Últimas Publicações / Vicente Pimentel Dias, nome histórico do atletismo maringaense, parceiro do Museu Esportivo de Maringá, vencedor das primeiras provas Tiradentes

Vicente Pimentel Dias, doador ao Museu Esportivo de Maringá de troféu e medalha de duas de suas importantes conquistas, Iniciou no atletismo no ano de 1969 no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal em Maringá. Neste mesmo ano foi campeão das Olimpíadas Escolares nas provas de 800 e 1.500 metros rasos. Em 1970 teve a sua primeira participação nos Jogos Abertos do Paraná na cidade de Ponta Grossa. Foi campeãoo dos Jogos Abertos do Paraná, nas cidades de Londrina ano de 1971, Maringá, ano de 1973, Rolandia em 1974, Paranavaí em 1975 e Campo Mourãoo em 1976, onde encerrou sua participação, tendo obtido 16 primeiros lugares nas provas de 800, 1.500, 5.000 e 10.000 metros rasos.

No ano de 1972, participou dos Jogos Abertos na Ccdade de Arapongas, estando com uma pequena lesão, que se agravou durante a participação na prova de 1.500 metros, mesmo ainda se classificando em 2º lugar.

Foi vencedor por três vezes consecutivas da extinta Prova Pedestre SUSSUMO ITAMI nos ano de 1971, 1972 e 1973. Na época, nãoo tinha adversários

à altura no Estado do Paraná, resolvendo portanto não participar mais desta prova que era realizada no dia 31 de dezembro em Maringá, com o intuito de oportunizar o aparecimento de novos atletas.

Foi vencedor da prova Pedestre XXVIII de janeiro na cidade de Apucarana, ano de 1974, prova esta, na época, considerada a mais importante do Estado devido à participação dos melhores corredores do Pais.

Vencedor das duas primeiras edições da Prova Tiradentes, anos de 1975 e 1976.

Foi terceiro colocado no campeonato Brasileiro de Atletismo em 1975 na cidade do Rio de Janeiro em sua melhor prova que era de pista, 1.500 metros rasos , sendo recordista da mesma no estado do Paraná desde 1972, permanecendo o record até 1987, 11 anos após ter encerrado sua participação como atleta.

Foi Campeãoo Brasileiro Universitário em 1975 na cidade de Maceió, capitall de Alagoas, participando deste ano das UNIVESÍADES na cidade de Roma, Itália, no Campeonato Universitário Mundial, em que 45 países estiveram representados pelos seus melhores atletas, tendo estabelecido record brasileiro universitário na prova de 1.500 metros rasos que permaneceu ate 1987.

Sua  última participação oficial foi no Campeonato Brasileiro em Porto Alegre, na prova de 10.000 metros rasos, estabelecendo na época o record paranaense para a distância.

Em 2 de janeiro de 1976, participou da Competição Internacional de Atletismo em São Paulo na prova de 1.500 metros rasos tendo estabelecido a marca de 3 min. 49 seg. 5 déc., classificando-se em 3º lugar, sendo que esta marca permaneceu como record paranaense até 1987, 11 anos depois ter deixado as pistas.

Concluído o curso superior de Educação Física em 1975 pela Universidade Estadual de Maringá e ampliado sua atuação como profissional na áreea, com pouca disponibilidade de tempo para dedicar os seus treinamentos, achou por bem terminar suas participações, vencendo sua ultima prova pedestre em 31 de dezembro de 1976 na cidade de Cascavel.

Atuou como técnico da modalidade, revelando diversos atletas. Hoje, professor aposentado, atua como colaborador da Associação de Atletismo de Maringá.

  Data: 02/09/2011 Fonte:AAM    - (Texto da Associação de Atletismo de Maringá)

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Uma análise da situação do futebol no Brasil - Artigo do ex-jogador profissional Luis Antonio Rocha, colaborador do Museu Esportivo de Maringá

-Texto publicado no site www.taniatait.com.br, dia 17 de setembro de 2020. 

- O Brasil é marcado pela paixão ao futebol. Todo torcedor brasileiro ou brasileira se sente um técnico, dá opinião, critica, sofre, enfim se sente ligado ao futebol.

No entanto, o futebol que tanto encanta, traz uma série de problemas. Quatro desses problemas chamam muito a atenção: a falta do futebol arte; o descaso do jogador pela

Flâmula do Santos com autógrafo do Rei Pelé e de Juary doada ao Museu Esportivo de Maringá

Serginho Sakae, fanático torcedor do Santos, doou mais uma flâmula do seu time de coração. Desta vez, trata-se de uma relíquia, guardada há 40 anos, com o autógrafo de Pelé e de Juary, atacante campeão paulista de 1978 pelo Peixe. Na flâmula foi marcada a data das dedicatórias e dos autógrafos ao Serginho: 31 de maio de 1978. "Aqui, no Museu Esportivo, mais santistas poderão ver esta lembrança

Equipes amadoras (14)

Equipes amadoras (14)

Colabore conosco. Ajude-nos com informações sobre as fotos: nome do time, escalação e ano.

Pela memória de Cuca, um apaixonado pelo futebol

José Marcílio Mazocoli Júnior é chamado de Júnior, de Juninho e, para os que o conheceram nas categorias de base do Grêmio de Esportes Maringá no final da década de 1980 e no início dos anos 1990, ele é o Cuquinha. 
Cuquinha não prosseguiu no futebol. Foi só um sonho de criança e adolescente. 
Ele montou uma empresa "martelinho de ouro em Maringá e segue a vida gostand

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital