Luiz de Canini era o dono da camisa 11 da Lusinha Mandaguariense; filho André fez a doação da raridade.
O Museu Esportivo de Maringá recebeu a doação de uma camisa da Portuguesa de Mandaguari, equipe que disputava os campeonatos amadores naquela cidade e amistosos na região durante a primeira metade dos anos 1960.
Embora usasse o mesmo nome e as mesmas cores do clube paulista, o time pé-vermelho não estampava nenhum escudo em seu uniforme.
A camisa 11, que foi doada ao Museu, pertencia ao auxiliar de farmácia aposentado Luiz De Canini, hoje com 76 anos.
Corinthiano roxo, ele veio do interior de São Paulo para Mandaguari com os pais e os irmãos em 1960 e pouco tempo depois começou a jogar nesse time. Quando a equipe foi desfeita, De Canini ainda jogou por mais alguns anos até pendurar as chuteiras em meados dos anos 1980.
A raridade, sendo uma das camisas mais antigas do acervo do Museu Esportivo de Maringá, foi entregue ao diretor do MEM, Antonio Roberto de Paula, pelo filho de Luiz, o jornalista André De Canini, no dia 16 de fevereiro de 2019.
'Agradecemos ao amigo André por esta verdadeira relíquia, uma peça histórica de um clube mandaguariense que já não existe mais. A exposição desta camisa também representa uma homenagem aos jogadores daquela época, em especial o dono da camisa 11, o seu Luiz, pai do André', afirmou De Paula.
As fotos de Luiz De Canini e do time da Portuguesa de Mandaguari são do arquivo pessoal da família Canini.
#museuesportivodemaringa
#amigosdomuseuesportivo
Seja o primeiro a comentar.
Alcides Siqueira Gomes faleceu no dia 26 de outubro de 2018, aos 71 anos, pioneiro maringaense, advogado e líder empresarial, tendo sido presidente da Acim (Associação Empresarial e Comercial de Maringá). No dia 4 de outubro de 2018, Alcides esteve no Museu Esportivo de Maringá prestigiando o lançamento do livro do ex-jogador Ciska.
Assista no Youtube o documentário "Histórias que a bola pesada contou" sobre os 5
Nosso amigo Wall Barrionuevo e sua filha Loraynne Barrionuevo estiveram na quarta-feira (3) no Museu Esportivo de Maringá entregando a Simone Labegalini e Antonio Roberto de Paula exemplares da Revista trimestral paranaense Frizz Magazine, que completa 13 anos e que nesta edição está com 260 páginas. Wall fez a cobertura para a Frizz da visita dos atletas Emanuel, Vanderlei Cordeiro de Lima e Alex Alessandro Santos ao MEM no dia 4 de dezembro de 2017. Agrade
Reportagem do Tribuna da Massa 1ª Edição sobre o Museu Esportivo de Maringá. Repórter Brenda Caramaschi, cinegrafista Nilson Cirino. O dia em que Emanuel do vôlei, Vanderlei Cordeiro de Lima, Alex da seleção do Japão e demais craques estiveram no Museu Esportivo.
Clique aqui
(Texto do diretor do Museu Esportivo, Antonio Roberto de Paula) Estava tudo certo para o Falcão ir ao Museu Esportivo na sexta-feira (26), mas não deu certo. Compromissos com o patrocinador o impediram. Ficou para o dia seguinte. Assim como na sexta, cerca de cem pessoas foram à sede do MEM para ver, cumprimentar, pedir autógrafo, fazer fotos, selfies e gravar vídeos com o maior jogador da história do futsal. E Falcão veio,
“Quilômetros de papel e rios de tinta imprimem o futebol ao longo dos anos, atravessando gerações. Na era digital, as Imagens avançam pelos céus, rompem todas as fronteiras. As vozes do amor ao futebol ecoam pelo grande campo que é o mundo. Agora, em algum lugar, alguém chuta uma bola. A paixão mais documentada da história não para. O jogo nunca termina.”
(Antonio Roberto de Paula)
Rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415- sobreloja - Maringá - Paraná - Brasil
(44) 99156-1957