Luiz de Canini era o dono da camisa 11 da Lusinha Mandaguariense; filho André fez a doação da raridade.
O Museu Esportivo de Maringá recebeu a doação de uma camisa da Portuguesa de Mandaguari, equipe que disputava os campeonatos amadores naquela cidade e amistosos na região durante a primeira metade dos anos 1960.
Embora usasse o mesmo nome e as mesmas cores do clube paulista, o time pé-vermelho não estampava nenhum escudo em seu uniforme.
A camisa 11, que foi doada ao Museu, pertencia ao auxiliar de farmácia aposentado Luiz De Canini, hoje com 76 anos.
Corinthiano roxo, ele veio do interior de São Paulo para Mandaguari com os pais e os irmãos em 1960 e pouco tempo depois começou a jogar nesse time. Quando a equipe foi desfeita, De Canini ainda jogou por mais alguns anos até pendurar as chuteiras em meados dos anos 1980.
A raridade, sendo uma das camisas mais antigas do acervo do Museu Esportivo de Maringá, foi entregue ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, pelo filho de Luiz, o jornalista André De Canini, no dia 16 de fevereiro de 2019.
'Agradecemos ao amigo André por esta verdadeira relíquia, uma peça histórica de um clube mandaguariense que já não existe mais. A exposição desta camisa também representa uma homenagem aos jogadores daquela época, em especial o dono da camisa 11, o seu Luiz, pai do André', afirmou De Paula.
As fotos de Luiz De Canini e do time da Portuguesa de Mandaguari são do arquivo pessoal da família Canini.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
O Estádio Coaracy da Mata Fonseca, também chamado de Fumeirão ou Municipal Arapiraca é um estádio de futebol da cidade de Arapiraca, no Estado de Alagoas, que atende o ASA. Sua capacidade é de 15.000 pessoas. Wikipédia
Capacidade: 12.500
Inauguração: 5 de agosto de 1953
Time: Agremi
Tenho vinte e cinco anos de sonho e de sangue e de América do Sul. Por força deste destino, um tango argentino me vai bem melhor que um blues. (Belchior, A Palo Seco)
O jornalista Firmino Dias Lopes, que foi presidente da Federação Paranaense de Futsal, com Mauricio Gonçalves, histórico goleiro do Grêmio Esportivo Maringá, em evento da Liga de Futsal de Maringá, em 2011. (Crédito da foto: Liga de Futsal de Maringá)
Uma história rápida (?) e emocionante (pelo menos para mim). Uns dias atrás, o eterno artilheiro do Grêmio de Esportes Maringá, Itamar Bellasalma, meu amigo, autor do gol do título do clube maringaense em 1977, me ligou:
- "Sabe o professor Celso?
- Sei, sim
- Ele vem pra Maringá e quer se encontrar comigo e com você. A camisa do Grêmio que eu dei pra ele, ele quer dar pro Museu Esportivo."
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957