José Maria Bernadelli foi uma figura íntegra e participativa. Na juventude, presidente da Umes, depois nome na história do salonismo maringaense, sendo dirigente esportivo, presidente da Liga de Futebol Regional de Maringá e árbitro sério e talentoso. Na política foi vereador e presidente da Câmara, cumprindo com honradez suas atribuições e fez assessorias com dignidade, respeito e competência. No serviço público exerceu diversas funções. Em 2019 ele esteve com sua família no Museu Esportivo de Maringá quando doou uma antiga caneca de chopp da Liga de Maringá e abraçou dezenas de amigos.
Bernadelli representa a Maringá dos anos 60 e 70, a cidade em construção, o futebol de salão romântico e aguerrido. Em 2011 fiz uma entrevista com ele para o documentário 'Histórias que a bola pesada contou', sobre os 50 anos do futsal de Maringá (disponível no Youtube). Um homem com muitas histórias para contar sendo delas protagonista. Descanse em paz, pioneiro Bernadelli. Deus conforte os familiares e os muitos amigos.
Texto sobre a visita de Bernadelli no MEM:
Bernadelli doa caneca da primeira festa do chope da Liga de Futebol Regional de Maringá
José Maria Bernadelli, um dos primeiros árbitros do futsal e do futebol amador, dirigente esportivo e vereador, esteve no Museu Esportivo, dia 30 de março de 2019, em companhia de familiares.
Na oportunidade, ele doou ao MEM uma caneca em formato de bola, guardada há quase 50 anos: da 1ª Festa Esportiva do Chopp realizada pela LFRM – Liga de Futebol Regional de Maringá em 29 de agosto de 1970, que teve o patrocínio da Skol International Chopp. A LFRM foi fundada em 10 de abril de 1959.
A visita rendeu boas histórias. Bernadelli reviu vários amigos atletas dos tempos em que apitava jogos de futsal em Maringá nas décadas de 1960 e 1970. Obrigado, pioneiro do esporte José Maria Bernadelli, a memória esportiva de Maringá cada dia mais representativa graças ao apoio de pessoas como você.
Seja o primeiro a comentar.
Chico Neto, primeiro sentado à direita, 1894-1959, jogador do Fluminense e seleção brasileira.
Francisco Bueno Netto ou simplesmente Chico Netto (Mogi Mirim, 9 de abril de
Em 1970, o México se transformou no palco onde o Brasil orquestrou um espetáculo de futebol inigualável, marcando sua terceira conquista mundial com pinceladas de genialidade, ousadia e uma elegância sem precedentes. Guiados por Mário Jorge Lobo Zagalo, os artistas em verde e amarelo compuseram uma sinfonia que reverbera através dos tempos. A baliza era guardada por Félix, cuja valentia e sagacidade eram o esteio nos momentos de press& Coritiba Foot Ball Club, campeão paranaense de 1971 - é o Paraná no Nacional. Doação ao Museu Esportivo: 30 de outubro de 2021. No nosso site, você pode conhecer o nosso acervo. Vá ao "Acervo do MEM" que as peças estão separadas por categoria. www.museuesportivo.com.br. Nosso amigo Anderson Masson, artista gráfico, criou uma peça especialmente para o Museu Esportivo de Maringá do "Setembro Amarelo" - campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Ajude-nos a divulgar. Compartilhe com seus amigos.
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957