro campo de futebol do Distrito de Itambé foi feito num terreno doado por João Cortez Cappel na esquina das Ruas Dr. Lafayette Grenier com a Rua Luiz Lopes. Vera diz que as crianças brincavam muito neste campo. Mais tarde, Cortez decidiu lotear este terreno e doou outro, ao lado do cemitério, para
Mais uma relíquia no Museu Esportivo de Maringá. E que relíquia! Nosso acervo ficou ainda mais representativo: a camisa do Santos Futebol Clube autografada pelo Rei Pelé com dedicatória ao MEM. Na entrega dessa importante peça, no dia 17 de outubro de 2020, que teve o amigo João Alavarse como responsável em contactar com seus amigos de Santos para obter a assinatura do Rei, recebemos a honrosa visita de Negreiros, craque nas quatro
Jornal O Fato Mandacaru entrevista Antonio Roberto de Paula
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957