Texto de Flávio Frim, do www.bloglondrinense.blogspot.com.
Lembro-me de começar a gostar do Londrina Esporte Clube na brilhante Campanha de 1977-1978. Na época, com 10 anos, via a torcida que festejava pelas ruas da Vila Recreio, tremulando suas bandeiras e fazendo buzinaço. Aquilo me chamou a atenção. Já nas peladas com a gurizada, quando estava no gol era o 'Paulo Rogério', quando estava na linha era o 'Carlos Alberto Garcia'. Pouco tempo depois, no início de 79, comecei a ouvir os jogos pelo rádio e anotava os resultados do Londrina num papel de pão. Também gostava de desenhar o time. Ouvia o Jota Mateus pela Rádio Alvorada e também o pessoal da Rádio Paiquerê falando sobre o Londrina. Eu anotava tudo que achava interessante, embora deixasse de mencionar quem marcava o gol contra o time (pôxa,era muito chato ter que marcar isso, eh eh). Acabei perdendo a maioria daqueles primeiros registros, mas ainda consegui guardar alguns. Eram cadernos, primeiramente escritos a mão, depois com informações datilografadas. Ainda em 1979 fui levado pela primeira vez ao Estádio. Não me lembro muita coisa daquela época, mas algo chamava a atenção: o zagueirão Machado, com sua cabeleira ruiva e que 'quebrava' todo mundo que passava na sua frente! Depois veio 1980 com a conquista da Taça de Prata e 1981 com o esperado título de Campeão Paranaense. Até hoje, os meus dois anos preferidos na história do LEC (Impossível rever imagens da época e não se emocionar!). Não perdia um jogo no Estádio do Café e estava sempre nos treinos coletivos no VGD.
Recordo que numa daquelas tardes no Café, invadi as cativas e fui olhando pras cabines das Rádios pra tentar achar quem era o Jota Mateus (e que já estava na Paiquerê). Quando o vi, pensei: 'Poxa, então esse é cara que fala do Tubarão, legal!'. Tempos depois trabalhei como operador de som na Rádio Paiquerê e alguém da Equipe Total (não me lembro bem ao certo se foi o Mateus ou o Jairo Gomes) viu que eu anotava os jogos do Lec e me deu um livro comemorativo dos 1000 primeiros jogos do Londrina, uma publicação de 1976. Isso foi um baita d´um presente pra quem queria saber mais do Londrina! Acabei fazendo um arquivo de informações e fotos do Londrina até o começo de 1991. Desse tempo na Paiquerê veio meu apelido de Frim, dado pelo saudoso Antonio Miguel - Formigão. Em 96 o Jota Mateus lançou o Livro 'Londrina Esporte Clube - 40 anos' que até hoje leio e releio, relembrando tantos tempos bons (e ruins também, é claro) do nosso 'Tuba' que me ajudou a completar muitas informações que eu não tinha. Apenas recentemente consegui adquirir o livro 'Londrina Esporte Clube - Contado em fatos e fotos' lançado pelo Professor Jefferson de Lima Sobrinho em 2005 que também é muito rico em informações sobre o nosso Tubarão. Curiosamente o autor relata todos os jogos do LEC até o início de 2005 e dá destaque justamente a quem marcou os gols do Londrina, da mesma forma que eu anotava nos meus antigos cadernos. Com esse material em mãos, resolvi então, criar em setembro de 2011 o Blog Londrinense, dedicado ao Londrina, e destacar fatos históricos do Tubarão, curiosidades e informações. A intenção é listar todos os jogos do Tuba e toda semana postaremos algo novo aqui. E você, que é torcedor do nosso querido Londrina, sinta-se à vontade para enviar suas sugestões ou caso tenha material (antigo ou novo) e queira colaborar, será muito importante sua participação! Entre em contato pelo e-mail: bloglondrinense@gmail.com
Um Forte abraço!
Flávio Frim
Seja o primeiro a comentar.
Pancho doa ao MEM sua camisa da seleção de handebol da Olimpíada de Barcelona e medalhas do Pan Americano de Indianápolis e Havana
Na visita que fez ao MEM, acompanhado da esposa Luciana Ferreira e da filha Julia, o professor de José Luiz Lopes Vieira, o Pancho, primeiro maringaense a disputar uma Olimpíada - esteve na seleção brasileira de handebol em Barcelona, em 1992 -, doou ao Museu Esportivo de Maringá a camisa e o
O diretor do Museu Esportivo de Maringá, Antonio Roberto de Paula, e os parceiros e colaboradores Aldi César Mertz, Etevalto Barbosa (Babá), Carlos Bergantini e Marquinhos Pipoca estiveram nesta quarta-feira (23.12.20) na empresa Pedal Ciclo para proceder a entrega dos prêmios a Ademar Favarão, ganhador da rifa das bikes do MEM, sorteio realizado no dia 19 último pela Loteria Federal. A centena sorteada foi a 404, a do terceiro prêmio da LF.
O Museu Esportivo de Maringá fica na avenida Pioneiro Domingos Salgueiro, nº 1415, esquina com avenida Carlos Borges, Jardim Guaporé.
O Divino, que joga no sábado (8), no time máster do Palmeiras, no estádio Willie Davids, contra o Esporte Clube Operário no amistoso comemorativo dos 40 anos do clube maringaense, estará conhecendo o MEM e recebendo os fãs para autógrafos e fotos nesta sexta-feira (7).
Palme
Resultado do sorteio do 5° Bolão do MEM - brindes Viapar
Brasil 1 X 2 Bélgica - 06/07/2018
Vencedores: Adriano Codognos e Jucival Sá
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957