Últimas Publicações / Romoaldo Barbosa - Roma

Romoaldo Barbosa - Roma 

Falecimento: 13 de abril de 2018, aos 71 anos. 

Assista no Youtube o documentário 'Histórias que a bola pesada contou' sobre os 50 anos do futsal de Maringá, do diretor Antonio Roberto de Paula. 

Texto de 9 de março de 2020 - Museu Esportivo promove torneio na inauguração do Meu Campinho, no Conjunto Guaiapó, que terá o nome de Romoaldo Barbosa, nesta quinta-feira (12), às 19 horas

O Museu Esportivo de Maringá estará presente na inauguração, pela Prefeitura do Município, do Complexo de Esporte e Lazer no Conjunto Guaiapó, o “Meu Campinho Romoaldo Barbosa”, nesta quinta-feira (12), às 19 horas. Assim como ocorreu na inauguração do Meu Campinho Custódio André Neto - Jacaré, em 19 de setembro de 2019, o MEM vai promover um torneio com quatro equipes, formadas por atletas de idade acima de 50 anos. Colaborador do Museu Esportivo, um entusiasta do nosso projeto de resgate e preservação da história esportiva, Roma, como era chamado, faleceu em 2018, aos 71 anos. Em sua maioria, os jogadores que estarão na quadra do Meu Campinho nesta quinta-feira foram amigos do Roma, alguns atuaram com ele no futsal e no futebol amador nas décadas de 1960, 70 e 80.

As equipes foram assim denominadas: Zé Roma, Barbosa, Barnabé e Prosdócimo. Confirmaram presença na homenagem 50 amigos do Museu Esportivo, inclusive o filho do homenageado, Fábio Barbosa, que atuará na equipe Barnabé. Desses, mais de 30 com idade acima de 60 anos atuam no nosso time veterano. “Nós, amigos do Roma, agradecemos ao poder público municipal, Legislativo e Executivo, por esta justa homenagem. Roma foi um craque no futebol e no futsal, canhoto de grande técnica e habilidade e, acima de tudo foi um grande amigo. Escolhemos os nomes das equipes “Barnabé” e “Prosdócimo”, além de “Zé Roma” e “Barbosa” porque ele foi um dos fundadores da Associação dos Funcionários Municipais de Maringá e por ter jogado naquele grande time de futebol de salão da Prosdócimo nos anos 1960 e 70”, afirmou o diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula.

O “Meu Campinho” é um projeto do governo do Estado em parceria com as prefeituras das cidades paranaenses. Em Maringá, a Prefeitura inaugurou 14 unidades com a previsão de chegar a 19 até o final do ano.

Projeto de lei de Mário Hossokawa

O presidente da Câmara de Maringá, vereador Mário Hossokawa, é autor do projeto de lei que homenageia Romoaldo Barbosa denominando o Complexo de Esporte e Lazer no Conjunto Residencial Guaiapó. O Meu Campinho daquele bairro ficará localizado em espaço entre as Ruas Libertador San Martin, Pioneiro Antônio Alves Munhoz e Jorge Luiz Formighieri Totti.

Conhecido como Roma pelos amigos, Romoaldo Barbosa nasceu no dia 8 de janeiro de 1947, no então distrito de Maringá, e registrado no município de Mandaguari. Casado com Ilsa Maria Barbosa em 16 de fevereiro de 1974, foi pai de quatro filhos e avô de cinco netas.

Aluno da Escola Normal Ginasial Estadual “Vital Brasil”, já nos anos 1960 Roma começou a se destacar nas competições esportivas, vindo a representar como atleta de futsal o estabelecimento de ensino em jogos abertos e campeonatos internos.

Morador de Maringá a vida toda, foi membro do Conselho Deliberativo do Grupo “O Canibal” (Política Estudantil) e iniciou seus trabalhos na Prefeitura de Maringá logo no início de sua trajetória profissional.

Entre os anos de 1965 e 1967, destacou-se também no futebol de campo, disputando todas as competições oficiais e internas da Associação Barnabé Clube pela Prefeitura de Maringá.

