Últimas Publicações / Os preparativos da seleção brasileira campeão do mundo de 1958 nas cidades mineiras de Poços de Caldas e Araxá

O técnico Vicente Feola convocou 33 jogadores para a Seleção Brasileira que se prepararia para a Copa do Mundo de 1958, inicialmente nas cidades mineiras de Poços de Caldas e Araxá, onde foram realizados os treinamentos em que a comisão técnica começou a observar o grupo em que, ao final, 11 jogadores seriam cortados.

   Nos coletivos, uma curiosidade: a equipe treinava com uniforme de jogo, entre eles o de camisa azul, que já existia desde a década de 1930, ao contrário que se imagina ter sido usado pela primeira vez na decisão da Copa do Mundo de 1958.

   Nessa fase de preparação, no dia 4 de maio, o Brasil fez o primeiro amistoso, goleando o Paraguai por 5 a 1, no Maracanã. No dia 6 de maio, a comissão técnica dispensou o atacante Almir (Vasco), o zagueiro e também meio-campo Formiga (Palmeiras), o lateral-direito Cacá (Botafogo), o meio-campo Pampolini (Botafogo) e o goleiro Carlos Alberto Cavalheiro (Vasco).

   Ficaram 28 jogadores, que continuaram se preparando para os amistosos seguintes, no dia 7 de maio, novamente contra o Paraguai, e nos dias 14 e 18 de maio, contra a Bulgária, que serviram para o técnico Vicente Feola dispensar o lateral-esquerdo Altair (Fluminense), o goleiro Ernani (Bangu), o centroavante Gino (São Paulo), o zagueiro Jadir (Flamengo), o ponta-esquerda Canhoteiro (São Paulo), e o meio-campo Roberto Belangero (Corinthians), com o que ficou definido o grupo de 22 jogadores que viajaria para a Suécia. (CBF)

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

JC Cecílio, Edna Martins e Antero Rocha no MEM

JC Cecílio, grande colaborador do MEM, trouxe mais relíquias para o nosso acervo: uma mini-flâmula do New York Cosmos, exemplar de novembro da Revista E (edição de novembro), gibis do Neymar e do Ronaldinbho Gaúcho, livro-novela "Uma história de futebol", de José Roberto Torero, edição especial de junho de 1970 da revista Fatos & Fotos (Brasil tricampeão) e reproduções do O Jornal, de 1975,

JC Cecílio doa ingresso da Copa 2018, livros, revistas e outros itens ao MEM

O pesquisador José Carlos Cecílio, maringaense atualmente residindo em São Paulo, esteve no Museu Esportivo de Maringá fazendo a doação de um importante material impresso que vai ampliar nossa biblioteca, tornando-a ainda mais representativa. Além de livros e revistas, Cecílio doou um ingresso do jogo Sérvia e Brasil, realizado no dia 27 de junho deste ano, na Rússia, pela Copa do Mundo; uma medalha comemorativa da Cop

Mário Valdovino e familiares visitam o Museu Esportivo

O Museu Esportivo de Maringá recebeu a visita, no dia 3 de janeiro, do senhor Mario Valdovino, 90 anos, da sua esposa Amélia, dos filhos Mair e Jair, dos netos Roberto e Mair Junior e dos bisnetos Gabriel e Rafaela (filhos do Gustavo, irmão da Roberta, e da Denise). A visita foi agendada pela neta Roberta, que registrou, assim como Mair Junior, com fotos e filmagens o passeio dos Valdovino ao Museu. 
O senhor Mário é uma figura das mais quer

Museu na Câmara

Da assessoria da imprensa da CMM ***

Um pouco da história dos 70 anos do futebol de Maringá ficará aberto ao público no hall da Câmara Municipal durante todo este mês de fevereiro. O acervo, que inclui camisas dos times profissionais e amadores, fotografias, jornais antigos, flâmulas, poesias e textos informativos, faz parte da Exposição Itinerante Futebol Memória, organizada pelo jornalista Antônio Roberto de

“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”

(Antonio Roberto de Paula)

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital