Últimas Publicações / Vicente Pimentel Dias, nome histórico do atletismo maringaense, parceiro do Museu Esportivo de Maringá, vencedor das primeiras provas Tiradentes

Vicente Pimentel Dias, doador ao Museu Esportivo de Maringá de troféu e medalha de duas de suas importantes conquistas, Iniciou no atletismo no ano de 1969 no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal em Maringá. Neste mesmo ano foi campeão das Olimpíadas Escolares nas provas de 800 e 1.500 metros rasos. Em 1970 teve a sua primeira participação nos Jogos Abertos do Paraná na cidade de Ponta Grossa. Foi campeãoo dos Jogos Abertos do Paraná, nas cidades de Londrina ano de 1971, Maringá, ano de 1973, Rolandia em 1974, Paranavaí em 1975 e Campo Mourãoo em 1976, onde encerrou sua participação, tendo obtido 16 primeiros lugares nas provas de 800, 1.500, 5.000 e 10.000 metros rasos.

No ano de 1972, participou dos Jogos Abertos na Ccdade de Arapongas, estando com uma pequena lesão, que se agravou durante a participação na prova de 1.500 metros, mesmo ainda se classificando em 2º lugar.

Foi vencedor por três vezes consecutivas da extinta Prova Pedestre SUSSUMO ITAMI nos ano de 1971, 1972 e 1973. Na época, nãoo tinha adversários

à altura no Estado do Paraná, resolvendo portanto não participar mais desta prova que era realizada no dia 31 de dezembro em Maringá, com o intuito de oportunizar o aparecimento de novos atletas.

Foi vencedor da prova Pedestre XXVIII de janeiro na cidade de Apucarana, ano de 1974, prova esta, na época, considerada a mais importante do Estado devido à participação dos melhores corredores do Pais.

Vencedor das duas primeiras edições da Prova Tiradentes, anos de 1975 e 1976.

Foi terceiro colocado no campeonato Brasileiro de Atletismo em 1975 na cidade do Rio de Janeiro em sua melhor prova que era de pista, 1.500 metros rasos , sendo recordista da mesma no estado do Paraná desde 1972, permanecendo o record até 1987, 11 anos após ter encerrado sua participação como atleta.

Foi Campeãoo Brasileiro Universitário em 1975 na cidade de Maceió, capitall de Alagoas, participando deste ano das UNIVESÍADES na cidade de Roma, Itália, no Campeonato Universitário Mundial, em que 45 países estiveram representados pelos seus melhores atletas, tendo estabelecido record brasileiro universitário na prova de 1.500 metros rasos que permaneceu ate 1987.

Sua  última participação oficial foi no Campeonato Brasileiro em Porto Alegre, na prova de 10.000 metros rasos, estabelecendo na época o record paranaense para a distância.

Em 2 de janeiro de 1976, participou da Competição Internacional de Atletismo em São Paulo na prova de 1.500 metros rasos tendo estabelecido a marca de 3 min. 49 seg. 5 déc., classificando-se em 3º lugar, sendo que esta marca permaneceu como record paranaense até 1987, 11 anos depois ter deixado as pistas.

Concluído o curso superior de Educação Física em 1975 pela Universidade Estadual de Maringá e ampliado sua atuação como profissional na áreea, com pouca disponibilidade de tempo para dedicar os seus treinamentos, achou por bem terminar suas participações, vencendo sua ultima prova pedestre em 31 de dezembro de 1976 na cidade de Cascavel.

Atuou como técnico da modalidade, revelando diversos atletas. Hoje, professor aposentado, atua como colaborador da Associação de Atletismo de Maringá.

  Data: 02/09/2011 Fonte:AAM    - (Texto da Associação de Atletismo de Maringá)

Galeria de Fotos

Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário


Outras Publicações

Zezé doa pôsteres e revistas da década de 1990 ao MEM

José Alberto Pigini, o Zezé, bancário aposentado, um dos grandes jogadores de futsal de Maringá, sendo destaque da equipe do Banestado e do selecionado da cidade na década de 1970, doou ao MEM um pôster do selecionado maringaense de futsal que disputou a final dos Jogos Abertos do Paraná realizados em Maringá e perdeu nos pênaltis para Curitiba. Zezé fazia parte daquele time. Ele também doou revistas antigas - Placar,

Grandes nomes do esporte no Museu Esportivo nesta segunda-feira

Atletas de alta performance vão conhecer, na segunda-feira (4), o Museu Esportivo em Maringá, local onde concederão entrevista coletiva à imprensa, às 15 horas. No mesmo dia, eles participam do Prêmio ACIM Esportes, a partir das 19 horas, no Teatro Calil Haddad.

Na coletiva estará presente o campeão olímpico de vôlei de praia,

Pedrinho Araújo

Pedrinho Araújo, presidente da Liga de Futsal de Maringá, faleceu em 14 de maio de 2017, aos 72 anos.

Um dos grandes incentivadores para a criação do Museu Esportivo de Maringá. 

Informações do site www.futsalparana.com.br:

O Paraná é um celeiro de grandes nomes do esporte nacional, seja em quadra, em campo ou nos bastidores. Um destes nomes nasceu não exatamente aqui, mas fez do Estado, e

Pastor Zé Carlos, de Florianópolis, doa camisas para o Museu Esportivo

José Carlos da Costa, pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Florianópolis-SC, amigo do diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula desde os tempos de Tiro de Guerra 05-301, da valorosa turma de 1976, e também da equipe esportiva da Rádio Atalaia de Maringá do saudoso Zé Alves, equipe formada por Ananias Rodrigues, saudoso Luiz Fabretti, Edvaldo Ferreira, Júlio Meneghetti, Adilson Martins, Eli Silva, Paulinho Boa Pessoa, Toninho Borges e D

 Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil

 (44) 99156-1957

Museu Esportivo © 2016 Todos os diretos reservados

Logo Ingá Digital