Roma foi um dos fundadores da Associação dos Funcionários Municipais de Maringá (AFMM) em 1967, o qual foi presidente durante a gestão de 1978 a 1981, contribuindo com a conquista das instalações da sede social da AFMM.

Fez questão de ajudar também a Prefeitura a fundar a sua primeira equipe de futsal, realizando durante décadas um trabalho em prol dos esportes e também das obras públicas de maneira geral em nosso município, nunca tendo deixado de lado a paixão pelo futebol. Jogador da seleção de Maringá e dos mais importantes clubes da cidade, Roma teve uma vida cercada por competições esportivas e centenas de conquistas, medalhas e troféus. Romoaldo Barbosa sofreu aneurisma cerebral, vindo a falecer no dia 12 de abril de 2018, aos 71 anos de idade. (Assessorias MEM e CMM)

Texto do dia 3 de maio de 2016 do Museu Esportivo de Maringá: Romualdo, o Roma, craque do futsal e do futebol de campo. Canhoto habilidoso, presença constante e obrigatória em todas as seleções de Maringá nos anos 60, 70, 80 e se bobear até 90, 00... Fotos de 2011, no Ginásio de Esportes da Acema, quando foi entrevistado para o documentário sobre o futsal de Maringá 'Histórias que a bola pesada contou'.

Texto de 27 de janeiro de 2018 do Museu Esportivo de Maringá: Nosso amigo do Museu Esportivo, Romualdo, o Zé Roma, nome histórico do futebol amador de Maringá, traz recortes de jornais de 1974 e 1975 referentes à equipe da Soesma, que marcou época no futsal da cidade. As relíquias doadas ao nosso Museu estavam guardadas com o Preguinho, irmão do Roma, que mora em Foz do Iguaçu. Obrigado, Roma, nosso Museu Esportivo cada vez mais representativo.

Texto do dia 8 de abril de 2020 - Museu Esportivo de Maringá neste sábado (7). Fizemos o sorteio das quatro equipes que participarão do torneio de inauguração do Meu Campinho, no Conjunto Guaiapó, que terá o nome do saudoso amigo Romoaldo Barbosa, na quinta-feira, dia 12. As equipes Zé Roma, Barbosa, Barnabé e Prosdócimo. Para quem não sabe, Romoaldo foi um dos fundadores da Associação dos Funcionários Municipais de Maringá e fez parte daquele timaço do Prosdócimo nos anos 1960 e 70.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Fausto Herradon, secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais da Prefeitura de Maringá no Museu Esportivo

Fausto Herradon, secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais da Prefeitura de Maringá, esteve no dia 26 de janeiro de 2021 no Museu Esportivo de Maringá acompanhado dos assessores Daniel Matos e José Alfredo Ribeiro, nossos amigos do MEM. Conversamos sobre a possibilidade de Herradon e sua equipe gestionar junto aos prefeitos e secretários de esportes dos municípios da Amusep a doação de camisas de clubes dessas cidades p

Museu Esportivo de Maringá inaugura exposição "Kaltoé no Esporte" nesta terça-feira (14)

O cartunista maringaense Luiz Carlos Altoé, o Kaltoé, terá dez de seus trabalhos expostos no Museu Esportivo de Maringá, a maior parte deles relacionados ao esporte. O lançamento da exposição, permanente, será nesta terça-feira (14), às 17h30. São obras das décadas de 1970; de 1980, estas publicadas nos extintos jornais “Gazeta Maringaense” e “Correio da Cidade” e na revista “Pois

Esporte Clube Ivatuba

1980 - Esporte Clube Ivatuba, da cidade paranaense de Ivatuba, campeão amador da Liga de Futebol Regional de Maringá. Foto enviada pelo amigo do Museu Esportivo de Maringá, Divino Dandolini. #museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo

Itamar Tagliari e Custódio Jacaré, craques históricos do futsal paranaense

Campo Mourão contra Maringá. Itamar Agostinho Tagliari e o saudoso Custódio André Neto, o Jacaré, no final dos anos 80, ginásio de esportes do Maringá Clube. Itamar jogava de óculos, chamava a atenção de todos. Na época, uma novidade no Brasil.

#museuesportivodemaringa #amigosdomuseuesportivo

“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”

(Antonio Roberto de Paula)

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital